Reunião de Radar: o que é? Como funciona? Como fazer na sua empresa

02.02.2023
Reuniões são a base para que ideias, movimentos e novas aplicações sejam criadas na empresa de maneira precisa e direcionada, mas, você sabia que existem vários tipos existentes?   Aqui no EAG nós realizamos toda segunda-feira a Reunião de Radar, mas, para que ela serve? Confira abaixo quais são as suas especificidades, como deve ser aplicada e aproveite ao máximo em seu negócio!  

O que é reunião de radar?

O que é reunião de radar? A reunião de radar é um encontro que acontece entre todos os líderes religiosamente na segunda-feira, onde são debatidas as metas e objetivos que se desejam ser atingidos.   Mas, o diferencial dela é que há a execução de um planejamento estratégico, onde a principal intenção é colocar o poder de acabativa em prática.   Isso significa então que há uma data final e pequenas metas que serão executadas para que o grande ponto final seja atingido.   Dessa maneira, em cada uma dessas reuniões há a discussão sobre:
  • O que está sendo feito;
  • Como está sendo feito;
  • Quais são os avanços da equipe responsável;
  • Os impeditivos ou implementações que precisam ser executadas.
Assim, todo o time fica alinhado sobre a meta em comum, trabalhando em uniformidade e em conjunto para obter os melhores resultados.  

Para que serve a reunião de radar?

A reunião de radar serve para que as ideias que são obtidas dentro de uma empresa, sejam efetivamente aplicadas e colocadas em prática.   Ou seja, a principal intenção é que essas questões que estão sendo ali debatidas no universo das ideias em primeiro momento, passem para a área pragmática, onde devem ter:
  • Início, meio e fim de execução;
  • Acompanhamento de todos os passos e processos;
  • Debate de melhorias ou de funcionamento;
  • Fiscalização da equipe;
  • Incentivo e tração para que comece a acontecer a ação.

Como funciona a reunião de radar?

Toda segunda-feira, às 10h, começa a reunião de radar, da qual precisa acabar até 12h, independente dos acontecimentos, impedimentos ou temáticas debatidas.   Lá, são apresentados todos os números da empresa:
  • Geração de vendas;
  • De leads;
  • Do financeiro;
  • De custos;
  • E muito mais.
Depois disso, são criados planos de ação sobre o que deve ser feito para aumentar essas quantias ou mantê-las como estão, tudo conforme a necessidade e o momento em que o EAG se encontra.   Tudo aquilo que é acordado que será feito, é registrado pelo "secretário", que é quem anotará todas as metas criadas, inserindo quem é o responsável e o prazo de conclusão da atividade em questão.   Após esse compromisso ser firmado, é feito o acompanhamento semanal na reunião de radar, seguindo assim o poder de acabativa, onde devem ser discutidos:
  • O que está em andamento e que ainda tem prazo disponível para conclusão;
  • O que foi concluído no prazo;
  • O que foi concluído com atraso;
  • O que está em atraso.
Assim, cria-se o senso de responsabilidade e de comprometimento para que aquilo que foi traçado seja finalizado, alavancando os resultados e progresso da empresa.  

Como fazer reunião de radar na sua empresa

Gostou da ideia e quer começar a fazer a reunião de radar dentro de sua empresa? Veja abaixo um guia para que comece a implementar essa rotina em seus negócios!
  • Determine o dia: o mais indicado é que seja feito logo no início da semana, assim, a produtividade será diferente e todos terão mais ânimo para concluir aquilo que está sendo proposto, da mesma forma para engajar a equipe;
  • Chame as lideranças: envolva todos os líderes dos setores que sua empresa possui;
  • Tenha os dados disponíveis: é essencial que todos os dados de cada departamento de sua companhia estejam dispostos nesse momento, assim, pode-se debater o que precisa ser melhorado, quais são os pontos críticos e muito mais;
  • Exija compromisso: mesmo que seja óbvio, é preciso que essa reunião aconteça todos os dias determinados, no mesmo horário e com todas as pessoas, evitando-se desculpas ou criando impedimentos para que aconteça.
Depois que a primeira é realizada, as outras devem ter todos os dados atualizados e assim, o acompanhamento deve ser feito religiosamente com todos os envolvidos.  

Dicas para reunião de radar produtiva

Quer ter uma reunião de radar cada vez mais produtiva e certeira? Confira abaixo dicas importantes para que esse encontro seja o mais útil possível para todos os envolvidos:
  • Defina horários: é essencial que essa reunião tenha um horário de início e um horário final pré-determinado, do qual deve ser obedecido independente das circunstâncias;
  • Seja prático: é preciso que o mediador desse encontro esteja atento em questões que podem estar desviando o foco inicial do debate, portanto, é preciso ser objetivo e reduzir as chances de dispersões;
  • Acompanhe os dados da semana anterior: não há necessidade de observar os dados do mês passado ou até de outros períodos, já que a intenção é que seja fiscalizada em um período menor e com mais precisão;
  • Foque no plano de ação: pergunte para cada envolvido o que está sendo feito, quais são as ações que já estão em andamento por todos os membros da equipe, assim como o que pode estar sendo prejudicial para o atingimento da meta traçada;
  • Atualize a planilha: de nada adianta ter todo esse tempo e esforço executado, se não existirá o registro dos avanços ou outros cenários, portanto, é função do secretário registrar tudo o que aconteceu.
Quer saber mais sobre como executar reuniões produtivas e informações sobre a reunião de radar? Confira abaixo dicas de Marcelo Germano e inspire-se em sua companhia! https://www.youtube.com/watch?v=Z0zXQlCcM7Q

Que outras reuniões devo ter na minha empresa?

Pensando em aplicar outras reuniões para que possa ter um acompanhamento mais preciso do que está acontecendo dentro de seu negócio?   Trouxemos abaixo algumas dicas para que possa implementar em sua equipe e ter resultados cada vez mais expressivos:
  • Daily meeting: parecida com a reunião de radar, a daily é realizada todos os dias por um setor em específico, onde são debatidas as atividades que estão sendo executadas, o que está pendente e quais são os impeditivos para a finalização;
  • 1:1: reunião mais usada de líderes ou profissionais de recursos humanos com os colaboradores, ela tem como intenção dar feedback sobre as atividades executadas, abordar questões pontuais e verificar o clima organizacional por parte do trabalhador;
  • Reunião de treinamento: sabe aquele novo sistema ou projeto que está sendo aplicado dentro de sua organização? É primordial que exista uma reunião para que todos os ensinamentos sejam repassados e aplicados no dia a dia!
Quais são aquelas que você deseja aplicar em seu negócio, comandante? Não deixe de comentar abaixo ou contar para a gente quais são aquelas que fizeram a diferença dentro de sua empresa!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO