Como Continuar Vendendo Para um Cliente?

10.03.2021

Caro Comandante,

A maioria das pessoas sabem que é mais fácil vender para quem já é cliente...

Do que vender para quem não é cliente.

E é por isso, que muitos donos de pequena e média empresa, tem como preocupação primordial manter o cliente na base por muito mais tempo.

Mas para fazer isso acontecer, precisamos entender primeiro sobre LTV.

O que é LTV?

O LTV é uma sigla para Lifetime Value, que basicamente é o tempo que o seu cliente permanece na sua base.

Ou seja, é o tempo que o seu cliente continua comprando de você.

E este tempo que ele continua comprando de você, você calcula o quanto ele gasta com você.

Depois de fazer os cálculos necessários para saber qual o LTV, você saberá qual o valor do cliente no momento e com o tempo.

Daí, você terá uma estimativa de dados para saber quanto vale um cliente para você ao longo do tempo.

Isso é um Lifetime Value (LTV).

O que é preciso para continuar vendendo para seus clientes

O que você precisa, é ter alguém na sua empresa para cuidar da trajetória dos clientes.

E, muito mais do que cuidar, também garantir o sucesso dos seus clientes.

O que estou falando, é que você precisa de um profissional chamado Customer Success (Sucesso do Cliente).

Esse profissional vai trazer novas ferramentas, novos indicadores, e uma nova abordagem de atendimento.

É dessa forma que ele vai buscar que o cliente fique mais tempo na sua empresa, comprando seus produtos e serviços – de preferência, infinitamente!

Sabe por que esse profissional é importante?

Porque vivemos em um momento onde a experiência do cliente é colocada como foco de sucesso.

Isso significa que você pode ter o melhor produto e serviço do mercado, mas se o consumidor não desfrutar de uma boa experiência...

Muito provavelmente ele não irá retornar.

Antigamente, só atender bem já bastava...

Hoje, atender bem não é mais suficiente: é necessário olhar os dados que os indicadores do Customer Success nos mostram.

E esses dados vai te dar o suporte para que você possa identificar algum problema e resolver antes de algum cliente reclamar.

Dessa forma, você vai continuar vendendo para seus clientes

Eu já tive mentores nessa minha trajetória, e um deles me falou uma coisa que eu nunca vou esquecer:

“a gente é responsável, no que a gente faz pelo sucesso do cliente. E se o cliente não tem sucesso, é problema seu sim.”

O que ele quer dizer é que se o usuário dos seus produtos ou serviços não tiver sucesso utilizando...

Você é responsável por isso.

Não cabe a nós, empresários, falar:

"eu fiz tudo o que podia, eu deixei tudo disponível, mas o cliente não conseguiu fazer ou não fez isso para alguma coisa."

Porque, as pessoas precisam ter sucesso ao usarem seus produtos ou serviços.

E nós podemos sim, melhorar a experiência do usuário a partir dos dados que coletamos de indicadores.

E se você precisar de ajuda, basta clicar aqui para saber como eu posso te auxiliar nessa jornada.

Vou deixar também dois vídeos abaixo para esclarecer um pouco mais sobre esse tema.

https://www.youtube.com/watch?v=nza0v4IgXfI

https://www.youtube.com/watch?v=UrP7T9dg9oc&t=4s
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO