Empresários, aprendam com as lições de 2020

03.03.2020

Tem muita gente que ignora o processo de contratação, mas o que poucas pessoas sabem é que na realidade é ele que vai determinar o rumo da sua empresa. E saber contratar diz muito sobre o seu tipo de liderança. E se você não sabe o porquê, é possível que você esteja contratando errado e colocando a sua gestão empresarial e o seu negócio em risco. 

Se esse for o seu caso, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG - Empresa Autogerenciável, preparei este texto com 3 motivos pelos quais você precisa prestar atenção na contratação e como isso fazer toda a diferença no crescimento dela. 

Boa leitura e mãos à obra!

1 - Porque ela reforça a cultura da sua empresa

Quando você contrata um novo funcionário para o seu time, essa é uma forma de reforçar que aquela pessoa, a partir de agora, é tão parte da empresa quanto você e o restante da equipe. E é muito mais fácil de esse novo funcionário desempenhar um bom trabalho e entregar resultados se ele estiver alinhado com os propósitos da sua empresa. 

Pode ser que ele se identifique com a sua cultura organizacional, ou que ele já tenha uma mentalidade de dono, enxergando o sucesso da empresa como um interesse de todas as partes. O importante é que ele se identifique com o jeito do seu negócio funcionar, porque o seu trabalho será positivo para ambas as partes. 

E pode ter certeza, Comandante: o sonho de qualquer dono de empresa é ter um time alinhado às suas expectativas, porque eles acreditam no seu sonho tanto quanto você e, por isso, sabem o que precisa ser feito para colaborar no crescimento desse negócio. 

Mas como encontrar esse funcionário alinhado com os propósitos da empresa? A partir de um processo seletivo bem estruturado, em que você:

  • já saiba, de antemão, qual é o perfil da pessoa ideal para fazer parte do seu time;
  • saiba o que deve ser avaliado no comportamento e no currículo do candidato; 
  • faça as perguntas certas, entre elas: “me conte um pouco sobre você e sobre a sua história”, porque você vai avaliar não só as habilidades técnicas deste candidato, mas também as comportamentais;
  • investigue o histórico do candidato e se ele já entregou resultados nas outras empresas em que trabalhou. 

Seguindo esses passos, as chances de você encontrar alguém alinhado às expectativas e à cultura do seu negócio são muito maiores. E quem reúne a equipe certa já está com metade da batalha ganha.

2 - Porque ela aprimora a sua gestão empresarial

Comandante, talvez você nunca tenha parado para pensar sobre, mas você tem um grande papel durante a contratação. 

Quando você procura por pessoas que façam a diferença no seu time, você demonstra que está preocupado em fazer o seu negócio crescer e isso reforça o seu papel como gestor e como dono de empresa. 

Em outras palavras, esse tipo de comportamento demonstra que você está executando uma gestão empresarial 100% alinhada a um bom trabalho estratégico, visando o futuro e os resultados do seu negócio. 

Por isso, não subestime a sua função diante das contratações que você faz para a sua equipe. Você, mais do que ninguém, precisa saber qual é o tipo de funcionário que quer ter no dia a dia da sua empresa e na prospecção de resultados. 

3 - Porque a união faz a força 

Ser o dono de uma empresa não significa que você deve fazer tudo sozinho, acumular funções e trabalhar na parte operacional do negócio. Muito pelo contrário! Esse tipo de gestão só traz problema, dor de cabeça e vários incêndios para apagar.

Você, como dono de empresa, precisa trabalhar na parte estratégica, ou seja, focar em fazer o seu negócio crescer. As suas tarefas devem estar relacionadas ao desenvolvimento da equipe, a olhar os indicadores, a buscar parcerias, entre várias outras que visam deslanchar a sua empresa. 

Por outro lado, alguém precisa fazer o trabalho de rotina, que é o responsável pelo desenvolvimento da empresa, e ele deve ser delegado para os seus funcionários. 

Entendeu por que a contratação é essencial para o sucesso da sua empresa? Dessa forma, cada um assume a sua verdadeira função e, assim, unindo as suas forças para buscarem, juntos, por resultados. 

Considerações finais

Contratar bem é a palavra-chave para reforçar a sua gestão empresarial e fazer o seu negócio crescer. Por isso, não subestime essa parte tão essencial para o seu negócio, e procure por colaboradores que entreguem resultados, que sejam proativos e que estejam alinhados à sua cultura organizacional. 

Não tem jeito, Comandante: a única bala de prata da sua empresa é você.  Sendo assim, presta atenção nos pontos que fazem o seu negócio se desenvolver, não há nenhuma outra bala de prata que dê o resultado essencial que a sua empresa precisa.

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO