O que fazer quando um funcionário pede aumento de salário?
15.02.2021Caro Comandante,
Muitos empresários ainda têm dúvidas, quando o assunto é salário.
E quando um funcionário chega pedindo aumento do salário...
Aí o bicho pega.
Ainda mais quando o funcionário é excelente.
Daí, quando chegam nessa situação, muitos empresários me perguntam o que fazer.
E o que eu tenho para dizer é o seguinte:
Você pode lidar com essa situação de várias formas.
Mas, de acordo com a minha trajetória e com o que eu faço hoje, eu vou te mostrar dois caminhos.
Daí, quando o funcionário chegar para você pedindo aumento de salário, você vai estar mais preparado.
Preparação necessária para definir o salário
A primeira coisa que você precisa fazer, é realizar uma pesquisa de mercado.
É assim que você se prepara, para o caso de um funcionário pedir aumento.
Por isso, a pesquisa precisa ser feita com empresas do mesmo ramo que o seu negócio.
Assim, você consegue ter dados de salários mais próximos da realidade da sua empresa.
Na pesquisa, você vai comparar qual é o salário que as empresas pagam para determinado cargo...
E assim, você consegue fazer uma média de salário para o cargo que você está pesquisando.
Para fazer a média do salário, é bem simples:
É só somar todos os valores de salário que as empresas pesquisadas pagam, e dividir pelo número de empresas que compõem sua pesquisa.
Pronto: você já tem a média de salário.
E você pode escolher entre pagar exatamente o valor da média...
Ou pagar um salário acima da média.
Daí, quando chegar a situação do funcionário pedir aumento, há dois modos de prosseguir.
Primeiro modo: quando você paga salário acima da média
Se você decidiu pagar um salário acima da média, você vai comunicar para todo mundo.
Aqui, é importante que o seu RH esteja munido de pesquisas, para comprovar que os funcionários recebem salário acima da média do mercado.
E se algum funcionário chegar pedindo um aumento...
Você pode falar para ele:
"Olha, de acordo com a média do mercado, a gente paga um salário acima da média, conforme o que a gente promete para todo mundo que entra e trabalha.”
Daí, você mostra as pesquisas coletadas.
Sabe por quê?
Porque não é só falar... Você também precisa provar o que está falando.
Segundo modo: pagar salário acima da média + salário invisível
Caso você decida pagar exatamente a média de salário do mercado...
Ainda assim, você e o seu RH precisam estar munidos de pesquisas.
Porque você precisa provar o que você fala.
Então, se o funcionário chega e pede um aumento de salário, você pode falar o seguinte:
“Olha, nós pagamos um salário que é exatamente a média do mercado.
Ou seja: o salário que te pagamos é competitivo com o valor médio de mercado.”
E após dizer isso, você apresenta as pesquisas coletadas.
Daí, é necessário ressaltar uma coisa:
Quando você decide pagar o salário exatamente igual à média do mercado...
É necessário pagar um salário invisível.
Para quem não conhece, salário invisível pode ser interpretado como os benefícios de se trabalhar na sua empresa.
Para ser mais específico, o salário invisível pode ser definido como um ambiente onde a pessoa goste de trabalhar.
Nesse ambiente, a pessoa pode ser desafiada e pode se desenvolver.
Além de que, esse ambiente, é composto por pessoas de boa qualidade.
E tudo isso vale mais do que dinheiro, do que o salário propriamente dito.
Sabe o que mais vale mais do que qualquer dinheiro no mundo?
Nossos conteúdos gratuitos.
Por isso, vou deixar esses vídeos, para você aprender mais a lidar com os funcionários desde a contratação, até quando eles pedem um aumento.
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QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
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