Leia Isso Antes de Treinar um Líder
30.08.2021Treinar um líder é um dos deveres mais importantes de um dono de empresa.
Apesar disso, pela quantidade de mensagens que eu recebo sobre esse assunto...
Posso perceber que ainda existem muitas dúvidas.
E a principal dúvida é:
Quanto tempo demora para treinar um líder?
Eu acredito que não existe um prazo exato.
Porque o que existe são as expectativas que você tem...
E a realidade.
É por isso que estou escrevendo esse post...
Para te ajudar a entender melhor esse processo.
Vamos lá!
Treinar um líder não é só sobre tempo
Em primeiro lugar, você precisa ter clareza de uma coisa:
Você está formando uma pessoa para ser líder em qual posição?
Por exemplo:
Se a pessoa é uma coordenadora e você quer que ela seja a diretora-geral da sua empresa...
Esse processo pode demorar uns dois anos.
Agora, se a pessoa vai ser promovida para liderar pessoas que exercem a mesma função que ela...
A preparação não vai precisar ser tão longa.
Ou seja, o tempo de treinamento vai depender de qual cargo a pessoa vai ocupar...
E se ela tem ou não conhecimentos específicos sobre esse cargo.
Entendeu a diferença?
Então vamos para a próxima etapa!
Organize um cronograma
Antes de mais nada, entenda o seguinte:
Como você vai treinar essa pessoa para ser líder?
Você vai colocar ela em um programa de treinamento?
Se for o caso, como é o programa de treinamento?
Qual é o cronograma? Quais são as fases?
Quais são os resultados que a pessoa precisa atingir em cada fase?
Ou seja, você precisa estruturar esse treinamento:
- Defina quantos meses vai durar;
- Quais são os marcos que a pessoa precisa atingir;
- Dê feedback constante.
O feedback é uma ferramenta poderosa para avaliar a performance da pessoa...
Porque é assim que ela fica sabendo se está dentro ou fora do cronograma.
E o feedback também é parte do processo de preparação e desenvolvimento da pessoa.
Como saber se o futuro líder está pronto
Para saber se a pessoa está preparada, você vai conversar com ela.
Sente com o seu colaborador e pergunte para ele:
- Você sabe qual é o seu papel?
- Sabe quais são as competências que você precisa desenvolver?
- O tempo que você tem para desenvolver essas competências está claro para você?
A partir dessa conversa, tanto você quanto o seu funcionário vão ter mais clareza sobre o processo...
E entender quais ajustes precisam ser feitos.
Você também vai ter um bom norte sobre quanto tempo vai demorar até a pessoa estar pronta.
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QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
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