O que fazer para chegar a uma equipe de alta performance?

17.12.2015
Formação de time Esta etapa é quando você identifica que seus funcionários não sabem trabalhar em equipe. Eles estão envolvidos em um grupo de pessoas, mas não há aquele sentimento de equipe que se une para trabalhar por um propósito. Isso acontece quando você percebe que seus colaboradores trocam somente informações sobre trabalho, não há nenhuma interação fora do ambiente de trabalho. Se os seus funcionários são esquivos ou evitam se comunicar quando o assunto não se refere as atividades na empresa, você precisa agir rápido. Separei cinco sugestões para você pensar na gestão de seus funcionários: . Facilite a integração dos seus colaboradores Quando novas pessoas se juntam a equipe, ocorre o caso de alguns colaboradores não se sentirem a vontade. Este sentimento de não pertencimento causa uma falta de entrosamento e relacionamento com as outras pessoas. Cada um vai desempenhar suas funções sem ter a necessidade de contar com o apoio do companheiro de trabalho. O segredo é fazer com que o colaborador frequente mais o ambiente de trabalho atuando não somente como um funcionário, mas que se sinta parte da equipe interagindo com os colegas. Uma das sacadas é fazer com que o colaborador visualize o dono da empresa como alguém acessível e que facilite sua integração no ambiente corporativo. .Conheça seu colaborador. Uma técnica muito utilizada entre as interações de time é fazer com que cada colaborador compartilhe sua história, conte um pouco sobre si para os colegas da equipe. Você como líder é sua responsabilidade em dar essa oportunidade para seus funcionários se conhecerem melhor. .Oriente sua equipe A qualquer momento novas pessoas estão entrando na empresa e o primeiro passo é introduzir essa pessoa nos valores e na missão que a organização segue. Entretanto, é importante que a equipe inteira volte a rever esses pontos e relembre os objetivos e o propósito da organização. .Deixe as metas e os objetivos estabelecidos É muito importante que todos da empresa saibam os objetivos e as metas da empresa. Envolver os colaboradores no propósito da organização é fazê-los se sentir responsáveis por cada meta estabelecida.

Facilite a integração

Aqui nós temos uma equipe que se reúne todos os dias, cumpre suas obrigações, mas ainda não desenvolveu aquela conexão de time. Daí você pode até me perguntar: mas se o time está trabalhando bem, desempenhando suas atividades, por que continuar a melhorá-lo? Porque eles podem fazer mais. Você, na figura de um líder e dono da empresa, tem o dever de empoderar seu time a ser mais produtivo, entregar mais resultados e aumentar a qualidade de satisfação de cada funcionário, fazendo-o se sentir parte da equipe. Para te ajudar neste estágio, separei algumas dicas para você: .Defina novos objetivos. Quando o time está confortável com suas metas nada o incentiva a realizar mais. A ideia aqui é desafiar seus colaboradores com novos desafios, pois é durante esse tempo que eles estão estimulados a superar suas capacidades e entregar cada um o seu melhor. .Capacite seus funcionários. É normal o funcionário sentir-se incapacitado de realizar alguma tarefa ou ache que não está crescendo na empresa. Chame seu colaborador e descubra o que ele quer aprender e quais são as suas dificuldades. Em seguida, ajude-o promovendo encontros com profissionais capacitados que possam ajudá-lo a se desenvolver melhor na organização. .Crie cultura de inovação na empresa. Inovação proporciona mudança e crescimento individual e à equipe. Ronald Dauscha, Diretor de Estratégia & Inovação do Grupo Siemens no Brasil, costuma conceituar cultura de inovação como a “ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do ímpeto natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos que potencializem estas iniciativas”.

Uma equipe de alta performance

Se você chegou até aqui é porque falta pouco para você ter uma equipe de alta performance. Caso você já tenha aplicado as dicas anteriores é bem provável que sua empresa tenha uma equipe eficiente e sinérgica. Mas isso não significa que o trabalho está feito. É preciso continuar o acompanhamento e o desenvolvimento da equipe e mantê-la motivada. .Comemore o sucesso da equipe. Grande parte da motivação de um time acontece quando os colaboradores são reconhecidos por um trabalho bem executado. Alcançar as metas é sempre um desafio para qualquer time ainda mais quando o prazo é curto e há muito trabalho envolvido. Isso causa um pico de estresse e atinge o emocional dos membros afetando nas suas atividades e no ambiente corporativo. Por esse motivo, é sempre importante reconhecer o esforço realizado e comemorar os resultados atingidos, sem pensar duas vezes. Uma vez que a celebração do sucesso acontece, os funcionários retornam as suas atividades mais entusiasmados e com as energias renovadas. .Seja um facilitador “Quando você coloca os líderes como facilitadores, os funcionários se tornam protagonistas”. Essa frase do gestor de projetos da Mercur, João Vogt, é exatamente o sentimento que surge na sua equipe quando você, dono de empresa, tem um time que perfoma em alto nível. Esta equipe irá funcionar independente se o líder está presente ou não na empresa. A sua função é delegar as atividades, dar suporte a qualquer momento, remover obstáculos e criar condições necessárias para que sua equipe atinja os resultados esperados. . Divirtam-se Algumas empresas estão adotando o costume de realizar o conhecido Happy Hour após o expediente dos funcionários. É um excelente momento de integração não só entre o time, mas com todos os colaboradores da sua empresa. A Groupon, site de e-commerce, acredita que promover Happy Hour é a forma mais eficaz para integrar os funcionários. A empresa tem mais de 600 pessoas espalhadas em 27 escritórios pelo Brasil e realiza Happy Hour em todos eles. Esse processo parece complexo e exige bastante empenho, mas pode ter certeza que o esforço vale a pena e os resultados da sua empresa serão melhores e a satisfação dos seus funcionários melhores ainda. E para você identificar qual estágio está a sua equipe, preparei um rápido checklist com alguns itens para você avaliar. Espero que seja útil. Bibliografia https://endeavor.org.br/a-cultura-de-inovacao-nas-empresas/ http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/6-empresas-que-organizam-happy-hour-entre-os-funcionarios#3 http://www.bematech.com.br/administrador/app webroot/files/imprensa/press_releases/1434571907-17062015.jpg http://www.bematech.com.br/administrador/files/imprensa/press_releases/1434571907-17062015.jpg]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO