Negócios autogerenciáveis: empresários, o futuro chegou

07.05.2020

Toda empresa, de qualquer segmento, vai ter concorrentes atuando na mesma área. Mas você já pensou no que pode te destacar em relação a eles? Uma dica: um dos fatores mais importantes está totalmente ligado à sua liderança: a contratação

É isso mesmo, Comandante: a contratação é a chave do sucesso de qualquer empresa e do destaque dela perante à concorrência. Eu costumo dizer que a melhor estratégia com as pessoas erradas vai falhar sempre, mas se você tiver uma estratégia que não é a melhor do mundo, mas com as pessoas certas, executando com disciplina, você sempre vai ganhar da concorrência. 

Gostou do que eu falei, mas ainda não sabe como encontrar a equipe dos sonhos? Não tem problema: continue lendo e veja o que eu, Marcelo Germano, fundador do EAG - Empresa Autogerenciável, faço para trazer os funcionários certos para os meus negócios.

Boa leitura e mãos à obra!

Quem são as “pessoas certas” para o seu negócio? 

São aquelas que se identificam com os valores e com o jeito do seu negócio funcionar. Dessa forma, elas enxergam o seu sonho como se fosse o delas também e, assim, conseguem alinhar às suas expectativas de forma muito mais rápida e eficiente.

De que forma a sua liderança interfere nesse processo de contratação?

A sua gestão tem total interferência durante o processo de contratação, porque quando você REALMENTE procura por funcionários de alta performance para a sua empresa, você demonstra que está preocupado em se destacar da concorrência, em bater metas e em atingir resultados. 

Inclusive, muita gente não sabe disso, mas contratar certo também faz parte do seu papel de dono, que é um trabalho estratégico, 100% voltado para fazer a sua empresa crescer. 

Por isso, não subestime a sua função diante das contratações que você faz para a sua equipe. Afinal de contas, você é a pessoa mais interessada em reunir um time de peso para fazer a diferença no dia a dia da sua empresa.

Como contratar certo?

É hora de executar, Comandante! Eu falei mais sobre como contratar a equipe dos sonhos neste vídeo, mas também recomendo que você pegue papel, caneta e anote as dicas que eu darei a seguir. 

Esteja imerso no processo de contratação

Contratar não é simplesmente fazer três perguntas e ir embora. Na realidade, a contratação é um funil: é um processo longo e com várias etapas, mas que faz toda a diferença no final, contratando pessoas que ajudem você a montar um time de alta performance. Olha só como isso pode ajudar você a performar melhor do que a concorrência:

 

https://youtu.be/sINIUYMv5LM

Você precisa já saber qual é o perfil da pessoa ideal para fazer parte do seu time; avaliar as competências e as habilidades técnicas e comportamentais de cada candidato; e pedir para cada pessoa comprovar os resultados que já entregou em outras empresas. 

Investigue o histórico do candidato 

Quando eu falo isso, não significa que você precisa dar um de Sherlock Holmes e perder horas do seu dia investigando o passado de cada candidato. Hoje em dia, basta entrar em contato com as empresas que aquele cara já trabalhou, pedir por referências e perguntar se essa pessoa já entregou resultados. 

Sabe por que isso é importante? Certa vez, eu precisei contratar uma pessoa com capacidade de execução. Durante a entrevista, eu cometi o erro de perguntar se ela era boa de execução, e é claro que ela me disse que sim. Eu não investiguei para ter a prova. Confiei na palavra dela e a contratei. Porém, a execução não aconteceu porque ela não tinha experiência comprovada nisso. 

Pode ser, Comandante, que mesmo você fazendo essa investigação, e comprove que essa pessoa já entregou resultados, ela não consiga entregar na sua empresa. Mas ao fazer essa investigação, você diminui as chances de ter uma dor de cabeça lá na frente. 

Dê feedbacks

Uma vez que você passou por todas as etapas do processo de contratação e chamou a pessoa certa, é hora de exercer a sua liderança e trabalhar no desenvolvimento desse novo colaborador.

Não se esqueça que toda empresa é feita de pessoas e de processos, e para ter melhores processos, é necessário desenvolver as pessoas que os executam. E isso também faz parte do seu papel de dono.

Por isso, esteja focado em alinhar constantemente as expectativas, as metas e os objetivos da sua organização com essa pessoa, e dê os seus respectivos feedbacks, ou seja, aponte o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para ela se desenvolver cada vez mais.

Por essas e outras, eu repito: a empresa é o reflexo do dono. Se você não traçar metas e não garantir a execução desses planos de ação, os resultados serão ruins e a sua empresa vai ficar andando de lado.

Considerações finais

Seguindo esses passos, as chances de você encontrar alguém alinhado ao seu negócio e capaz de entregar resultados excelentes são muito maiores. E quem reúne a equipe certa já está com metade da batalha ganha.

Lembre-se, Comandante: não existe uma bala de prata que vai resolver todos os seus problemas de uma vez. Isso está inteiramente sob sua responsabilidade. 

Portanto, você é a bala de prata da sua empresa, desde que você aja com meta, plano de ação e execução, ou seja, que esteja comprometido com o próprio negócio, focado no lucro e em desenvolver pessoas. 

Ao agir dessa forma, pode acreditar em mim: você vai sair na frente da concorrência sem nem pestanejar. 

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO