Coaching empresarial: o que é, tipos, importância e quando contratar

20.07.2022
Como funciona o coaching organizacional||||Guia da História do Coaching||Faça acontecer||7 Hábito das pessoas altamente eficazes||Como funciona o coaching empresarial||Tipos de coaching empresarial
Você já ouviu falar de coaching empresarial? Se não, pode ser exatamente isso que está faltando para que você descubra quais são os pontos que merecem atenção em sua organização.   Esta atividade funciona como um aconselhamento para donos de empresa e que são muito bem-vindos no dia a dia do gestor. Entretanto, não é todo processo que funciona.   A banalização do termo e da prática, fez com que se tornasse mais difícil encontrar uma boa solução de coaching para empresas.   Mas, elas existem! Continue acompanhando para saber como identificar um bom coach para sua empresa e quais os benefícios que esse processo pode trazer para o seu negócio.  

O que é coaching empresarial?

O que é coaching empresarial? Conhecido também como coaching organizacional, essa função procura transformar processos e sistemas dentro de uma organização de uma forma positiva e a frente de seu tempo.   Esse profissional usa de várias ferramentas para que as empresas possam alcançar seus objetivos estratégicos, ter uma maior capacidade de liderança, além de instalar mudanças culturais com mais densidade.   Diferente do coaching executivo, o foco é no crescimento de forma macro da organização e não no desenvolvimento dos indivíduos.   Assim, há o envolvimento da empresa em sua forma integral, englobando todos seus níveis hierárquicos para que as metas organizacionais sejam alcançadas de forma inteiramente estratégica.   De uma forma geral, o coaching empresarial é responsável pelas seguintes ações:
  • Definir metas e objetivos da empresa;
  • Melhorar/Criar o planejamento estratégico;
  • Ampliar o engajamento e fidelização dos funcionários;
  • Investir nas habilidades e competências dos colaboradores;
  • Efetivar a comunicação entre todos os setores;
  • Aplicar mudanças para resultados expansivos;
  • Identificar e eliminar ações ou comportamentos que estejam atrapalhando o desenvolvimento;
  • Compreender oportunidades do desenvolvimento de cada trabalhador/setor;
  • Concretizar a maturidade empresarial;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Diminuir o turnover.
De início, é aplicado um diagnóstico da empresa, onde são levantados primeiramente quais são os pontos principais e mais urgentes para começar a ação.   Assim, há o investimento tanto na questão interna com os indivíduos, nas estratégias que são realizadas e o futuro da companhia.  

Qual é a função de um coaching?

O coaching é aquele profissional que ajudará uma pessoa ou uma empresa, sempre por meio da orientação, treinamento e conselhos para que consiga alcançar uma meta ou um objetivo.   Nesse caso, ele pode ser tanto empresarial, pessoal, financeiro, de gestão e tantas outras possibilidades.   O foco é que por meio de um acompanhamento específico e direcionado, o indivíduo tenha todas as ferramentas e direcionamentos exatos para que alcance o ponto desejado.

Para que serve coaching empresarial?

O objetivo de realizar a contratação de um coaching empresarial é o de encontrar potenciais problemas e assim, as soluções para que a organização tenha um melhor direcionamento e crescimento.   Todo o processo é feito por um profissional qualificado - o coach -, do qual facilita o desenvolvimento, principalmente de forma interna.   Nesse caso, são levados em consideração os principais desejos pessoais dos comandantes e também aqueles em que há maior possibilidade de aplicação.   Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso investir no autoconhecimento do negócio em si.   Por meio dessa análise, os cargos de liderança podem melhorar as estratégias de gestão de pessoas, entender mais sobre o negócio e aplicar decisões mais certeiras.  

Importância do coaching nas empresas

Obter um coaching para guiar sua empresa é uma das ações primordiais que comandantes de sucesso devem implementar.   Com a análise de um mentor, têm-se um desenvolvimento direcionado aos colaboradores de uma empresa, permitindo assim com que a equipe tenha um melhor alcance de suas competências.   O principal benefício e importância do coach empresarial é ajudar com que os profissionais possam conquistar resultados únicos, tirando os responsáveis da zona de conforto.   Muitas vezes, é preciso essa visão externa para que possa-se identificar pequenos detalhes e ações que devem ser tomados ou retomados na companhia.   Quer saber mais sobre o modelo mental do empresário de sucesso? Clique no podcast abaixo e confira! https://youtu.be/uKx2-Bi_91U [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button]

Tipos de coaching empresarial

Você sabia que existem vários tipos de coaching empresarial? Se não, confira abaixo quais são eles!  

Coaching Executivo

Traçar um objetivo dentro de uma carreira é uma das opções mais contratadas por empresários, CEOs, executivos e demais profissionais que exercem cargos de liderança.   Dessa forma, o principal objetivo é o de desenvolver a carreira de forma exponencial, equilibrando também a vida pessoal.  

Coaching de Negócios

Já na questão de coaching de negócios, o foco é em desenvolver objetivos únicos para a empresa.   Nesse caso, as possibilidades mais comuns são a aplicação de novos investimento, abertura de novas filiais, exportação da marca, contratação de novas pessoas e muitas possibilidades.  

Coaching de Liderança

O coaching de liderança é aquele que tem a responsabilidade de influenciar na descoberta e desenvolvimento de novos líderes dentro de uma corporação.   Esse profissional cria processos específicos, aplica o desenvolvimento de habilidades técnicas e também no controle de processos.   Também atuam no descobrimento de novos pontos que podem ser explorados dentro da empresa, de quais conhecimentos podem ser aprimorados, promovendo uma maior coordenação e estímulo por entre todos os colaboradores.  

Coaching de Equipe

Por fim, o coaching de equipe possui como objetivo o de reunir pequenos grupos de trabalhadores para assim, trabalharem juntas em prol de uma meta em comum.   É comumente usado em empresas que estão desenvolvendo um novo setor, um novo projeto e até um novo aplicativo.   O início das ações é feito dentro da empresa, antes da chegada do coach. Depois disso, o líder da equipe reúne os colaboradores que acredita estarem mais aptos para trabalharem juntas.  

Exemplos de estratégias de coaching empresarial

Existem várias estratégias que usamos aqui no EAG que são derivadas de coaching empresarial, por exemplo:
  • Seja positivo: em todos os afazeres, funções, conversas com os demais profissionais e envolvimentos, sempre seja agradável, escute o que os outros estão falando e responda com atenção e de uma forma otimista;
  • Foco no clima organizacional: trabalhe para que toda a equipe esteja sempre interligada e com conexão, ampliando assim a convivência além de apenas profissional, mas um espaço com que todos se sintam a vontade para falar de sua vida pessoal;
  • Celebre as vitórias: é essencial que em sua companhia existam comemorações para celebrar tanto as pequenas quanto as grandes concretizações. Que tal um happy hour em equipe? Uma festa para todos os colaboradores? Bonificação especial?

Quem precisa fazer coaching na empresa?

Outra dúvida bem comum é sobre quem são as pessoas que podem fazer coaching dentro de uma empresa. Se essa é sua questão, confira abaixo!  

Dono de empresa

Primeiramente, é primordial que donos de empresa realizem o processo de coaching, afinal, é precioso se lembrar do velho ditado do Marcelo Germano:
A empresa é reflexo do dono.
Ao aplicar e se desenvolver com o foco na empresa, os comandantes tem mais visibilidade de onde desejam chegar, de quais são os objetivos traçados e o que fazer para começar essa ação!   Tire seus planos do papel e inicie hoje mesmo!  

Líderes

Enquanto isso, os líderes de uma empresa também tem grande potencial diante de sua atuação para fazerem curso de coach.   Isso acontece porque quando possuem metas bem estabelecidas dos processos que devem ser aplicados, como devem ser aplicados e os cuidados precisos, sabem como direcionar isso para sua empresa.   Se você é líder e está pensando em começar um treinamento, não perca tempo e inicie o quanto antes, com certeza você ficará muito mais do que apto, além de pronto para coordenar com mais atenção seu time.  

Funcionários

Por fim, os funcionários também devem ser incluídos nesse processo de treinamento, visto que assim, conseguem desenvolver e terem uma maior capacidade de suas habilidades.   Nesse caso, geralmente as empresas selecionam aqueles profissionais que possuem uma maior capacidade ou até mesmo engajamento com a empresa, oferecendo o treinamento.   Mas, você, comandante, deve saber identificar quais são as melhores oportunidades dentro de sua companhia e aqueles que são considerados como "peça chave" para o crescimento do negócio.  

Como saber se um profissional de coach empresarial é bom?

Como saber se um profissional de coach empresarial é bom? Existem algumas ações que podem ser aplicadas para que você tenha a certeza de uma boa contratação de um profissional de coach. Confira abaixo:
  • Faça uma pesquisa de mercado: verifique se há feedback de ex-alunos, de empresas que já usaram o serviço e até mesmo depoimentos. Desconfie daqueles que não possuem essa questão pública;
  • Confira os valores: geralmente os valores cobrados costumam ser parecidos em algumas empresas, por isso, tenha atenção a este detalhe;
  • Peça indicações: converse com profissionais do seu ramo de atuação e assim, pergunte sobre potenciais indicações, se conhecem alguém para indicar e muito mais;
  • Analise as propostas: depois de conseguir um bom número de possibilidades, converse com todos eles e verifique quais são os serviços oferecidos;
  • Defina seus critérios: agora é o momento de você verificar qual é o coach que atende mais as necessidades de sua empresa, qual se identificou com mais harmonia e pequenos detalhes que farão a diferença em sua escolha;
  • Negocie valores e serviços: por fim, tente negociar mais os valores e programas contratados.

Quando contratar um coaching empresarial?

Na verdade, essa é uma questão muito subjetiva de acordo com cada empresa, mas, alguns dos principais motivos para a contratação de um coaching empresarial, são:
  • Atingir uma meta específica;
  • Estabelecer um marco na companhia;
  • Ampliar o portfólio;
  • Mudar a estratégia do negócio;
  • Estar pronta para uma fusão.
De qualquer maneira, é importante que essa busca faça sentido para a companhia, onde é preciso engajamento de todos os envolvidos nesse processo.   Ademais, é primordial analisar os resultados de sua companhia, quais são os pontos que podem ser melhorados e como o coaching pode atuar diretamente nessa ação.   Se você acha que esse momento é marco de sua empresa para a chegada de um coaching, não perca tempo e faça a investigação precisa para encontrar aquele ideal para seu negócio.  

Livros de coaching empresarial

Se você ainda está em dúvidas sobre efetivamente o que é coaching ou quais são os efeitos disso em uma empresa, confira abaixo alguns livros que pode começar a ler hoje mesmo e mudar sua vida!  

Guia da História do Coaching, de Vikki G. Brock

Guia da História do Coaching Vikk G. Brock é conhecida como uma das maiores especialistas de coaching do mundo, onde esse livro é uma leitura primordial para quem está tentando entender mais sobre essa área de atuação.   Nele, você entende mais sobre o surgimento desse serviço, quais são as transformações disso na humanidade, na carreira das pessoas e também no desenvolvimento pessoal e em sociedade.   Você terá a plena certeza do poder de transformação por detrás dessa técnica, além de ler mais sobre casos reais de empresas que obtiveram sucesso por meio da implementação da mesma.  

Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, de Nell Scovell e Sheryl Sandberg

Faça acontecer Sheryl Snadberg foi eleita pela revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo, onde por meio desse livro, você pode ter mais contato sobre sua história e feitos.   Nele, você tem um maior contato sobre qual o papel da mulher dentro do universo do empreendedorismo, além de entender mais sobre os problemas enfrentados pelas mesmas, como:
  • Falta de representatividade;
  • Desigualdades de gênero;
  • Preconceitos enfrentados.
Esse livro serve de inspiração para mulheres que estão nessa posição, ou, tem a intenção de se tornarem líderes no futuro.  

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

7 Hábito das pessoas altamente eficazes Conhecida como uma das mais influentes obras do mundo do coach, aqui você terá acesso a um compilado de aprendizados para adentrar com mais afinco nesse mundo.   Aqui, você tem acesso a uma série de hábitos e práticas para instalar esse pensamento de crescimento em seu dia a dia, tudo por meio de 7 ações simples.   Por meio delas, você aprende a como transformá-las em hábitos e parte do seu cotidiano, trabalhando de forma mais focada e produtiva   Confira abaixo quais são os 20 livros que mudaram a vida de Marcelo Germano e inspire-se você também! https://youtu.be/-qkc6FvcHL8 [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button]

Coaching e terapia é a mesma coisa?

Diferente do que se imagina, os dois possuem diferenças em sua atuação. Confira quais são as características de cada uma delas abaixo  

Terapia

  • Estudo terapêutico que repara e entende questões psicológicas;
  • O objetivo é a cura de feridas emocionais;
  • Atua para que o paciente saiba lidar com mais facilidade com seus sentimentos e sensações;
  • O foco é desvendar o passado;
  • Abordagem mais reflexiva;
  • O foco é no paciente e no terapeuta.

Coaching

  • Processo educacional com o foco de descobrir mais sobre o potencial humano;
  • Visa estimular o autoconhecimento, lado profissional e melhorar o desempenho;
  • A pessoa poderá atingir níveis únicos de desempenho e mais satisfação com a vida
  • O foco é mais no presente e na ação que será executada;
  • Abordagem ativa e energética;
  • Foco no pensamento, comportamento e como o cliente age/pensa sobre a empresa;
  • Envolve o retorno de chefes e demais envolvidos do setor.
Esses são alguns dos principais diferenciais entre o processo de coaching e terapia.   A escolha pode variar de acordo com cada indivíduo: se você acredita que precisa resolver algumas questões pessoais, a alternativa escolhida e terapia.   Enquanto isso, se o seu foco é melhorar sua atuação dentro da empresa, então a escolha mais indicada é coaching.   De qualquer forma, o ideal é que o dono da empresa tenha os dois processos inclusos na rotina da organização e na sua agenda enquanto líder.  

Benefícios do acompanhamento com psicólogo para empresários

É primordial que os empresários tenham acompanhamento psicológico, mas, quais são os efetivos benefícios disso para a organização e de forma individual?
  • Saúde mental: com esse exercício de conversar com um especialista, têm-se uma maior facilidade e agilidade na resolução de problemas, sejam eles internos ou da empresa;
  • Maior amplitude: não somente no quesito de negócios, mas, têm-se uma maior percepção dos fatos que podem acontecer dentro da companhia, antecipando eventos ou situações;
  • Redução de ansiedade: com todos os benefícios citados anteriormente, o comandante tem uma ansiedade muito mais controlada, dessa forma, sabe como lidar com os acontecimentos com mais saúde e visão;
  • Relacionamentos saudáveis: em todos os tipos de relações interpessoais, o indivíduo estará munido de consciência e maior alcance de boas conexões.
Confira abaixo no podcast Empresa Autogerenciável mais sobre a temática com o convidado especial Luis Fernando Garcia e Marcelo Germano. https://youtu.be/8QpiE2KbdVk

Treinamento de coaching empresarial

O treinamento de coaching empresarial é uma das ações que você, comandante, deve começar o quanto antes e assim, mudar de vez a sua proposta e visão de negócio.   Você já conhece o programa EAG? Por meio de vários estudos, ensinamentos e aplicações, você possui todas as ferramentas necessárias para tornar sua empresa autogerenciável.   Mas, o que você ganha com isso? Confira abaixo:
  • Mais qualidade de vida;
  • Tempo para viajar;
  • Tempo com a família;
  • Pode deixar a empresa "sozinha" com a certeza de que tudo estará funcionando;
  • Tempo para trabalhar no operacional;
  • Visão de negócio expandida.
E muito mais!  

YouTube de Coaching empresarial

Pensando em acompanhar alguns canais de YouTube de coaching empresarial online? Confira abaixo algumas dicas para adicionar em sua playlist:
  • EAG: é claro que você não pode deixar de acompanhar o nosso canal do EAG, certo? Lá, você confere muitos e muitos conteúdos sobre gestão, financeiro, marketing e muitas dicas para que consiga alavancar a sua empresa o máximo possível;
  • Primo Rico: com dicas de Tiago Nigro diretamente feitas para sua companhia, você vai aprender tudo sobre finanças e como ter uma organização monetária dentro de sua organização;
  • Arata Academy: destinado para quem quer crescer tanto no quesito pessoal quanto profissional, esse canal tem vários conteúdos para que você possa começar a estudar e ir além do óbvio;
  • Endeavor: uma das mais renomadas redes de empreendedores do Brasil e do mundo todo, lá você tem acesso a muitos conteúdos para ter um impacto na sociedade e desenvolver seu negócio de forma consistente.

Qual o melhor coaching empresarial?

Existem muitos bons profissionais de coach habilitados e capacitados. O melhor é aquele que irá atender as necessidades da sua empresa do do gestor.   O Programa EAG, ministrado pelo Marcelo Germano é uma opção. O empresário é coach habilitado, certificado, além de dono de mais de 5 empresas e criador do método Empresa Autogerenciável.   No programa EAG são treinadas 6 pilares de uma empresa autogerenciável, onde o empreendedor aprende como sair do trabalho operacional, desenvolver liderança e maturidade para ter um negócio próprio que não depende 100% do dono para funcionar e crescer.  

Qual o resultado do Programa EAG?

Ficou curioso para saber quais são os resultados registrados por comandantes que fizeram o Programa EAG e quais foram as mudanças existentes?   Confira abaixo a nossa playlist completa com profissionais de vários ramos que mudaram de vida após aplicarem os ensinamentos de nosso programa! https://www.youtube.com/playlist?list=PLAwWmpQTa-lN99NDye1rklPgZiWVPUpeA Se você quer ter o Marcelo Germano como coaching empresarial da sua organização e participar do maior treinamento para formação de equipes autogerenciáveis do Brasil, inscreva-se agora no Programa EAG!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO