Quais São os Comportamentos Fundamentais de um Líder?

24.01.2022
eag-comportamentos-de-um-lider
Se você está pensando em promover alguém, também deve estar preocupado com os comportamentos de um líder.   Afinal, você precisa saber o que esperar de uma pessoa que vai assumir uma posição de liderança.   Por isso resolvi escrever esse post, explicando em detalhes os 7 comportamentos fundamentais de um líder.   Vamos lá!  

Os 7 comportamentos de um líder

  Em primeiro lugar, reafirmo que treinar um líder deve ser uma das principais tarefas de um dono de empresa.   Porque é capacitando seus colaboradores que você constrói uma equipe de alta performance que pode trabalhar sem a sua presença constante.   Quando o assunto é treinamento de líderes, uma das perguntas que mais recebo é:   “Mas quanto tempo demora para treinar alguém?”   Se você também tem essa dúvida, confira esse post aqui.   Agora sim, vamos entender quais são os 7 comportamentos que todo líder deve ter:  
  1. Iniciativa

  O primeiro comportamento fundamental de um líder é a iniciativa.   Se alguma coisa precisa ser resolvida, o líder é a pessoa que vai imediatamente tomar a frente.   Então ele não vai dar um passo para trás e dizer:   “Mas quem vai resolver isso?”   O líder é a pessoa que vai falar:   “Pode deixar que eu faço isso!”  
  1. Não foge do diálogo

  Primeiramente, entenda uma coisa muito importante:   A liderança é feita através de conversas.   Isso significa que o líder precisa entrar em diálogos...   E precisa ter estômago para saber se comportar em conversas difíceis.   Além disso, frequentemente líderes vão defender ideias.   Porém, como uma pessoa vai defender uma ideia se fugir do diálogo?   Por isso o líder precisa entender que a conversa é um dos pilares da liderança.  
  1. Vive os valores da empresa

  O líder deve ser o guardião da cultura da empresa.   É aquele que deve policiar os outros colaboradores...   Trazer as ideias do dono da empresa...   E garantir que toda a operação seja executada dentro dos valores e da cultura da empresa.  
  1. Assumir a responsabilidade

  Aqui estamos falando principalmente de comprometimento.   Ou seja:   Se a pessoa se comprometer em entregar um projeto...   Precisa fazer acontecer até entregar o resultado prometido.   Além disso, se estiver comprometida com um plano, vai executar o plano.  
  1. Pensamento crítico

O pensamento analítico é de extrema importância.   Porque o líder precisa ter a capacidade de questionar números, dados...   E analisar ideias, sugerir melhorias, pensar em planos de ação.  
  1. Autoconhecimento

  O líder precisa estar em constante busca pelo autoconhecimento.   A partir do momento que a pessoa entende quais são suas vulnerabilidades...   Ela vai traçar um plano de melhorias.   Por isso é importante conhecer seus próprios pontos fracos...   Você não consegue melhorar em algo se não souber o que precisa ser melhorado.  
  1. Ética

  Todo líder é um filtro.   Líderes recebem várias informações importantes...   Mas eles não podem passar essas informações a diante da mesma maneira que receberam...   Porque os liderem precisam estar cientes da responsabilidade emocional que têm com a equipe.   Então cada líder deve agir como um filtro de informações, ideias, expectativas.   Agora que você já conhece os 7 comportamentos de um líder, vai ficar mais fácil identificar isso em seus colaboradores...   Mas lembre-se: todo comportamento pode ser desenvolvido.   Você sabia que a LIDERANÇA é um dos seis pilares de uma equipe autogerenciável? Se precisar de ajuda com isso, se inscreva no Programa EAG.
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO