Empresários: cuidem de si para cuidar dos negócios

17.12.2019

Um situação muito comum e enfrentada por muitos donos de empresas é se sentir afetado por, pelo menos, um desses sintomas: ansiedade, depressão e estafa. 

O empresário que não cuida da saúde mental perde o controle das suas ações e reações perante os relacionamentos interpessoais, e desafios que ele precisa lidar todos os dias. 

E essas doenças só contribuem para dar fim à energia do negócio. Afinal, a empresa é o reflexo do dono. Como motivar uma empresa dessa forma? Como transmitir a energia que um líder precisa transmitir?

Eu, mesmo, já desenvolvi a síndrome de Burnout, um esgotamento pessoal e profissional causado devido ao excesso de trabalho. Eu comprometi não só a mim, mas também às minhas empresas. 

Mas existem formas de lidar com a situação e reverter o quadro, para que sua empresa não se torne um fardo na sua vida.  

Dito isto, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG Empresa Autogerenciável, vou explicar porque a vida de muitos empresários é afetada por esses sintomas, e o que fazer quando você se deparar com eles. Eu, por exemplo, passei pela síndrome de Burnout. Mas sobrevivi para contar. E quero que você faça o mesmo. 

Te desejo uma excelente leitura e reflexão!

Empresários e os sintomas da saúde mental comprometida

Ser dono do próprio negócio implica em muitas responsabilidades. É comum vermos muitos empresários trabalhando por mais de 12h por dia, achando que, por estarem trabalhando muito, estão rendendo mais.

Só que, quando essa carga de trabalho se torna frequente, este empresário começa a se ver cansado. Ele não consegue dormir direito, não se alimenta direito, porque só vive pensando em trabalho.

Com o passar do tempo, esse empresário se torna cada vez mais sobrecarregado. Ele acumula tarefas e começa a ter um monte de pendências para resolver. 

Até que vai chegar o dia em que esse dono de empresa vai ouvir o despertador tocar e não vai mais querer ir trabalhar, porque ele sabe que vai passar o dia todo apagando incêndios. 

Então, esse empresário começa a se lamentar, porque a sua vida era mais fácil no passado. Ou ele começa a se preocupar, sem parar, com o que vem pela frente, ou está simplesmente muito cansado para pensar e fazer qualquer coisa. 

Quando isso acontece, quer dizer que esse empresário comprometeu totalmente a sua saúde mental. E ele começa a manifestar sintomas de depressão, ansiedade ou estafa. Dependendo do caso, todos eles de uma vez. 

Só que ele não tem tempo de cuidar da própria saúde mental, porque está muito ocupado em sua empresa. E, quanto mais a pessoa jogar a sujeira debaixo do tapete, mais ela estará prejudicando a si mesma e ao próprio negócio.

Como reconhecer sintomas de ansiedade, depressão e estafa?

Se você se identificou com a história que eu contei acima, é bem possível que você esteja com a sua saúde mental abalada por causa da sua rotina como empresário.

Em breve, você vai precisar se ausentar para se cuidar, e sua empresa precisa estar preparada para esse momento. Até lá, é importante estar atento aos sintomas mentais e físicos de ansiedade, depressão e estafa. 

Se você possui algum deles sendo manifestados em seu dia a dia, não hesite em buscar ajuda.

Ansiedade: preocupação excessiva com o futuro, que gera sintomas como:

  • Medo e apreensão;
  • Angústia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Preocupações excessivas com o futuro;
  • Pensamentos catastróficos.
  • Insônia;

Depressão: apego profundo ao passado, que gera sintomas como: 

  • Tristeza profunda;
  • Perda de interesse;
  • Cansaço excessivo;
  • Insônia ou sono em excesso;
  • Sentimento de culpa excessivo;
  • Pensamentos de morte ou suicídio.


Estafa: comprometimento das atividades da rotina, que gera sintomas como:

  • Esgotamento mental, com maior propensão de errar ou esquecer coisas;
  • Aumento da irritabilidade;
  • Procrastinação excessiva;
  • Desânimo;
  • Insônia.

Sintomas físicos comuns entre as doenças:

  • Taquicardia e dor no peito;
  • Azia e dor de estômago;
  • Tensão muscular;
  • Falta de ar;
  • Tonturas;
  • Náuseas.

O que fazer para não ser afetado pelos sintomas da ansiedade e afins?

Se a sua jornada de trabalho está exaustiva e você percebeu que está fisicamente ou mentalmente desgastado, entenda que você deve desacelerar e ressignificar a sua vida pessoal e profissional. 

O empresário que vive 100% do tempo para o negócio não cuida de sua saúde mental.  Se esse empresário não cuida de si, a sua empresa também está ameaçada. Não tem como tocar uma empresa sabendo que pode acontecer algo ruim com esse excesso de trabalho. Isso vai te obrigar a se ausentar do seu negócio a qualquer momento.

E o que fazer para cuidar de si? Você deve separar a sua vida profissional da vida pessoal. 

“Marcelo, mas não tenho tempo para isso, eu que idealizei tudo o que acontece na minha empresa!” Tudo bem, mas um monte de coisas já deveria ter saído das suas mãos faz tempo, porque quem desempenha o papel operacional da sua empresa são os seus funcionários e não você.

Você pode saber mais como equilibrar a sua vida pessoal e profissional através desse conteúdo, Comandante:

 

https://youtu.be/z_WU2w9ecSM

Esse é o motivo pelo qual você está sobrecarregado. 

O papel do operacional é colocar “a mão na massa”, entregar resultado para o cliente. O seu papel como dono da empresa é o de fazê-la crescer. É cuidar da parte estratégica, onde você conduz a sua empresa para suas respectivas missões, visões e valores, bem como desenvolver as pessoas que produzem esses resultados.  

Você separar o seu trabalho do trabalho dos seus funcionários já é o primeiro passo para tirar um peso das costas. Por isso, confie na sua equipe. Converse com eles sobre o propósito da sua empresa, capacite-os para se adequarem ao seu modelo. 

Se você não sabe como engajar a sua equipe para alcançar mais resultados, tem um conteúdo que eu quero que você assista, Comandante: 

 

https://youtu.be/wFCJvS19htA

Desta forma, você ganha tempo de vida para focar no que realmente importa. E, principalmente, para cuidar da sua saúde, que precisa estar em dia para ter alta performance nos negócios. 

Ganhando esse tempo livre, cuide de sua vida pessoal. Faça uma atividade prazerosa, curta os momentos com a sua família, encontre algo que te alinhe com a sua espiritualidade… tudo isso te ajuda a se manter no controle, feliz e realizado. A energia que você precisa para tocar uma empresa, vem daí.

Considerações finais

Sintomas de ansiedade, depressão e estafa são muito comuns em empresários que trabalham horas e horas por dia em seu próprio negócio. 

Quando se absorve tudo para si, esse dono de empresa deixa a sua saúde cada vez mais vulnerável. E não cuidar da própria saúde física e mental também vai minar toda a energia que você precisa para cuidar do negócio. 

Por isso, é fundamental que todo empresário que tenha reconhecido alguns dos sintomas de ansiedade, depressão e estafa repense sua rotina e como pode melhorá-la. 

Isso vai envolver a capacitação do time, o fortalecimento da cultura da empresa e de todas as ferramentas que podem tornar a sua empresa autogerenciável e você, um dono capaz de fazer ainda melhor o que faz. 

Se não é isso, o que é sucesso para você?

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a acabar com o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO