Cliente inativo: o que fazer para recuperar e reter!
09.10.2022 Obter interessados dentro de uma empresa é uma atividade que exige tempo, empenho e claro, uma oferta de produto ou serviço que realmente agregue valor a esse novo comprador.
Mas, mais difícil ainda do que dar o pontapé inicial, modificar o status de cliente inativo é outro procedimento que exige bastante cuidado, movimentação e persuasão por parte da equipe de vendas.
Continue lendo e saiba mais abaixo sobre o que deve ser feito nesse caso, quais são os cuidados indicados e muitas dicas para que comece a aplicar o quanto antes no setor comercial de seu negócio!
O que é um cliente inativo?
O cliente inativo é aquele que já comprou de uma empresa, porém, há algum tempo não retornou para repor o estoque ou para adquirir os demais serviços complementares. É claro que esse conceito pode variar conforme o que a companhia vende, por exemplo: se um app não é usado por muito tempo, o indivíduo é assim considerado como um cliente inativo. Isso é um sintoma negativo para sua empresa, visto que muitas vezes pode simbolizar como uma perda definitiva do comprador. Dessa forma, é preciso uma monitoração constante do que está acontecendo, quais são as possíveis reclamações, sugestões e melhorias que podem ser aplicadas para modificar essa realidade. Enquanto isso, aquele comprador que possui assiduidade e uma relação comercial com a empresa é classificado como um cliente ativo, contribuindo assim para o crescimento do negócio. É importante destacar que também tem uma realidade relativa, o que varia conforme o próprio produto da empresa e modelo de venda.Por que o cliente está inativo?
Existem várias razões do porque um cliente pode estar inativo, algumas das mais comuns, são:- Insatisfação com o produto ou serviço adquirido;
- Falta de retorno do pós venda;
- Problemas não solucionados;
- Decepção com a experiência;
- Contato ruim da empresa origem;
- Má penetração do item no mercado de venda.
Como saber que o cliente está inativo?
O primeiro passo para saber se o cliente está inativo de sua empresa é compreender qual é o tempo médio de recompra. Para isso, é preciso fazer uma análise de tempo dentro de um período de compra específico, traçando assim uma métrica condizente. Essa será a base para entender quando ele está apenas em "stand by" ou se realmente pode ser considerado como inativo. Depois disso, vale a pena analisar alguns casos específicos, como:- Histórico de compra;
- Quais eram os itens que costumava compra;
- Qual foi a data da última compra;
- Perfil de comprador.
O que avaliar para resgatar um cliente inativo?
Mas, tenha calma! Vale a pena avaliar alguns pontos importantes antes de entrar em contato com aqueles clientes que podem estar sendo considerados como inativo dentro de seu sistema. Nesse caso, é preciso atenção as seguintes questões:- Como era o perfil de compra dele?
- Os pagamentos eram efetuados de forma correta ou com atraso?
- Existem demais problemas envolvidos com o comprador?
- Quem são os concorrentes?
- Como era a relação empresa-comprador?
- Qual era a forma de revenda?
Como abordar um cliente inativo?
Aqui é importante que você tenha alguns cuidados tanto antes de obter a lista dos clientes inativos, quanto no momento de entrar em contato com eles. Confira baixo algumas indicações:- Entenda o porque o cliente está inativo: afinal, pode ser que seja uma razão que até mesmo a sua empresa não deseja fazer negócio novamente;
- Compreenda o cenário: se vale a pena a tentativa, procure saber como está a atual situação do comprador, se está consumindo de concorrentes e muito mais;
- Análise o cenário: tudo isso poderá te ajudar a fazer uma proposta e um primeiro contato (novamente) que despertará a atenção do indivíduo ou da empresa;
- Escolha o meio mais conveniente: existem pessoas e companhias que preferem que o contato inicial seja feito via e-mail, telefone, WhatsApp, ao vivo e tantas outras modalidades. Isso é essencial para não ser inconveniente e intrusivo;
- Saiba com quem falar: não adianta ligar na central de atendimento ou apenas se direcionar a uma das unidades, é preciso saber exatamente quem é a pessoa chave que poderá fazer com que tenha-se o retorno de compra.
Como recuperar um cliente inativo?
Certo, agora você já sabe quais são os meios mais indicados de conseguir falar com o cliente inativo, porém, quais são os cuidados e dicas essenciais para que isso aconteça com sucesso e maestria? Veja abaixo algumas das dicas mais interessantes e aplique algumas delas no cotidiano de sua empresa, principalmente no setor de contato com os compradores!Entenda o que aconteceu
Como já dito anteriormente, é preciso ter conhecimento de todo o cenário que motivou com que o cliente não comprasse mais de sua companhia. Em muitos casos, você pode se surpreender! Pode ter sido um simples desentendimento com o vendedor, o modelo de negócio da empresa não funciona mais, fechamento das portas e tantas outras possibilidades. Tudo isso é essencial para que você não perca tempo atrás de um comprador que nem existe mais ou que pode ser um grande problema para o negócio. Nesse caso, vale a pena dar uma olhada em alguns itens, como:- Documentos antigos;
- Troca de e-mails;
- Contratos estabelecidos;
- Notas fiscais;
- Histórico de relacionamento.
2 - Ofereça um produto diferenciado
Se sua empresa está investindo no lançamento de um novo produto ou serviço, essa é uma das melhores oportunidades de reativar aquele cliente que não compra há algum tempo. Afinal, quem não gosta de receber o contato de um item novo e que pode ser de muito interesse para o uso empresarial ou pessoal? Além disso, há grandes chances de que essa nova experiência não somente atenda, mas também, surpreenda a expectativa desse usuário, portanto, capriche!2 - Encontros pessoais
Tanto para conseguir clientes novos, quanto para reativar os antigos, "encontros" ao vivo podem ser muito potentes e oportunos. Isso pode acontecer naquela feira do ramo do negócio, naquele restaurante mais frequentados pelos empresários da cidade ou aquela convenção em específico e muito mais. É nessa hora que é preciso "jogar papo fora" e assim, fazer uma contraproposta que será impossível de negar ou que pelo menos coloque a pulga atrás da orelha do indivíduo. Para que isso aconteça, faça um estudo de caso prévio e saiba quais são os hábitos da pessoa em questão ou do comprador do negócio, traçando estratégias únicas.4 - Use dos contatos
Sabe aquele seu cliente que é fã do seu produto? Que tal pedir uma ajudinha especial para que consiga o empurrãozinho que tanto precisa? Pode ser que esse seja o auxílio que estava faltando para que a transação tão desejada aconteça novamente. Em muitos casos, podem até ser amigos próximos e conselheiros comerciais um do outro, onde a compra será apenas a consequência desse contato inicial. É dever do vendedor estabelecer uma rede de conexões saudáveis e assim, usar o networking a seu favor e da empresa.5 - Faça uma proposta única!
Outra possibilidade é fazer aquela proposta irrecusável, com desconto, entrega grátis e todas as potencialidades para que o cliente não tenha a possibilidade de dizer não! Ah, mas aqui é importante que deixe claro se essa situação será apenas na primeira compra, se será por tempo determinado ou vitalício. Em qualquer um dos casos, vale a pena formalizar a questão via e-mail ou até com documentos, evitando problemas futuros e até contradições de ambas as partes.6 - Tente um vendedor diferente
Aqui é preciso cuidado! Ninguém está falando para que você demita aquele vendedor que tentou o contato inicial, na verdade, muitas vezes aquela outra pessoa pode ter a abordagem mais propícia para o cliente! Assim como existem muitos estilos de abordagens, são vários os tipos de clientes e também de vendedores, às vezes o que falta é que o "match" perfeito aconteça!7 - Marque um café para conversar
Essa é uma das técnicas utilizadas há muito tempo por representantes comerciais, vendedores e donos de empresas, afinal, nada melhor do que ter uma conversação mais intimista e direcionada com o outro. Nesse momento é possível expor as ideias com mais franqueza, maior cuidado e compreendendo com mais visão o "sentimento" do comprador em relação ao produto. Mas, lembre-se de ter cuidado e não ser insistente demais: você quer vender uma experiência única e não algo "forçado", onde muitas vezes, não será usado corretamente. Essas são algumas das ideias mais interessantes para que você possa ter o contato mais assertivo com o cliente, portanto, escolha aquelas que fazem mais sentido para seu negócio!Como reter um cliente que estava inativo?
Se você conseguiu fazer com que o cliente inativo voltasse a comprar de sua empresa, é importante saber que essa é apenas uma da parte do processo de venda! É preciso ter o cuidado preciso para que essa venda seja recorrente e ele não torne-se inativo dentro de pouco tempo. Por isso, um pós venda de qualidade, um acompanhamento direcionado e esclarecimento de dúvidas posteriores é essencial para que essa "relação" perdure! Veja abaixo algumas dicas essenciais para que você possa reter com muito mais facilidade e sucesso esse comprador em seu negócio:- Invista no pós venda: mostre que você se importa com o seu cliente! Pergunte como estão sendo as vendas, como foi a recepção do produto ou serviço, se existem dúvidas que podem ser sanadas ou demais questões;
- Aplique pesquisas de satisfação: que tal realizar uma pesquisa com todos os compradores? Nesse caso, você pode expor perguntas específicas ou abertas, recebendo um feedback muito mais do que valioso, mas, essencial para o crescimento contínuo da companhia:
- Observe a taxa de churn: faça o acompanhamento de qual é a quantidade de clientes que compram de forma contínua e quantos deles não possuem mais interesse. Depois disso, você deve compreender o que ocasionou cada uma das reações, trabalhando com as melhorias exatas;
- Conheça seu cliente: aqui é um ponto que deve ser muito bem explorado, por isso, tenha um relatório disponível sobre as transações negociadas, quem são os vendedores mais indicados para cada caso e as promoções que costumam convertem de forma positiva;
- Valorize sua marca: não somente na hora da venda, mas também na maneira como se apresenta, no marketing disposto, nas redes sociais e na cultura organizacional - tudo isso agregará valor imensurável ao potencial interessado ou já comprador.
QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
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