Desenvolvimento de equipes: fases e dicas para a alta performance!

28.09.2022
O trabalho de um líder vai muito além de somente comandar todos os colaboradores, atingir metas e fazer com que tudo fique em ordem.   Na verdade, é preciso trabalhar no desenvolvimento de equipes e assim, permitir com que todas as pessoas se desenvolvam de maneira individual para que possam agregar no time de forma geral.   Quer saber como começar essa ação em seu negócio? Confira abaixo mais sobre o que deve ser feito, quais são os cuidados necessários e muito mais.  

O que significa desenvolver uma equipe?

O que significa desenvolver uma equipe? O desenvolvimento de uma equipe é uma ação que líderes e comandantes inteligentes promovem dentro de sua companhia, sendo assim, são aplicados:
  • Planos de PDI;
  • Apresentação do plano de carreira;
  • Investimento em cursos de línguas, gestão ou demais aplicações;
  • Reuniões de alinhamento e 1:1 com constância.
Tudo isso será primordial para que um time de sucesso e integrado seja formado, além de aumentar o engajamento com todas as tarefas e demais aplicações que serão utilizadas.  

Importância do desenvolvimento de equipes de alta performance

Ainda não sabe bem ao certo sobre qual é a importância do desenvolvimento de sua equipe dentro de uma companhia?   Seja você do RH ou gestor de um time específico, é importante começar a aplicar essa questão o quanto antes, visando assim todas as melhorias significativas citadas abaixo:
  • Engajamento da equipe: aquele indivíduo que sente que a empresa está investindo em seu trabalho sente-se mais valorizado, executando seus afazeres com muito mais dedicação e lealdade;
  • Maior produtividade: por consequência, ele possui uma produtividade muito maior do que normalmente teria, aumentando assim o resultado como um todo;
  • Profissionais mais qualificados: quanto mais pessoas aptas a executar as ações dentro de uma empresa, maior valor se tem dentro de uma equipe, o que influencia nos dois tópicos citados anteriormente;
  • Trabalho em equipe: com estudos aplicados e maior contato com os demais colaboradores, o trabalho em equipe fica muito mais fácil e simples de ser feito;
  • Novas lideranças: por meio do estudo e cursos direcionados, têm-se uma maior possibilidade da descoberta de novos talentos e até de novas lideranças dentro de sua equipe;
  • Mais criatividade: quanto mais pessoas atuando em conjunto, é natural que se tenha mais criatividade e ideias inovadoras;
  • Comunicação transparente: com mais proximidade e mais aptidão para explicar as ações que são precisas, sua equipe será muito mais clara na hora de transmitir as informações, reduzindo o ruído e problemas;
  • Equipe autogerenciável: com todas as ações cada vez mais alinhadas, é natural que cada pessoa de sua equipe consiga executar todas as ações delegadas de forma individual, aumentando a independência de todos os envolvidos.
É sempre importante lembrar de uma das frases mais conhecidas do próprio Marcelo Germano:
Quanto mais importante é o seu sonho, mais importante é sua equipe!
Por isso, é primordial que tenha profissionais com o mesmo valor, atingindo assim, resultados cada vez mais surpreendentes e únicos!

Quais as fases de desenvolvimento de equipes?

Você sabia que existem algumas fases específicas do desenvolvimento de equipes? Confira quais são elas abaixo e saiba identificar qual é aquela em que sua empresa está posicionada!  

Formação

A primeira fase é chamada de formação, onde é comum que o novo gestor da equipe seja um completo desconhecido, gerando assim um distanciamento inicial.   Algumas das principais características desse momento, são:
  • Time inseguro;
  • Distanciamento entre as pessoas e o líder;
  • Produtividade reduzida;
  • Pré-conceitos traçados.
O que fazer?
É preciso que o líder se posicione e deixe claro em como conduzirá todos os processos necessários, porém, tenha cuidado para não ser ditatorial.   Além disso, seja transparente sobre o que você espera de cada membro de seu time, os objetivos e as metas que devem ser cumpridas.  

Desordem

Já nesse momento, é esperado com que todos os trabalhadores já tenham entendido quais são seus papéis e funções dentro do time, onde há mais maturidade de todas as partes.   Assim, o líder do time se sente mais seguro, mas, isso pode gerar um excesso de confiança, ocasionando problemas internos na equipe.   Aqui é preciso tomar cuidado com as panelinhas, com as vaidades pessoais e problemas de opiniões e objetivos.   As características desse caso incluem:
  • Confiança em demasia;
  • Problemas de concordância;
  • Produtividade baixa;
  • Perda de foco.
O que fazer?
É preciso retomar os rumos iniciais daquele grupo em questão, assim, o novo líder deve conversar com todas as pessoas de forma individual.   Certifique-se de que o time está cada vez mais unificado, focando nas habilidades únicas de cada um em prol da equipe, além de atentar-se para os possíveis conflitos internos.  

Normatização

Já nesse momento, é iniciada a formação do time e da essência da equipe.   Assim, os colaboradores aprendem a lidar mais com suas diferenças, entendendo e respeitando a particularidade de cada um.   É comum que as reuniões sejam muito mais produtivas, melhores aproveitadas e com mais visão das possibilidades que podem ser aplicadas no time.   Pode ser que até que novas amizades sejam formadas, onde muitas delas vão ser estimuladas até mesmo após a jornada de trabalho.   Os pontos de maior destaque desse momento, são:
  • Aumento de autoestima;
  • Redução de conflitos;
  • Maior criatividade;
  • Maior produtividade;
  • Unificação do time.
O que fazer?
Aproveite a criatividade de todas as pessoas para encontrar novas alternativas para eventuais problemas, defina estratégias e planos de ação para que resultados cada vez mais melhores surjam.   Esse é o momento em que o líder deve motivar toda sua equipe, elevar os elogios e mostrar que está satisfeito com o trabalho executando, aumentando cada vez mais a autoestima de cada um.  

Performance

Por fim, é nesse momento onde o alto desempenho acontece, principalmente pelo maior foco e determinação para que os demais objetivos sejam alcançados dentro do prazo estipulado.   É aqui que o espírito de luta é repassado por todos os envolvidos, gerando assim a equipe que costuma ser o sonho de todos os gestores.   É natural também que o foco seja na melhoria dos processos, sendo assim, a meta é apenas consequência de um ótimo alinhamento e de mais foco por todos os envolvidos.   Essa fase é composta de:
  • Aumento de autoestima;
  • Processos melhorados;
  • Mais criatividade;
  • Alta produtividade;
  • Metas alcançadas.
O que fazer?
Você, como líder do seu time, pode aproveitar esse momento para exigir e aumentar um nível cada vez mais qualificado de todos os colaboradores.   Além disso, aproveite para identificar aqueles colaboradores diferenciados para que torne-os líderes e estejam cada vez mais focados na gestão de pessoas.   Vale a pena também investir em um job rotation, onde cada indivíduo pode ter uma visão diferenciada de cada função de seu colega, sugerindo novas ideias e processos.  

Como desenvolver uma equipe de alta performance?

Como desenvolver uma equipe de alta performance? Se você chegou até aqui, é bem provável que queira saber o que deve ser feito para desenvolver ume equipe cada vez mais autogerenciável e obter resultados singulares, certo?   Acompanhe abaixo o que deve ser feito e lembre-se de sempre fazer a manutenção necessária com cada indivíduo:  

1. Faça fit cultural

O primeiro passo é de sempre encontrar pessoas que tenham a mesma cultura organizacional ou que sejam parecidas com a da sua companhia.   Com isso, as demais habilidades podem ser desenvolvidas para cada indivíduo, mas, o fit cultural é algo pessoal, único e nato de cada indivíduo.  

2. Crie dinâmicas que geram energia

Que tal criar dinâmicas que aumentem a energia e a interação entre todas as pessoas do seu time?   Você poderá ver dentro de pouco tempo ver os resultados positivos disso durante o dia a dia, portanto, inspire-se com algumas delas abaixo:
  • Método cumbuca: todos os colaboradores se comprometem a ler um capítulo de um livro escolhido. Em um dia da semana, se reúnem e alguém é sorteado para explicar. Se essa pessoa não realizar a explicação do capítulo, a discussão acaba ali;
  • Dinâmica Características em comum: divida o grupo em duplas ou trios e peça com que façam perguntas sobre o outro. Depois disso, vão descobrir que possuem várias características em comum.
Além de tantas outras para que seu time fique cada vez mais unificado, melhorando assim todas as atividades executadas diariamente.  

3. Tenha um plano de carreira, cargos e salários

Outro ponto importante é de ter um plano de carreira completo para demonstrar para seus colaboradores, além de atrair novos potenciais talentos para seu negócio.   Assim, tenha esse esboço disponível para que todos tenham acesso as informações e defina o que deve ser feito para se chegar até o cargo desejado.   Como consequência, você terá funcionários cada vez mais engajados, prontos para vestir a camisa da empresa e sempre buscando resultados além do esperado.  

4. Faça reuniões de alinhamento 

Outro ponto que merece atenção é a realização de reuniões de alinhamento constantes com seu time, onde é possível verificar se existem pendências ou problemas atrapalhando o andamento das coisas.   Uma das que devem estar dentro da sua programação é o 1:1, que é uma conversa mais próxima e individual com o indivíduo, perguntando mais sobre como está o clima de trabalho e até questões pessoais.   Tudo isso demonstra o quanto sua empresa se importa com o colaborador, visando melhorias e tornando o espaço de trabalho cada vez mais acolhedor para todos.  

5. Tenha planos de bonificação e reconhecimento

Você já pensou em aplicar moedas simbólicas dentro de sua empresa? Por incrível que pareça, isso pode ser um grande motivador para que o indivíduo sinta-se cada vez mais motivado e pronto para ir além.   Além disso, para aqueles funcionários com mais aplicação e diferencial, vale a pena pensar na remuneração variável ou bonificação monetária, realmente compensando-o pelo trabalho realizado.   Você verá que tudo isso trará resultados únicos e cada vez mais engajados dentro de seu time, portanto, não poupe esforços para que sua equipe esteja cada vez mais unificada e integrada.  

6. Invista em treinamento

Outro ponto que merece destaque é o investimento em treinamento, do qual pode ser estimulado via PDI - Plano de Desenvolvimento Individual.   Ele geralmente acontece quando o gestor cria atividades relacionadas ao cargo, como cursos específicos, o uso de ferramentas e até assistir palestras específicas, estimulando o aprendizado do colaborador.   Você também pode criar a sua própria universidade colaborativa dentro de sua equipe, onde com a disposição de livros, matérias, cursos online e demais possibilidades, permite o estudo e envolvimento.  

7. Acompanhe o desenvolvimento do time

Por fim, é seu dever como líder realizar o acompanhamento de todo o desenvolvimento individual e coletivo dos trabalhadores de seu time.   Tudo isso pode ser acompanhado por meio de indicadores, métricas e avanços em projetos, analisando o ritmo de cada e como isso impacta positivamente a equipe.   Confira abaixo mais sobre como funciona o método Cumbuca e comece a aplicá-lo o quanto antes dentro de sua companhia! https://youtu.be/oFmbFZcQjTY

O que não deve fazer parte do desenvolvimento de uma equipe?

Mas, o que atrapalha uma equipe em seu desenvolvimento? Confira abaixo algumas das principais causas e fique atento para que não as reproduza no ambiente corporativo!
  • Comandantes desmotivados: é preciso ter uma liderança forte e bem estruturada para que sua equipe esteja sempre em constante aprendizado, do contrário, é natural que a desmotivação domine todos os envolvidos;
  • Informação correta: passou-se o tempo em que as pessoas precisam aprender de tudo um pouco dentro de uma empresa. Hoje é preciso ter um foco maior nas questões que interferem no trabalho delegado e executado por cada um, evitando assim a sobrecarga;
  • Não promover o autogerenciamento: lembre-se de permitir e incentivar com que todas as pessoas de seu time sejam cada vez mais autogerenciáveis e saibam o que precisa ser executado sem a necessidade de alguém as supervisionando;
  • Falta de atenção com os colaboradores: você como líder deve estar sempre focado em como pode melhorar a integração e conexão entre todos os funcionários, sejam eles no modelo remoto ou não;
  • Problemas de comunicação: por fim, uma comunicação deturpada e que pode ocasionar demais problemas não é interessante, atrapalhando e dificultando o andamento do negócio.
Esses são alguns dos pontos primordiais de que você deve ter atenção em sua companhia, portanto, verifique se algum deles está sendo presente no cotidiano e trabalhe para mudá-los.  

Como a UniEAG pode ajudar no desenvolvimento de equipes

Você sabia que aqui no EAG, nós temos a UniEAG? Essa é a nossa universidade interna, onde todos os comandantes e colaboradores podem aprimorar seus estudos e estar sempre em desenvolvimento.   O que você está esperando para mudar de vez o rumo de sua companhia? Esse é o momento de fazer o seu programa EAG e atingir metas e parâmetros cada vez mais únicos e singulares.   Não perca tempo e mude de vez não somente o futuro de sua empresa, mas, invista cada vez mais em qualidade de vida e mais tempo para você e sua família! Comece hoje mesmo!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO