Como Diminuir Custos e Aumentar o Lucro?

12.04.2021

Como  muitos sabem, uma das formas de se aumentar o lucro é diminuindo custos.

Mas o que muitos não sabem, é que a forma de se fazer isso está também ligado aos valores da sua empresa.

Fica aqui comigo, que já já te explico isso.

Antes de mais nada, você sabe o que é lucro?

O que é Lucro?

O lucro é o valor que sobra – ou falta – depois que você:

Soma tudo o que entrou na tua empresa;

Subtrai tudo que é despesa, como energia, compra de móveis, salário de funcionários e pró-labore;

E ao final você terá o valor do seu lucro.

Mas para continuar crescendo, as vezes é necessário aumentar essa margem de lucro.

E para isso existem várias e várias formas, como por exemplo:

Aumentando o ticket médio do produto ou serviço que você vende, aumentar o volume de vendas...

Mas a primeira coisa que vem à cabeça, quando o assunto é aumentar a margem de lucro, é diminuir os custos.

E está tudo bem você querer aumentar a margem de lucro dessa forma também.

Mas a grande questão está na forma como você faz isso.

Como diminuir os custos

Esse é um dos principais pensamentos que donos de empresa tem.

E como eu disse antes, há diversas formas de diminuir os custos:

  • Seja negociando com o fornecedor um custo mais baixo dos produtos;
  • Reduzindo o tempo de pagamento do cliente;
  • Cortando coisas que não são necessárias para sua empresa funcionar e crescer;
  • E demitir as pessoas.

Esta última alternativa precisa ser feita com cautela.

Afinal, muitos alegam que o corte de uma porcentagem dos funcionários é uma boa medida para diminuir custos.

Mas na verdade, muito se perde, pois houve um custo de contratação dessa pessoa;

Custo de tempo e treinamento;

Dentre tantos outros custos.

E tem gente que pode até falar:

“Ah, mas esse funcionário nem faz as coisas direito, não pegou o ritmo, na verdade mais atrapalha do que ajuda...”

Mas isso é sinal de um problema muito maior: Contratação.

É preciso contratar pessoas que apresenta coerência com os valores e cultura da sua empresa...

E que também possa agregar com a energia do time, ao qual irá integrar.

Por isso que eu falo: contrate devagar, e demita rápido.

Mas demitir rápido não é demitir constantemente: é preciso ter um alinhamento com todo o processo de recrutamento e seleção.

Outra forma de diminuir custos

Demitir como se fosse a coisa mais normal e rotineira, não é o ideal.

Afinal, as pessoas são ativos da sua empresa.

Antes de colocar em questão demitir um ou outro funcionário para diminuir custos...

Foque eu aumentar a produtividade das pessoas que trabalham na sua empresa.

Porque aumentar a produtividade é diminuir custos:

Diminui os custos da contratação, do treinamento investido na pessoa...

É uma forma de você extrair o melhor daquela pessoa, ao mesmo tempo que você dá uma chance para ela se desenvolver.

E uma das maneiras de aumentar a produtividade, é:

Avaliar os processos;

Identificar pontos de melhoria;

Trabalhar a energia da equipe e da empresa;

Fazer reconhecimentos e feedbacks;

Treinar essa pessoa.

Assim, você retém um talento que possivelmente você iria despedir...

E conseguirá aumentar a margem de lucro, pois seus funcionários darão o melhor de si, para ter resultados extraordinários.

E se você precisa de ajuda para ter uma liderança mais forte, uma gestão eficiente e uma cultura forte, eu posso te ajudar.

Clique no botão verde abaixa e veja como eu posso te ajudar.

Para saber mais sobre esse tema, eu deixei esse vídeo para você:

https://www.youtube.com/watch?v=RxV4UfHeHYY
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO