Empresários, seu papel é mais amplo do que imagina

14.11.2019

Veja bem essa situação: um dono de uma empresa trabalha 10h, 12h, 14h por dia no próprio negócio, faz todas as operações da empresa e, consequentemente, não tem tempo para viver. Parece familiar? 

Esse “estilo de vida” de empresários tem sido cada vez mais disseminado como “comum”, como algo que precisa ser suportado como prova social do sucesso. 

Um dos principais fatores que provavelmente te colocaram nesta situação hoje, é um fato muito simples: você não está delegando as demandas na gestão da sua empresa. Está abraçando tudo, na tentativa de dar conta de resolver cada crise que aparecer. 

Olha, vou te dizer que passar por isso é muito comum, mas é algo que precisa ser ressignificado em qualquer gestão empresarial. Não tem essa de “quanto mais eu trabalhar, mais minha empresa cresce”. 

Por isso, eu, Marcelo Germano, fundador do Empresa Autogerenciável, resolvi explicar para você a importância de delegar demandas, se você deseja realmente deseja ter uma empresa autogerenciável e um estilo de vida justo. 

Te desejo uma excelente leitura e reflexão!

Delegar tarefas é exemplo de gestão empresarial

Se um empresário trabalha sem parar no próprio negócio, executando todas as operações da empresa sozinho, a primeira coisa que eu percebo é uma falha de gestão. 

Esse fator centralizador está deixando sua empresa longe de ser autogerenciável. Vou explicar o motivo.

No escopo de trabalho de uma empresa, existem dois tipos de trabalho: o trabalho operacional e o trabalho estratégico de um empreendimento. 

O trabalho operacional é feito pelos funcionários da organização. É o famoso “colocar a mão na massa”, com o objetivo de entregar produtos ou serviços aos clientes. 

Já o trabalho estratégico é feito pelo empresário, onde ele precisa alinhar constantemente a empresa à sua cultura organizacional, desenvolver e capacitar seus colaboradores e estar em contato com o mercado, alimentando-se de tendências . 

Quando esses dois tipos de trabalho estão sendo realizados simultaneamente, o primeiro pela equipe e o segundo pelo dono do negócio, é um indicativo de uma empresa autogerenciável. Mas é um cenário raro, viu?

Já quando o empresário se desdobra para fazer além do trabalho estratégico, o operacional também, ele tem sua carga de trabalho desequilibrada e não consegue se desvencilhar nunca daquele mar de tarefas.

Tem uma frase que eu sempre digo: se você está fazendo a sua empresa funcionar, quem está fazendo a sua empresa crescer?

 Aí eu te pergunto: que sucesso é esse que esse empresário está perseguindo? 

Por isso, é imprescindível que o dono da empresa tenha confiança em seus funcionários e delegue demandas. Passa para frente, deixe outra pessoa fazer. Você tem outras questões estratégicas para lidar na gestão da sua empresa.

Como isso é possível? Através da capacitação e de apoio ao time, para que eles possam entregar resultados satisfatórios, sem que você,precise exercer funções que não sejam suas e nem necessite ficar na cola deles. 

Por isso que delegar tarefas é um dos primeiros passos para uma boa gestão empresarial. 

Cuidado para não “delargar” tarefas

Eu costumo dizer que, para se ter uma vida de alta performance, o dono da empresa precisa saber delegar as tarefas, e não “delargá-las”. 

“Delargar” tarefas é quando o empresário passa a tarefa para os seus funcionários, mas não os preparam para realizá-las. Daí, as coisas não saem como o dono da empresa gostaria. 

Isso o deixa irritado. Para fazer do jeito que ele quer, ele mesmo faz as funções que eram da sua equipe. 

É o que chamo de gerenciamento por abdicação. Por isso, vemos tantos empresários acumulando tarefas que não são suas. 

Neste caso, falta gestão empresarial, no sentido de que treinar e capacitar funcionários é um exemplo de uma empresa autogerenciável. 

Por outro lado, delegar tarefas é o que chamo de gerenciamento por delegação: você confia em seus colaboradores, contribui para sua capacitação e os apoia, e, por conta disso, as demandas são atribuídas de forma realmente eficaz. 

Você, empresário, não trabalha sozinho, mas sim com toda a sua equipe. E esta já é uma visão estratégica do próprio negócio: trabalhar duro para o seu time entregar de forma autônoma e para que você tenha tempo para ser dono da empresa. 

Lembrando que você é um ser humano acima de tudo e tenho certeza que almeja uma vida plena, assim como aqueles que não comandam uma empresa. Por que continua agindo como se fosse impossível?

A sua família está na sua agenda semanal?

Não queria ter que tocar em assuntos mais delicados, mas acho que te ajudar a entender ainda melhor. Eu ia fazer um MBA fora do país. Este MBA previa que o empreendedor trabalharia 100 horas por semana, então o currículo deles também previa 100 horas por semana. 

É tempo pra caramba, não é? Mas, no meio da grade de aulas desse calendário, haviam vários blocos que diziam “tempo com a família”. 

Por isso eu te pergunto: a sua família está na sua agenda semanal? 

Vou fazer outro questionamento: muitos empresários dizem que criaram suas empresas para darem boas condições às suas famílias. Mas e a presença deles nas vidas dessas famílias, não conta? 

E não acaba por aí. O empresário que vive para o negócio dele não vive para ele próprio. Afinal, ele não tem tempo de cuidar de sua saúde, nem a física, nem a mental. 

Se esse empresário não cuida de si e tem uma empresa totalmente dependente… a sua empresa não estaria ameaçada?

Eu, por exemplo, separo o meu tempo de trabalho do tempo que tenho com as minhas filhas. Inclusive, eu só monto a minha agenda de trabalho depois de montar a minha agenda com elas. 

Tem um conteúdo, no qual eu explico com mais detalhes sobre uma agenda de um dono de empresa:

 

https://youtu.be/kOU846NN5j4

Isso inclui não só passar um tempo de qualidade ao lado das minhas filhas, mas também de comparecer, sempre que possível, às suas apresentações de escola, balé, entre outras atividades. 

E por que eu consigo fazer isso? Porque eu consegui tornar a minha empresa em autogerenciável. Após conseguir alinhar e arrumar todos os processos do meu negócio, ganhei um bem precioso que é o tempo de vida. E, para mim, meu tempo de vida é fundamental para aproveitá-lo com as minhas filhas. 

Por isso a importância de delegar tarefas. Se eu trabalhasse o tempo todo e sozinho, sem entregar demandas à minha equipe, eu não conseguiria render meu tempo de forma proveitosa. 

Para mim, uma vida de alta performance é saber equilibrar meu tempo de trabalho com a minha vida pessoal. 

Mais sobre gestão empresarial

Um dos principais aspectos da gestão empresarial é saber gerir os seus funcionários. Capacitá-los e apoiá-los são formas de delegar tarefas e de estimular a criação de suas próprias metas. Mas como vimos lá no início, é um cenário raro de ser visto.

Por isso, te indico a leitura deste outro post meu onde comento justamente sobre esse problema recorrente na vida dos donos de empresas:  “Por que tudo dá errado quando não compareço à minha empresa?”.

Considerações finais

Delegar demandas aos seus funcionários é fundamental para que a sua vida, empresário, não seja resumida às operações da sua empresa. Fazer uma empresa crescer é viver a vida dentro e fora dela. 

O mercado prega que o sucesso do empresário está em um estilo de vida "inexistente" - ou seja, quando se vive 100% do tempo para a empresa. Só que viver em função do trabalho acarreta em estresse, estafa e então… adivinha só? Você virou refém do seu próprio negócio, sem condições alguma de fazer ele prosperar.

Lembre-se do propósito pelo qual a sua empresa foi criada. E os planos que incluíam uma vida fora dela, onde foram parar? O que seria uma vida de alta performance, se não uma gestão de sucesso, possibilitada por uma saúde inabalável e o apoio das pessoas mais importantes na sua vida?

Logo, uma vida de alta performance é um conjunto de fatores que torna o dono da empresa uma figura inspiradora e digna de motivar uma empresa.

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a  acabar com o CAOS através de uma equipe autogerenciável. 

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO