Será que o Problema é Falta de Mão de Obra Qualificada?

Você também acredita que o mercado está sem mão de obra qualificada?

Porque vários empresários me mandam mensagens reclamando da falta de gente capacitada…

Mas já adianto que não concordo com isso!

Afinal, não é porque você ainda não conseguiu contratar uma pessoa qualificada…

Que não existam pessoas assim no mercado.

Então o que está faltando?

Eu vou te explicar aqui nesse post.

Vamos lá!

Contratar mão de obra qualificada é um grande desafio

Sim, Comandante…

Eu concordo que não é fácil contratar pessoas capacitadas que se encaixem com a cultura da sua empresa…

Porém, na minha experiência como empresário, sempre que alguém me fala o seguinte:

“Não existe mão de obra qualificada na minha cidade…

No meu bairro… Na minha região…”

Isso significa que, na verdade, esse alguém não tem um bom processo de contratação.

E também não tem nenhuma maneira de atrair bons funcionários.

Então como essas empresas contratam os colaboradores?

De qualquer jeito.

Às vezes por indicação de um conhecido, amigo, familiar…

Mas sem fazer as perguntas certas e nem entender quais são os valores dessa pessoa.

E qual é o resultado disso?

O empresário reclamando que o mercado está com falta de gente qualificada…

Porque ele não encontra ninguém bom.

Por isso toda empresa precisa de um processo de contração.

E dentro de um processo de contratação, existem duas maneiras de você encontrar seus candidatos:

Busque as pessoas certas para trabalhar com você

Em primeiro lugar, vamos falar sobre caçar os talentos.

Você pode fazer isso de vários jeitos, com diferentes metodologias.

Mas o ponto principal é:

Entenda qual é o tipo de pessoa que você precisa…

Quais são suas capacidades técnicas?

Como ela deve se comportar no dia a dia?

A partir disso, você pode procurar pessoas que se encaixem nesse perfil.

Atraia a mão de obra qualificada para a sua empresa

A segunda maneira de encontrar gente boa para trabalhar com você é através do employer branding.

Employer branding significa marca empregadora.

E isso nada mais é do que a reputação da sua empresa para o cliente interno.

Ou seja, o funcionário.

Se a reputação da sua empresa é de salário atrasado, poucos benefícios, péssimo ambiente para se trabalhar…

Provavelmente nenhum talento vai querer trabalhar para você.

É por isso que existem várias ações para que os candidatos escolham a sua empresa.

Por exemplo:

Expor a cultura do seu negócio nas redes sociais.

Mostre ao público como sua empresa funciona, como os funcionários são tratados, qual é a sua missão…

Uma rede social em específico é bastante utilizada nesse quesito: o Linkedin.

Confira aqui o Linkedin do EAG Empresa Autogerenciável e observe essas ações.

A falta de mão de obra qualificada é só uma crença

É nisso que eu acredito.

Eu acredito que pessoas capacitadas estão em todos os lugares…

Inclusive dentro da sua empresa.

Porque além de você contratar as pessoas certas…

Você também deve desenvolver seus colaboradores.

Dessa maneira, sua empresa terá cada vez mais pessoas qualificadas.

E como você desenvolve seus colaboradores?

Através da liderança.

A Liderança é um dos pilares de uma empresa autogerenciável.

Se você precisa de ajuda nesse desenvolvimento, se inscreva no Programa EAG.

É só clicar aqui.

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