Como a Inteligência Emocional Ajuda o Dono de Empresa

12.01.2022
eag-inteligencia-emocional||
Se você é uma dona ou um dono de empresa, você precisa de inteligência emocional.   Por causa de toda a minha experiência de 25 anos como empresário...   Posso afirmar isso com toda a certeza.   Porque os desafios de executar o verdadeiro trabalho de dono de empresa não são poucos.   Mas quando pensamos nesses desafios...   Acabamos focando nos financeiros, de gestão, de contratação...   E infelizmente nos esquecemos dos desafios emocionais. Assim como qualquer outro tipo de obstáculo, precisamos lidar com os desafios emocionais.   Por isso afirmo que a inteligência emocional é essencial para todos os empresários.   Porque é através dela que conseguimos superar os desafios emocionais.   Aqui nesse post eu vou te explicar como.   Vamos lá!  

O que eu aprendi com treinamentos de inteligência emocional

  Há algum tempo, eu passei por um processo bem difícil...   Tive um burnout, que significa exaustão extrema relacionada ao trabalho.   Então procurei ajuda e fiz vários treinamentos sobre inteligência emocional.   E todos esses treinamentos afirmavam o seguinte:   A mudança do mindset, ou modelo mental, pode acontecer de duas maneiras:   Em primeiro lugar, pode ser sob forte impacto emocional.   Ou pode ocorrer por repetição.   Mas o que quero dizer com “forte impacto emocional”?   Vou explicar com um exemplo:   Quando você era criança, você levou um tapa do seu pai na frente dos seus amigos.   Para uma criança, isso tem um forte impacto emocional.   A partir daquele momento, alguma crença ou algum trauma foi instalado.   E você vai carregar esse trauma para o resto da sua vida...   Porque foi causado por um forte impacto emocional.   Como mudar isso?   Através de outro forte impacto emocional ou através da repetição.   Por exemplo:   Quando eu estava doente, não parava de falar que estava muito cansado.   Eu repetia todo santo dia as palavras “eu estou cansado”.   E o que acontecia?   Acabei ficando cada vez mais sem energia.   Porque eu mesmo instalei uma crença na minha cabeça...   Como não parava de repetir que estava cansado, acreditei muito naquilo.   E isso não me ajudava em nada.  

A mesma coisa acontece dentro da empresa

  Agora eu entendo como vários empresários criam essas crenças todos os dias...   Às vezes até sem perceber.   Porque você pode repetir o tempo todo a seguinte frase:   “Contratar gente é difícil porque ninguém tá aí com nada”.   Você vai acabar instalando uma crença.   Então, quanto mais você repete essa frase, mais você acredita nela.   E mais ela se torna a sua realidade.   Por isso que inteligência emocional é tão importante para donos de empresas.   O Domínio Pessoal é um dos pilares de uma empresa autogerenciável.   Se você precisa de ajuda para desenvolver o seu domínio pessoal, se inscreva no Programa EAG.  
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO