Empresários, desenvolvam habilidades pessoais para o sucesso

21.05.2020

A vida de um dono de empresa é uma eterna montanha-russa, ou seja, ele tem que estar preparado para enfrentar momentos bons e desafiadores. Esse é o caso de uma crise, que vem de repente e é capaz de arrasar os negócios que não estavam preparados para enfrentá-la. 

Este é o grande X da questão: como se preparar para enfrentar uma crise? Existem várias formas, e uma delas é aplicar o Método Cumbuca na sua empresa e na vida dos seus funcionários.

Mas o que é isso? De que forma esse método pode ajudá-lo a atravessar uma turbulência? Eu, Marcelo Germano, fundador do EAG - Empresa Autogerenciável, respondo a essas dúvidas ao longo deste texto. Eu tenho certeza de que, após esta leitura, você vai se apaixonar pela eficiência do Método Cumbuca e no quanto ele pode ajudar a sua empresa a atingir resultados incríveis, mesmo em cenários de dificuldade.

Vamos lá? Boa leitura e mãos à obra!

O que é o Método Cumbuca?

É um método ensinado pelo professor Vicente Falconi no livro “O Verdadeiro Poder”, que tem o objetivo de desenvolver os funcionários em uma habilidade necessária para o funcionamento da empresa.

Ele funciona da seguinte forma: todos os colaboradores (inclusive o dono de empresa) devem ler um ou dois capítulos de um livro previamente acordado, que precisa estar relacionado aos conhecimentos que se quer desenvolver (por exemplo: liderança). 

Depois, em determinado dia da semana, todos devem se reunir para discutir aquele capítulo. Só que essa reunião é organizada de uma forma diferente. Os nomes de todos os funcionários devem ser inseridos em uma cumbuca e, dali, sairá um nome sorteado. Essa pessoa deve apresentar os seus insights sobre aquele(s) capítulo(s) lido(s).

No final, todos devem discutir o que aquela pessoa apresentou para, a partir dali, elaborar um plano de ação que deve ser executado por todos, colocando aqueles aprendizados em prática.

Para essa técnica dar certo, é necessário que todas as pessoas envolvidas estejam comprometidas em ler e em estudar o que foi combinado. Se a pessoa sorteada não estiver preparada para se apresentar, a reunião será cancelada e voltará a acontecer apenas na próxima semana. 

Independentemente de ter ou não apresentação, o nome da pessoa sorteada deve voltar para a cumbuca, porque ela poderá ser sorteada novamente na próxima semana. 

Como o dono de empresa pode superar uma crise utilizando esse método?

Uma equipe capacitada está pronta para enfrentar qualquer tipo de crise. O Método Cumbuca costuma trazer resultados significativos para uma equipe performar melhor e bater metas. 

Afinal, ter um time que se capacita e que estuda uma habilidade necessária para o desenvolvimento da empresa se torna bem mais preparada e disposta a fazer com que aquele negócio se destaque no mercado, mesmo em cenários instáveis.

Por isso que você, dono de empresa, precisa se preocupar em desenvolver os seus colaboradores com este método e com outras táticas, como: dando feedbacks e traçando metas. 

Dessa forma, você demonstra que está interessado em beneficiá-los e em melhorar o crescimento do seu negócio, evitando suspender contratos ou demiti-los se a situação ficar apertada e preservando o emprego (e a performance) de todos.

Inclusive, as chances de você chegar em um cenário crítico são bem reduzidas se toda a sua equipe estiver 100% alinhada e desenvolvida à altura. 

Considerações finais

Você, como dono de empresa, pode adotar o Método Cumbuca como um processo definitivo e perene, visando o desenvolvimento e o alinhamento de todos os funcionários, rumo aos objetivos da empresa. 

E acredite, Comandante: funcionários engajados, capacitados e conscientes do que devem fazer rendem 10 vezes mais do que os despreparados. Isso faz com que, consequentemente, as empresas com boas equipes atingem lucro e excelentes performances, inclusive em momentos de crise. 

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO