Líder centralizador: o que é? Exemplos e como deixar de ser

07.08.2022
Existem vários tipos de liderança que comandantes podem adotar em sua empresa, mas claro, cada uma delas possui seus benefícios, desvantagens e consequências.   Você sabe do que se trata a liderança centralizada? Se não, é a hora de saber mais sobre os detalhes, como funciona, quais são os cuidados necessários e muito mais. Acompanhe!  

O que é liderança centralizada?

Esse é um modelo em que as decisões são tomadas de forma centralizada, implicando assim na liderança vertical.   Assim, todos os próximos passos ficam nas mãos dos gestores e administradores, onde acontece a instalação de padrão de processos e comunicação.   As responsabilidades são aplicadas por quem possui uma visão geral e holística da empresa, além de qual mercado se está posicionado, desenvolvendo assim estratégias a longo prazo.  

Liderança centralizada VS Liderança descentralizada

Liderança centralizada VS Liderança descentralizada Ficou em dúvida? Veja abaixo quais são as principais diferenças entre a liderança centralizada e a descentralizada:  

Liderança Centralizada

Há a concentração de toda a autoridade em uma pessoa, que está no topo da hierarquia da empresa.   Assim, existem pessoas especialmente posicionadas em posições hierárquicas superiores, reduzindo os estágios na tomada de decisão.   Isso costuma acontecer para manter o nível de integração da empresa cada vez mais elevado.   As vantagens nesse caso, são:
  • Maior controle das decisões;
  • Uniformidade nos processos e decisões;
  • Maior comunicação vertical;
  • Facilidade nos processos e avaliações;
  • Redução de desperdícios.
Já as desvantagens são:
  • Decisões longe da questão;
  • Demora para resolução de questões;
  • Dependência maior do RH e demais setores.

Liderança descentralizada

Aqui há a dispensa dos líderes de mais altos cargos da hierarquia, onde as demais decisões são tomadas pelos colaboradores.   Assim, as decisões são tomadas cada vez mais pelo próprio setor, ou, órgão de execução.   Essa ação costuma ser tomada em companhias que querem descobrir quais são as decisões tomadas por cada grupo, e quais são as que mais surtem efeito.   Além disso, é tomada quando há uma carga mais elevada de trabalho, implementando a dentro do negócio.   As vantagens nesse caso, são:
  • Mais autonomia para os líderes;
  • Maior agilidade na hora de tomar decisões;
  • Muito mais criatividade na hora de resolver problemas;
  • Há menos dependência de outras áreas;
  • Uso e otimização de recursos;
  • Maior motivação dos funcionários, assim como retenção de talentos;
  • Uso de conhecimentos diferenciados.
Enquanto as desvantagens, são:
  • Falta de padrão nas decisões;
  • Problemas de controle;
  • Maior chance de desperdício e duplicidade de tarefas;
  • Comunicação com ruídos.
  • Problemas com responsabilização.

O que é ser um líder centralizador?

O líder centralizador é muito encontrado dentro das organizações, onde costuma tomar decisões sem consultar a equipe, além de maiores dificuldades na hora de delegar tarefas.   Algumas das principais características de um líder centralizador, são:
  • Não escuta seus colaboradores;
  • Aplica demandas urgentes;
  • Centraliza a maioria das tarefas para si mesmo;
  • Possui dificuldade em delegar atividades para os demais colaboradores;
  • Costuma ter pouca paciência;
  • Possui firmeza na tomada de decisões.

Exemplos de líder centralizador

Está pensando em quais são os exemplos mais comuns dos líderes centralizadoras? Confira abaixo dos perfis para refletir e verificar se você mesmo não possui esse estilo!   Além disso, clique aqui e confira todos os tipos de liderança existentes e confira cada uma de suas características.  

Perfil 1:

O líder que acabou de chegar nessa função, é comum que queira tomar as principais decisões sobre o que acontece dentro do seu setor, deixando de lado a opinião dos demais colaboradores.   Além disso, possui forte tendência a centralizar todas as tarefas consigo mesmo, ou, quando delega as tarefas, realiza microgerenciamento, com o pensamento de que "ninguém faz igual a ele".  

Perfil 2:

Com as mesmas características anteriores, pode ser um nível mais potencializado da função, ignorando as necessidades e demandas precisas pelos demais funcionários.   Assim, isso tem impacto direto na produção e engajamento da equipe, diminuindo a possibilidade de crescimento dos demais membros do time, o que futuramente resultará na perda de talentos.   Esses são apenas alguns dos perfis de líderes centralizados, o que muitas vezes podem ser a mesma pessoa em uma!  

Desvantagens do líder centralizador

E quais são as desvantagens efetivas de um líder centralizador dentro de uma empresa? Confira abaixo:
  • Não compartilha objetivos e resultados: é preciso que essa ação aconteça para que todos saibam exatamente o que está sendo buscado e o que deve ser feito para atingir o objetivo;
  • Falta de flexibilidade ou exagero: aqui, é essencial compreender como lidar com uma equipe de diferentes pessoas, não sendo muito duro e nem muito flexível;
  • Não ouvir o time: quando há a abertura de comunicação, são muitas as diferentes ideias que podem surgir, inovações e assim, reduzir erros ou problemas dentro do time.
  • Não dar o exemplo: para que os demais funcionários sigam o que você faz, é preciso ser exemplo, ter boas práticas e ter uma ética impecável;
  • Não reconhecer seus erros: todas as pessoas cometem erros, portanto, é essencial admiti-los, criando assim um clima organizacional positivo e mais moral para todos os envolvidos.
Se esse é o seu estilo, pode ser interessante começar a adotar novos hábitos e assim, ter uma empresa cada vez mais autogerenciável. Entenda abaixo como:  

Como ser um líder menos centralizador?

Como ser um líder menos centralizador? Confira abaixo algumas ações que devem ser executadas no dia a dia para quem quer deixar de ser um líder centralizado e ter resultados singulares, além de uma equipe de alta produtividade:  

Aprenda a delegar tarefas 

É primordial que o líder saiba delegar tarefas para o seu time, assim, poderá ficar no comando das partes operacionais, direcionando a empresa com muito mais foco e objetivo.   Essa é uma das partes que devem fazer parte do dia a dia, visto que apenas uma pessoa não possui a capacidade - tanto mental e nem fisicamente -, de dar conta de todos os afazeres de uma equipe.  

Crie confiança no seu time

Quem nunca ouviu a frase: "Só eu sei fazer"? Esse é um dos maiores erros dos comandantes e líderes centralizadores.   É importante criar confiança não somente individual, mas, com todo o time envolvido, assim, terá uma equipe cada vez mais autogerenciável e pronta para atender a todas as demandas delegadas.   Marcelo Germano possui uma frase que pode te inspirar a investir cada vez mais em um time de qualidade:
Quanto maior o seu sonho, mais importante é o seu time!
Por isso, é a hora de começar a recrutar verdadeiros talentos para que sua companhia se torne cada vez mais produtiva, alcance resultados exclusivos e claro, você tenha mais qualidade de vida como empreendedor.  

Faça feedbacks e alinhamentos

Ao formar uma equipe, é essencial que todos os trabalhadores saibam exatamente quais são as funções que devem ser executadas, além disso, devem ser realizadas constantes reuniões para:
  • Alinhamento de expectativas: tenha a certeza de que todos os envolvidos estão cientes do que a empresa está esperando dos serviços prestados, quais são os próximos passos dentro do plano de carreira e o que deve ser feito para que os objetivos sejam concluídos com sucesso;
  • Reunião 1:1: ao realizar o 1:1 com periodicidade, é possível ter mais proximidade com o indivíduo, entender quais são as dificuldades, facilidades e claro, criar muito mais conexão e pessoalidade com esse colaborador;
  • Feedbacks: aplicar feedbacks de forma constante é essencial para que todos os envolvidos saibam o que deve ser melhorado, quais são os pontos que podem ser fortalecidos e cuidados necessários dentro do ambiente empresarial.
Tudo isso resultará em uma equipe cada vez mais feliz, em um clima organizacional mais saudável e claro, integração entre todo o time.  

Desenvolva os funcionários

Ao desenvolver os funcionários, você poderá aumentar cada vez mais o nível de maturidade, deixando-os cada vez menos dependentes do seu auxílio.   Ter uma empresa autogerenciável é sinônimo de liberdade e de produção de alta qualidade, portanto, é de suma importância que comece a adotar os passos iniciais para que essa mudança se concretiza.   Além disso, ao desenvolver funcionários, você aumenta cada vez mais a retenção de talentos dentro de sua companhia, tornando-a cada vez mais valiosa e procurada por novos colaboradores de sucesso.  

Faça gestão à vista

Ao adotar a gestão à vista, todos os funcionários estarão por dentro do que está acontecendo com o time, quais são as próximas ações que devem ser adotadas e claro, o que pode ser melhorado ou continuado.   Manter todos informados sobre o que está acontecendo com a equipe é essencial para que aconteça o aumento da confiança entre todos os colaboradores, produtividade e engajamento.   Quer saber mais sobre o que deve ser feito para se tornar um empresário cada vez menos centralizador? Confira abaixo no vídeo informações completas com Marcelo Germano. https://youtu.be/cr8Zm-Brfe0

Benefícios de não ser um líder centralizador

Ok, mas agora que você já viu que ser um líder centralizador não é a melhor das propostas para sua empresa, quais são os benefícios do contrário?
  • Equipe autogerenciável: com um time que sabe executar as atividades de forma individual, você possui muito mais tempo para direcionar as ações do operacional e focar no atingimento de metas;
  • Mais tempo e qualidade de vida: o líder ou comandante poderá ter muito mais tempo para desenvolver seus projetos pessoais, além de conseguir descansar sem ter o medo de que as coisas não estão andando;
  • Maior engajamento dos funcionários: ao valorizar os seus funcionários e a equipe, há a criação de senso de dono com todos os colaboradores, o que retém mais talentos e gera equipes cada vez mais ricas;
  • Processos especificados: quando uma pessoa fica designada para determinada função, a probabilidade é de que seja executada com muito mais qualidade e atenção.
E muitos outros! Confira abaixo depoimentos de comandantes que depois da Imersão EAG, obtiveram resultados cada vez mais positivos dentro sua empresa, principalmente com a descentralização de liderança!   Thiago Carvalho conta que com a liderança centralizadora, tinha o caos da capacidade de crescer. Quer entender mais? Confira o vídeo abaixo! https://youtu.be/V0bg_h9jqqo Priscila Neri conta que tudo mudou quando deixou de lado a contratação pela expertise, mas sim, pelo o que a pessoa é.   Além disso, ela conta que conseguiu viajar pela primeira vez na vida sem que a empresa sucumbisse ao caos! https://youtu.be/RPF6BCJmvFM Eduardo Dutra conta que depois que aprendeu a delegar sua equipe, agora consegue tirar férias quando bem quiser! https://youtu.be/9jw7v0Rh1vA Alícia Ayala fala em seu depoimento que depois de tornar sua equipe autogerenciável, faturou 1,5 milhões depois de 11 meses! Entenda como! https://youtu.be/N4mTvi4lJn0 Marianny Borges conta que depois de ter uma trombose e demais problemas no pulmão, decidiu mudar de vida. Com a Imersão EAG, hoje ela faz aula de inglês, de música e retornou as atividades que tanto ama! https://youtu.be/46x0qU8bPtc Rodrigo Perdigão em seu depoimento comenta que depois de conhecer o EAG, hoje possui 70% de seu tempo novamente em suas mãos para fazer o que bem entender! https://youtu.be/aoRtjrQY5d4 O que você está esperando para se tornar o próximo depoimento de sucesso? Conheça o Programa EAG e torne sua empresa cada vez mais autogerenciável e bata metas excepcionais!  
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO