Inteligência Emocional: o que é e como utilizar

25.01.2017
Transcrição do vídeo no texto Começaram estudar as pessoas de maior sucesso e descobriram que elas tinham Inteligência Emocional. Afim de contas o que é isso? Bom, o grande lance é que a Inteligencia Emocional serve para você atingir meta, não faz sentido você utilizar sua inteligencia emocional para outra coisa a não ser atingir meta. Ou seja, ela serve para você atingir os resultados que você quer para sua vida, para seu negócio, para tudo que você se propõe a fazer.

Como utilizar a inteligência emocional

Imagine uma situação hipotética, você e sua esposa vão sair para comemorar o aniversário de casamento. Qual o seu objetivo? Se divertirem. Então vocês vão a um lugar agradável (um restaurante, por exemplo), sentam em uma mesa e de repente sua esposa vai ao banheiro. Ela demora para voltar. Você fica preocupado e vai saber o que está acontecendo. Você encontra a sua mulher conversando com o ex namorado dela, ele está puxando o braço da sua mulher e ela tenta sair daquela situação. Qual o seu objetivo na hora? Agredir aquele homem, tirar satisfação e resolver aquele problema. Por que? Naquele momento algumas emoções estão surgindo e você esquece o seu objetivo inicial. Mas vamos supor que você mantém o objetivo inicial, comemorar o aniversário. Você terá uma atitude diferente, vai tirar a sua esposa daquela situação, voltará para seu lugar e se divertirá com ela. Porém, algumas emoções vão surgir, você não irá raciocinar mais emocionalmente e seu objetivo mudará para agressão. Mas imagine que esse homem seja o Anderson Silva. Qual será o seu objetivo? Acredito que não será mais de agressão, porque muito provavelmente você sofrerá as consequências. Essa é só mais uma prova de como você pode controlar as suas emoção de acordo com as circunstancias. E essa lógica não mudar nas nossas empresas, lidamos com esse tipo de situação o tempo inteiro. É um funcionário que chega atrasado, algo deu errado, algum cliente disse alguma besteira e de acordo com os fatos nós mudamos o nosso objetivo. Trabalhando a inteligencia emocional vai fazer você lidar, entender suas próprias emoções e de outras pessoas também, por que uma vez que você entende suas emoções você se motiva e consegue motivar os outros, consegue se colocar no lugar de outras pessoas, liderar e gerenciar as pessoas. Quer saber mais sobre esse assunto? Separei alguns materiais abaixo: ]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO