Saiba como capacitar seu funcionário gastando pouco

28.04.2016

Capacitar seu funcionário com o método da Cambuca.

Então vamos lá. Pensa o seguinte, existe todo um conhecimento que precisamos para desenvolver nossas empresa, para fazer com que nossas empresas atinjam um nível superior, se destaque no mercado e performe melhor.

Esse método já foi criado e está aí em vários livros. Mas o que acontece, via de regra grande parte das pessoas não gostam de ler, então para fazer o Método da cumbuca, você vai precisar de uma condição especial, o comprometimento de todas as pessoas.

Ou seja, esse método só vai funcionar se todos os participante aceitarem o desafio. E é aí que está a grande questão. A maioria das pessoas não gostam de ler, mas gostam de trabalhar em equipe. Então, para que esta tática funcione da melhor maneira possível, a sua aplicação tem que ser em equipe.

Mas vamos lá, o primeiro passo é você escolher um livro de administração, por exemplo, para que todos leiam. Vou me dar a liberdade de indicar o primeiro livro que é fundamental se você é dono de uma pequena ou média empresa, O Primeiro Poder, do professor Vicente Falconi.

O segundo passo é reunir uma equipe de funcionários e explicar que esse método é para desenvolver as pessoas e que ele é baseado no comprometimento. Vamos supor que você reúna 5 pessoas para ler esse livro, e a cada semana essas 5 pessoas vão ler 1 capítulo desse livro. Sendo assim, você marcará um dia da semana, reservará um horário para reunir todos os participantes.

Essa reunião funcionará da seguinte maneira, todas essas pessoas precisam estar presentes e terem lido o capítulo da semana. Você deixará uma cumbuca, ou um vaso em cima da mesa e colocará o nome de todas aquelas pessoas em um pedaço de pepel e depositará dentro desse recipiente.

Logo após, você vai sortear um nome. A pessoa que foi escolhida precisá está preparada para fazer uma apresentação sobre aquele capítulo que todos estudaram e fazer uma apresentação.

Após a apresentação terá uma discussão sobre o assunto e a criação de um plano de ação sobre o que vocês aprenderem, delimitando os próximos passos e a maneira como será aplicando.

Saiba como capacitar seu funcionário gastando pouco

E o que acontece por acaso se você tirar o nome de uma pessoa que não leu ou não preparou uma apresentação? A reunião simplesmente acaba. Você não sorteia outro nome.

Como eu te disse, esse método é baseado no comprometimento das pessoas envolvidas. Todavia, o nome dessa pessoa sorteada volta pra cumbuca. Por quê? Porque na próxima semana, o nome dela pode ser sorteado de novo.

Se você não coloca o nome dela de volta no recipiente a chance é de que ela não irá ler o capítulo da semana seguinte e esse conhecimento só tem valor quando é feito por todo mundo junto.

Em uma das minhas empresas, nós estamos na segunda semana de aplicação do método da cumbuca e o resultado está sendo incrível e muito satisfatório. Estão saindo planos de ações efetivos e a energia dos funcionários subiram. E o mais importante é sair dessa reunião com os próximos passos estabelecidos, planejamento da execução e começar aparecer resultados.

Se você quer que a sua empresa desenvolva o potencial humano, capacite seus funcionários desenvolvendo novos conhecimento, entregando mais resultados para a sua empresa gastando muito pouco, esse método é essencial para você.

Não importa o tipo da sua empresa, se ela é pequena, média ou grande, esse método é acessível para todos.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO