Como dar Feedback?

22.02.2021

Caro comandante,

Eu recebo muitas mensagens de empresários que não conseguem dar um feedback...

De que não sabem dar feedback...

E empresários que não sabem o que é.

Apesar de ser algo que gera muitas dúvidas...

O feedback é uma questão de estômago, pois é preciso saber fazê-lo.

Por isso, vou sanar algumas dúvidas sobre essa ferramenta tão poderosa.

O que é feedback?

Antes de mais nada, irei explicar o que é.

O feedback é o retorno sobre alguma ação que foi feita, e qual foi o impacto que ela gerou.

Portanto, quando uma pessoa faz algo bom ou ruim...

Você irá dar um retorno da ação que a pessoa gerou, e explicar quais as consequências dessa ação em específico.

Isso é um feedback.

No entanto, existem formas e formas de se dar um feedback.

E ao longo da minha jornada, eu venho estudando e praticando.

E as formas do feedback foram mudando, sendo nomeadas de diversas formas.

Mas na nossa prática, atualmente, vemos que o que faz mais sentido é o feedback de reconhecimento e o construtivo.

E por mais que trabalhamos isso na nossa empresa, a realidade que as empresas enfrentam é que o feedback tem uma conotação negativa para muitas pessoas.

Por que o feedback não é tão bem visto?

Porque as pessoas não são preparadas para dar feedback, e muito menos receber.

Eu vejo que muitas pessoas têm medo do feedback.

E isso acontece porque elas não recebem o reconhecimento e elogios por seus bons trabalhos.

Afinal...

Nós não fomos educados desde criança para conversar, e falar o que está certo e o que está errado.

A partir disso, em todos os meus anos como empresário, eu vejo o seguinte:

Quem dá o feedback e quem recebe tem dificuldades no processo.

E todo mundo sabe que para desenvolver as pessoas, o feedback é fundamental para melhorar o que não está funcionando.

Como dar feedback?

O feedback é uma ferramenta que pode ser aplicada de diversas formas...

Mas é preciso saber qual forma se adequa ao objetivo principal da sua empresa.

Se você quer uma equipe de alta performance, é interessante dar feedback de reconhecimento e construtivo.

Essa é uma forma que nós utilizamos.

E para isso, é preciso treinar as pessoas tanto para dar o feedback, quanto para receber.

O que mais trava o feedback?

O que mais trava ou impede é o contexto emocional.

Novamente: tanto para quem dá o feedback, quanto para quem recebe.

Ambas as partes têm dificuldades principalmente em nível emocional.

Haverá pessoas que ficarão chateadas com o feedback recebido...

E pessoas com medo de dar o feedback como deve ser dado, por medo de chatear, magoar a pessoa que vai receber.

Mas o que acontece normalmente, é que as empresas treinam apenas quem vai dar o feedback...

E quem vai recebê-lo não é treinado.

Daí, muitas empresas não entendem que quem vai receber o feedback, precisa:

- Saber o porquê de estar recebendo o feedback;

- Precisa saber como receber;

- E qual a postura ideal a ser adotada.

Ou seja, é preciso treinar ambas as partes para poder criar um ambiente onde o feedback é necessário nos processos.

E é assim que se constrói uma equipe de alto desempenho.

Se quiser uma prova do que estou falando, eu tenho um exemplo bem claro:

Em uma entrevista de emprego, dá para avaliar se a pessoa é boa em receber feedback ou não.

E você pode fazer isso, por exemplo, quando uma pessoa é desligada do processo seletivo:

Você vai apontar o porquê de ela não ter passado, dando um retorno de onde ela pode melhorar.

Daí, ela vai reagir ao seu retorno, e assim você vai treinando como dar feedback, e ensinando as pessoas que é bom recebê-lo.

Isso é o que fazemos no EAG.

Para aprender a dar feedback, é só dar treinamentos?

Um ponto importante a ser ressaltado, é sobre as responsabilidades de cada um no processo.

Se o empresário quer uma cultura de melhoria contínua e de alto desempenho, o feedback é uma ferramenta essencial.

E para isso se concretizar, ele precisa treinar as pessoas para que desenvolvam a habilidade de dar feedback.

Dessa forma, o treinamento serve para a pessoa conhecer e aprender quais as formas de dar feedback e como fazê-lo.

No entanto, é preciso ter sabedoria por parte da pessoa que vai dar o feedback.

Ele precisa ter sabedoria para ter estômago para dar feedbacks difíceis...

E inteligência emocional para dar feedback para quem não está preparado para receber.

Afinal, quem não é treinado para dar feedback, muito provavelmente vai ficar chateado, e até magoado.

E é preciso ter sabedoria para saber conduzir o momento e para treinar as pessoas que vão receber.

E, claro, entender que a reação não é nada pessoal com ele, mas sim resultado da não preparação.

Como damos feedback no EAG

Como eu falei antes, damos feedback de reconhecimento e construtivo.

Sabe por que nós damos feedback de reconhecimento?

Porque todo ser humano, segundo estudos da Psicologia, tem o desejo de se autor realizar, de ser reconhecido.

E como ferramenta de liderança...

Faz parte do papel do líder reconhecer bons trabalhos, e dar um retorno de quando as coisas não estão funcionando.

E quando você não reconhece os bons trabalhos que as pessoas da sua equipe fazem...

Acaba criando um ambiente com uma harmonia artificial.

E a harmonia artificial é quando aparentemente, tudo está bem.

As pessoas fingem estar tudo bem, quando não há um “confronto”, um feedback construtivo.

E daí, a consequência disso é: o resultado não aparece.

E para se ter bons resultados e metas sendo alcançadas, é preciso de melhoria contínua.

Por isso que o feedback é a melhor ferramenta para ser utilizada na avaliação de desempenho.

Pois, é dessa forma, que as pessoas podem corrigir seus erros e alcançar resultados excelentes.

Por que o feedback precisa ser feito?

Porque todos nós temos falhas, ao longo dos nossos processos.

E se você tem uma meta, uma ambição, um grande objetivo de chegar a algum lugar...

Você precisa de evolução contínua.

É preciso melhorar a cada dia mais.

E se você não tem feedback do que está falhando, do que pode melhorar...

Sinto muito em te dizer isso, mas não há como melhorar.

Porque as pessoas não se orientam sozinhas; por isso, é necessário alguém para enxergar o que você não consegue ver.

E o feedback é a melhor forma para você saber se está no caminho certo ou não.

E se a cultura da sua empresa é uma cultura de dar e receber um retorno sobre suas ações...

As pessoas vão estar mais preparadas para dar e recebê-los.

E isso se dá pelo fato delas acreditarem que, toda vez que receberem um feedback construtivo, aquilo vai auxiliar no crescimento dela.

Logo, ela estará pronta para receber isso.

E pode ter certeza que isso funciona.

Mas, infelizmente, muitas empresas não são assim.

Por isso, estou deixando à sua disposição dois vídeos para você aprender mais profundamente:

https://www.youtube.com/watch?v=QNVe1mamr0k

https://www.youtube.com/watch?v=zghr8oOXTPg

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO