Como Implementar um Processo de Vendas em uma Empresa

26.07.2021

O processo de vendas em uma empresa é essencial, independentemente de você estar vendendo um produto ou um serviço.

E se o seu objetivo é alavancar seus lucros, você deve investir em um processo de vendas eficiente.

Como fazer isso?

Por onde começar?

Eu vou te explicar:

O processo de vendas em uma empresa não existe sem um objetivo

Antes de mais nada, defina seu objetivo como empresa.

Qual é a razão da sua empresa existir?

Quais são as necessidades que sua empresa supre?

E o mais importante:

Onde você quer chegar com a sua empresa?

Essas são perguntas que todo dono de empresa deve saber responder.

E se você não sabe as respostas, provavelmente ainda não tem um processo de vendas eficiente.

O foco do processo de vendas em uma empresa é sempre o cliente

A próxima pergunta que você deve responder é:

Como sua empresa gera valor para o seu cliente?

Pense dessa maneira:

De um lado, existe um cliente triste.

Do outro lado, existe um cliente feliz.

E entre os clientes, está a sua empresa.

O que a sua empresa precisa oferecer para deixar o cliente triste feliz?

Ou seja, qual é a dor ou necessidade do cliente que a sua empresa resolve?

Porque todo cliente tem uma dor ou um desejo.

E o objetivo da sua empresa deve ser curar essa dor ou atender esse desejo.

O processo de vendas acontece antes, durante e depois da venda

Um processo de vendas é muito mais do que o momento que o vendedor e o cliente apertam as mãos.

Aliás, o processo precisa começar antes mesmo do cliente conhecer a sua empresa...

E, quando a compra for efetuada...

O processo deve continuar.

Por isso, fique atento às três etapas:

  • 1º etapa: Antes da venda

O primeiro passo é planejar como o cliente vai ficar sabendo da sua empresa...

E é aí que entra o marketing e todas as técnicas de tração que você pode utilizar para atrair seus clientes.

  • 2º etapa: Durante a venda

Enquanto a venda acontece, como será a experiência de compra do cliente?

Como os vendedores atendem esse cliente?

Nesse momento, você deve pensar no treinamento dos seus vendedores e na maneira como as necessidades do cliente vão ser atendidas.

  • 3º etapa: Depois da venda

A relação entre a empresa e o cliente não pode terminar...

Afinal, é muito mais fácil vender para quem já te conhece.

O processo de vendas deve continuar...

Porque é assim que você mantém a fidelidade dos seus clientes.

Se o cliente estiver feliz com a compra, é muito mais provável que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.

Então invista sua energia e seu tempo em um processo de vendas eficiente.

Que cuide do seu cliente antes, durante e depois da compra.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO