9 razões para acabar com o perfeccionismo

18.03.2016
O perfeccionismo deve ser abolido? Seria exagero de minha parte dizer que precisamos extinguir de vez o perfeccionismo de nossas vidas. Isso porque, assim como toda característica, se usada em exagero se torna um defeito. Trabalhar com perfeição e focado na qualidade é importante para que seu cliente se sinta valorizado, porém não podemos nos deixar estagnar por uma situação dessas. Como falei logo no começo desse conteúdo, em muitas entrevistas de emprego, os entrevistadores escutam que o perfeccionismo é uma qualidade, porém na modalidade atual, isso já não é visto assim, uma vez que, uma pessoa que trabalha com um alto nível de perfeccionismo, tem o costume de ter um rendimento baixo, já que aplica muita energia em uma coisa só, deixando as demais áreas com atraso no processo. Trabalhar com gestão empresarial não é uma tarefa fácil e buscar excelência não significa a mesma coisa de buscar a perfeição. A busca pela perfeição faz com que você paralise e não ponha nada em pratica e que você execute muito pouco.

Nada é 100% perfeito

Não adianta, por mais que você dedique horas do seu dia na produção e no planejamento de algo, você sempre vai achar que tem algo que possa ser melhorado. Isso é normal de todo o ser humano, pois todos nós queremos ter conhecimento no que fazemos, sendo assim, precisamos entregar a máxima qualidade. A frase “Bem feito é melhor do que perfeito” está estampada na parede da sede do Facebook e não foi escolhida a toa. Ela transmite realmente algo diferente e novo, mostrando que é melhor fazer algo bem feito do que perder o time do lançamento pela perfeição. Entenda, tudo pode ser melhorado por alguém ou por nós mesmos. Se você realizar um trabalho hoje e amanhã sentar para analisar novamente, com toda a certeza, você vai querer ajustar arestas. Então, esqueça a perfeição e parta para a ação de uma vez por todas. Ainda não está totalmente convencido de que o perfeccionismo só irá atrapalhar o seu desenvolvimento como empreendedor. Por mais que você não acredite é a mais puta verdade... Vou te provar com 9 razões muito bacanas para que você deixe o perfeccionismo um pouco de lado em seus projetos. Vamos? [epico_capture_sc id="1015"]

1- Tira o foco do que realmente é importante

Sabemos que nem tudo que precisamos fazer em nossa vida pessoal e profissional são prioridades, não é mesmo? Tem coisas que podem ser deixadas de lados, outras que podem ser resolvidas em um espaço maior de tempo e outras ainda, que são realmente urgentes e precisam ser sanadas para ontem. Levar o perfeccionismo muito a sério faz com que você perca o foco do que realmente é importante, uma vez que, você acabará aplicando energia demais em tudo e claro, que algo sairá errado nesse processo. Você precisa estabelecer prioridades e seus graus de dificuldades para que assim, você possa delegar funções, focar no que realmente é necessário e deixar para lá situações que não precisam, necessariamente, serem resolvidas por você. Quando você entende que nem tudo é prioridade e que você não precisa viver em função de fazer tudo sair perfeitamente certo, você passa a levar uma vida muito mais tranquila e saudável.

2- Passa a imagem de uma pessoa metódica

A segunda razão para você abolir de vez o perfeccionismo de sua vida é que as pessoas que trabalham junto com você, passam a notar que você se preocupa muito mais com coisas pequenas com que a estratégia em si. Com isso, passam a te delegar funções menos importantes ou pior, passam a fazer apenas o grosso e deixar para que você tenha o trabalho de ajustar todos os detalhes, pois você fará isso de um jeito ou de outro. Para um empreendedor que precisa estar focado no resultado de seus processos, o perfeccionismo acaba atrasando o crescimento e o desenvolvimento de suas ações fazendo com que as coisas passem a não funcionar tão bem.

3 - Te impede de fazer networking

Uma pessoa perfeccionista só pensa em trabalho, em realizar a tarefa que se propôs a fazer de uma fechada que acaba nem reparando que existe uma vida muito importante além disso. É bastante complicado ter um relacionamento com uma pessoa que leva o perfeccionismo tão a sério, pois tudo precisa ser exatamente do seu jeito e funcionar dentro de seu planejamento. O networking é muito importante para criar laços profissionais mais largos e duradouros, no entanto pessoas que são demasiadamente perfeccionistas não conseguem se desligar de seus afazeres e assim, não criam relações fora do trabalho. Se você é um gestor de pequena ou média empresa, você deve criar um relacionamento de qualidade com as pessoas que trabalham com você, pois será dessa forma que as relações de trabalho vão durar cada vez mais.

4 - Não consegue ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal!

Quem leva o perfeccionismo muito a sério tem graves problemas em separar sua vida profissional da pessoal, uma vez que, ambas acabam se misturando na hora da realização das tarefas. Por exemplo, é bastante comum que pessoas perfeccionistas não consigam terminar suas atividades em horário de expediente, já que aplicam muito tempo em uma coisa só. Sendo assim, acabam levando trabalhos para terminar em casa ao invés de passar o tempo com a família. É um círculo vicioso que se constitui na vida dessas pessoas e que as tornam dependentes de suas vontades e perfeições. [epico_capture_sc id="1015"]

5 - Bloqueia a inovação

O perfeccionismo bloqueia totalmente o acesso a inovação, uma vez que, esse tipo de pessoa nunca está aberto para novidades já que costumam fazer tudo sempre exatamente do mesmo jeito. Para nós que somos empreendedores, a inovação é o ponto chave para o sucesso, sendo assim, escolher deixar de lado esse passo tão importante é dar a certeza de que algo vai falhar em algum momento. Pense comigo, todas as informações, tecnólogas e técnicas mudam de uma maneira extraordinariamente rápida, logo se você não estiver pronto para a mudança, você não estará pronto para encarar uma vida profissional plena. Para inovar é preciso não ter medo do novo, não ter medo de errar, de pedir ajuda quando não se sabe, de tentar de novo milhares e milhares de vezes. Esse é o diferencial de um empreendedor de sucesso, consegue entende?

6 - Não querer correr riscos

O perfeccionismo pode te atrapalhar em um setor profissional do qual o empreendedor precisa diariamente se quiser alcançar o sucesso. Para alcançar seu objetivo e se destacar no mercado, você precisa encarar e correr riscos uma vez que, você nunca saberá se fez a escolha certa se não arriscar. O perfeccionismo te coloca em um patamar seguro já que você se acostuma a fazer tudo sempre do mesmo jeito e da mesma forma. Isso te impede de arriscar e tentar algo novo. Pessoas perfeccionistas tem medo de mudar de estado, de país e até mesmo de emprego por não saber o que vão encontrar no novo local, pois como não tem respostas para as suas possíveis dúvidas e questionamentos preferem continuar fazendo o que tem a plena certeza de que dará certo. No entanto, certeza é algo relativo e precisa ser avaliada com calma.

7 - Causa baixa produtividade em sua equipe

O perfeccionismo faz com que você coloque medo nas pessoas que trabalham com você, pois elas ficam com medo de entregar um trabalho aquém do que você espera, sendo assim, gastam muito tempo em atividades de baixa prioridade. Você, dono de pequena e média empresa, precisa deixar claro que quer todas as atividades sendo feitas com a melhor qualidade possível, porém se a aplicação de tempo desnecessário em itens que não vão compor a qualidade do resultado. Se você quiser saber mais sobre como aumentar a performance da sua equipe, eu criei um post que se chama O que fazer para chegar a uma equipe de alta performance. Suas equipes precisam estar motivadas e não com medo de sua opinião. Sendo assim, se você já sabe que é uma pessoa perfeccionista, procure mudar o hábito de cobrar pessoas, pois isso só refletirá em resultados positivos para você.

8 - Evitar a Perfeição não quer dizer fazer meia boca!

É importante levantar esse tópico, pois muitos podem achar que já que estamos falando que não precisa de tanto perfeccionismo para executar uma tarefa, ela pode ser feita de forma rápida e entregue de qualquer jeito e não é isso. Deixar o perfeccionismo um pouco de lado, não quer dizer que você deve entregar um trabalho amador, digno de quem não está nem ai para o que o seu cliente vai achar. Não é assim que funciona. Você deve deixar o perfeccionismo de lado para não gastar tanta energia onde não é necessário, entende? Deixando que essa energia seja aplicada em locais onde a mesma seja exigida. Lembra o que eu falei de balancear as atitudes? Pois bem, chegou o momento de isso ocorrer de uma forma bem assertiva.

9 - O perfeccionismo afasta talentos

Chega a ser complexo de entender, no entanto, o perfeccionismo afasta grandes talentos que não compartilham da ideia de trabalhar em cima de processos metódicos e cheios de regras. Para que você mantenha um time de colaboradores talentosos, você precisa se controlar e esquecer o perfeccionismo. Você pode até micro gerenciar seus talentos, porém precisa deixa-los a vontade para que a criatividade seja o único objetivo de trabalho importante. Chegamos ao fim de mais um conteúdo muito bacana sobre perfeccionismo. Sei que esse material pode causar certo desconforto em muitos perfeccionistas, no entanto, minha maior missão é ajudar você a compreender o meio empreendedor em que vivemos. Estou aqui para quebrar paradigmas e falar para você as verdades que ninguém te conta. Sendo assim, a partir de hoje quando for colocar a perfeição como uma qualidade, pense muito bem nessa afirmação, uma vez que, ela tem o poder de te abrir portas, mas também de fechar. Espero que tudo tenha ficado muito claro, porém quero saber sua opinião. Deixe seu comentário que vamos conversar.]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO