Leia Isso Antes de Promover um Colaborador
07.07.2021Como dono de empresa, você pode ter vários motivos para querer promover um colaborador.
Inclusive já deve ter ouvido que precisa “colocar a pessoa certa no lugar certo”.
Mas como fazer isso?
Antes de mais nada, reflita sobre isso:
Você realmente conhece seu colaborador?
Sabe quais são as aspirações de vida dele?
Em resumo, você já parou para perguntar para o seu funcionário se ele quer ser promovido?
Vou te explicar por que é tão importante ter essas respostas:
Promover um colaborador não é um ato impensado
A primeira coisa que você deve fazer antes de promover um colaborador é entender isso:
Independentemente do nível de maturidade que seu funcionário está, ele vai voltar a ser um bebê quando começar a nova função.
Então você precisa se preparar para lidar com alguém que vai depender do líder direto para ser direcionado e desenvolvido.
Mesmo que esse funcionário esteja há anos na empresa...
Lembre que a função é nova para ele.
Ele vai precisar de treinamento, apoio, orientação...
Tudo que um novo funcionário precisa ao assumir um cargo.
Então você deve estar preparado para isso.
“Pessoa certa no lugar certo”? Promover um colaborador pode não ser sobre isso
Esse jargão do mundo corporativo não deve ser a base da promoção de nenhum funcionário.
Porque você pode até achar que aquele lugar é o certo para determinada pessoa.
Mas nada disso importa se a pessoa não quiser a nova posição.
E isso é muito simples de descobrir:
Você precisa conhecer seu funcionário.
Como?
Perguntando para ele durante uma reunião 1 a 1.
Conversando com ele sobre seu plano de carreira, seus sonhos, onde ele quer chegar dentro da empresa.
Se você não conhecer seu colaborador, não pode simplesmente pressupor que sabe quais são os sonhos dele.
E isso faz parte do trabalho do líder:
Descobrir as aspirações de cada membro da equipe...
Para então traçar uma estratégia para ajudá-los a chegar lá.
E se o próprio colaborador não souber?
Isso é mais comum do que você pode imaginar.
Porque no fundo, todo mundo quer ganhar mais.
E às vezes a pessoa supõe que para ganhar mais, precisa ter um cargo de gestão...
Mesmo que não tenha a menor ideia do que significa ser líder.
Mas existem soluções para isso:
- Orientação vocacional
- Processos de coaching
- Conversas esclarecedoras com o líder
Entre outras técnicas que seu funcionário pode utilizar para se conhecer melhor.
E entender quais são seus talentos e onde ele pode aplicar seus talentos da melhor forma.
Quando o colaborador souber quais são os seus pontos fortes...
Vai conseguir direcionar sua carreira para onde quer chegar e fazer aquilo que gosta.
E você vai saber se ser promovido para determinada função é algo que seu colaborador realmente gostaria que acontecesse.
Lembre-se:
Quem trabalha fazendo o que gosta...
Trabalha muito melhor.
Ainda precisa de ajuda?
Os Comandantes que participam do Programa EAG recebem a ferramenta Conheça Seu Colaborador, que ajuda a guiar as conversas entre líder e liderado.
Para se inscrever no Programa EAG, clique aqui!
QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
-
Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
-
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
-
Ferramentas
- Habilidades empreendedoras
- Oportunidades de negócio
- Plano de negócios
- Finanças e gestão financeira
- Marketing e vendas
- Gestão de equipe
- Inovação e adaptabilidade
- Networking e parcerias
- Gestão do tempo e produtividade
- Monitoramento e avaliação
- sobrecarga no trabalho
- plano de negócios
- Relacionamento empresarial
- Tolerância de atraso
- pedido de demissão
- modelagem de negócios
- automatização de processos
- relacionamento profissional
- trilha de carreira
- saúde do trabalhador
- licença remunerada
- matriz de eisenhower
- ética empresarial
- playbook de vendas
- liderança feminina
- obrigações fiscais
- planejamento tático
- absenteísmo
- contratação freelancer
- pequena e média empresa
- cliente insatisfeito
- ARR
- compliance
- fases do processo empreendedor
- jornada do colaborador
- contrato por tempo determinado
- 5 forças de porter
- balanced scorecard
- demissão em massa
- softwares de gestão
- programa para autônomos
- empowerment
- aprendizagem autodirigida
- matriz ansoff
- metas individuais
- autonomia no trabalho
- captação de recursos
- como reduzir custos na empresa
- vender férias
- o que é ESG
- comportamento do consumidor
- técnicas de autogerenciamento
- avaliação de liderança
- controle interno empresarial
- produtividade empresarial
- autogerenciamento no trabalho
- indicador de frequência
- gestor
- avaliação de desempenho individual
- segmentação de mercado
- roadmap
- marketing personalizado
- processos empresariais
- vantagens do modelo de empresa autogerenciável
- cultura de inovação
- dinâmica de grupo online
- growth marketing
- matriz bcg
- método moscow
- capacitação gerencial
- digitalização de processos
- empresa humanizada
- erp para pequenas empresas
- hábitos de sucesso
- tração startup