5 habilidades que você deve adquirir antes de poder liderar

28.06.2016

Pratique a autorreflexão.

Uma das chaves para ser um bom líder é ter a capacidade de refletir sobre as decisões tomadas e ver as situações, sejam boas ou ruins, como lições. Uma vez feito isso, você pode aplicar ativamente o que você aprendeu. Aceitar erros e falhas e seguir em frente é uma parte essencial de se tornar um líder de integridade. Muitas dessas lições são úteis para compartilhar com os funcionários e parceiros estratégicos. No meu caso, descobri muitas vezes que se aplicam até mesmo para os meus filhos.

Seja proativo ao invés de reativo.

Os líderes bem sucedidos estão preparados para uma variedade de cenários e sabem como se comportar quando situações desmoronam ou não vão de acordo com o plano. A preparação garante que você nunca estará em uma situação onde não possa oferecer valor ou auxiliar na resolução de problemas, conforme necessário. Isto é simplesmente ser proativo. Se você está em um estado reativo, é possível que você não esteja operando calmamente; suas emoções estão no comando. As melhores decisões são, no entanto, muitas vezes resultado de quando seus pensamentos e emoções trabalham em conjunto. Você deve sempre considerar não só o que é favorável para a empresa, mas também o que é melhor para a equipe e para a moral geral da empresa.

Encontre um “por que” inabalável.

Os líderes eficazes sabem o seu "por que" e vivem-no sempre. Se você não tem uma visão clara sobre o que quer pessoal e profissionalmente, o seu empenho e foco serão inconsistentes e você irá deixar de inspirar aqueles a quem lidera. Os grandes líderes garantem que sua visão venha a ser concretizada, mesmo em face da adversidade. É esta atitude que dá origem às experiências de liderança mais bem sucedidas e mais gratificantes. Os grandes líderes têm uma visão clara que começa de dentro. Ela é vem de sua compreensão dos seus dons naturais e desejos.

Sinta paixão pelo que faz.

Se você não tem um sentimento intenso com relação ao sucesso em seu empreendimento, será difícil manter a consistência que você precisa para levar sua equipe à vitória. Quanto maior o impacto que você quer ter, maior a sua influência deve ser. E nada é mais importante do que ter um líder apaixonado que não só está comprometido com o sucesso da empresa, mas também com o de cada funcionário.

Esteja preparado para fazer o que outros não fazem.

Como diz o velho ditado: "quando as coisas ficam difíceis, o trabalho vai começar"; Grandes líderes sabem que, para eles, o fracasso não é uma opção. Mesmo se tudo parece estar caindo aos pedaços, um grande líder tem a autodisciplina para resistir à falha ou isso desintegra o negócio como um castelo de cartas. Isto significa resistir à vontade de inventar desculpas e sempre trabalhar muito, mesmo quando parece pura agonia. Tudo se volta para a necessidade de visão cristalina: às vezes imaginar o resultado final e a satisfação do desafio é a única maneira de superar os momentos difíceis.
Artigo traduzido                                                                                             Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/239365
2]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO