Equipe comercial: como montar, liderar e treinar times de vendas de sucesso!

17.11.2022
imagem ilustrando uma mão com vários ícones de pessoas sobre ela, simbolizando uma equipe comercial de vendas||
Um dos principais fatores que geram grandes vendas em uma empresa cada vez mais consolidada é sem dúvidas uma companhia da qual possui bons funcionários.   Assim, quando se tem uma equipe comercial bem definida, estabelecida e com engajamento, as metas e objetivos de uma empresa tornam-se cada vez mais únicas, diferenciadas e imbatíveis.   Você sabe bem ao certo como montar a sua e quais são as principais vantagens além dessas citadas anteriormente? Confira mais abaixo!   equipe de pessoas que trabalham no setor comercial de vendas A equipe comercial é a responsável por ações essenciais para a equipe, incluindo todo o início do processo de vendas, entender o que o cliente precisa, saber como oferecer isso e também o comportamento do indivíduo.   Ou seja, de uma forma geral, o time comercial executa as seguintes atividades:
  • Processo de prospecção de clientes;
  • Entender e gerenciar as métricas;
  • Ter um relacionamento mais direcionado com o consumidor;
  • Criar planos e ações de vendas;
  • Aplicar treinamento para os integrantes do time.
Engana-se quem pensa que o limite são apenas as vendas, na verdade, há a inclusão de todos os fatores que podem desenvolver e criar o melhor atendimento e venda para o cliente.  

Quais são os cargos comerciais?

Dentro de uma equipe comercial, são comumente encontradas as seguintes funções:
  • Diretor comercial: geralmente quem comanda todas as ações e planos desenvolvidos pela companhia;
  • Gerente comercial: quem tem a visão micro do setor, garantindo com que todas as ações e planos funcionem;
  • Vendedor: é preciso que alguém tenha o direcionamento correto e aplicado para prospectar e lidar com os clientes.
É claro, demais companhias possuem outros cargos e funções, porém, essa costuma ser a triarquia necessária para dar andamento aos próximos passos em suas vendas.   Fazem parte da equipe de vendas de uma empresa o gerente comercial, vendedores experientes, pessoas designadas para fazer a prospecção dos clientes e também a manutenção dos mesmos.   É preciso que todos os escolhidos e selecionados para essa equipe tenham o foco em prestar a melhor experiência ao cliente, desde o processo inicial de compra, o pós venda e deixá-lo atento aos próximos produtos e serviços.  

Como estruturar uma equipe comercial?

A formação de uma equipe comercial é uma tarefa importante para o sucesso de qualquer empresa. Confira o passo a passo abaixo e aplique dentro de sua companhia para obter os melhores resultados.  

Tenha um líder

É preciso que exista um responsável por todas as ações, metas e pessoas envolvidas no processo.   Assim, é essa pessoa que vai delegar tarefas, ter disciplina e garantir com que tudo esteja conforme o que foi traçado no início do planejamento estratégico.  

Use os valores e missões como base

O próximo passo é ter os valores e missões de sua equipe servindo como base para contratar os componentes do comercial.   Tudo isso será primordial para que o alinhamento seja condizente com as metas e objetivos, unificando e fazendo com que todos os indivíduos trabalhem em prol de uma questão em comum.  

Estimule seus liderados

Sua função como líder é motivar todas as pessoas de seu time, tanto por meio da criação de metas, com ações diárias, bonificações e táticas para que se sintam "parte" de um todo.  

Tenha um diálogo forte

A comunicação transparente e bem consolidada é o primeiro passo para que sua equipe esteja sempre alinhada com as ações programadas, com aquelas que ainda vão acontecer e até mesmo as dificuldades.   Além disso, você também estimula com que todos os envolvidos deem ideias sobre o que pode ser melhorado, principalmente sobre processos que precisam ser implementados e revisados.  

Faça reuniões constantes

Uma das ações que equipes de sucessos realizam são reuniões constantes, sempre alinhando e revisando as estratégias que estão sendo executadas e que ainda serão implementadas.   É esse o momento de aplicar feedbacks para o time todo, deixar com que falem suas opiniões sobre certo assunto e também proponham-se melhorias em um âmbito geral.  

Faça treinamentos

Da mesma forma que reuniões, alinhamentos e conversas constantes com o gestor da área são importantes, é preciso que treinamentos de reciclagem, de assuntos novos e claro, de processos, sejam executados.   Tudo isso é benéfico não somente para a empresa em si, mas também para os indivíduos envolvidos, criando maior senso de pertencimento e engajamento de todos.   Quer saber mais sobre os cuidados e passos essenciais para aplicar nas ações de sua companhia? Confira no vídeo abaixo quais são os primordiais dentro de sua área de vendas. https://www.youtube.com/watch?v=i26OvVTAr8c

Como treinar equipe comercial de uma empresa?

Aqui dentro do EAG temos um treinamento específico e que é essencial para garantir a qualidade e atendimento único entre nossos comandantes. Veja abaixo quais são as ações executadas:
  • Treinar tração: trabalhamos para atrair não somente novos compradores dos produtos EAG, mas também fidelizando todos eles para estejam sempre em nosso radar e efetuando novas transações no futuro;
  • Treinamento de venda: para que nosso EAGênio esteja pronto para executar as próximas ações e vendas aqui da empresa, é preciso que passe por longos treinamentos, conhecendo cada vez mais sobre os produtos e serviços oferecidos;
  • Simulações: antes de conversar com o cliente efetivo, o colaborador do time de vendas participará de várias simulações para que consiga entender mais sobre o comprador do EAG e como prestar o melhor atendimento possível;
  • Campo de Batalha: agora, é o momento de ir a luta e começar a ter o contato direto com o público-alvo, tornando todo o conhecimento obtido em arma para angariar novos clientes.
Quer entender mais sobre como funciona? Confira no vídeo abaixo do podcast EAG todo o processo, desde o início até o final, e use como inspiração para aplicar em seu negócio! https://www.youtube.com/watch?v=H-xOKqYleaY

Como liderar equipe comercial?

Liderar uma equipe comercial é uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Como comandante e líder, você desempenha um papel crucial na orientação e no desenvolvimento do seu time. Confira abaixo algumas estratégias e ações que você pode fazer para liderar sua equipe comercial e ter ela cada vez mais engajada com os objetivos e metas da empresa.  

Engajar o time

É preciso criar dinâmicas e até mesmo brincadeiras que mantenham a sua equipe cada vez mais feliz e pronta para lidar com todos os desafios do dia a dia.
  Uma das ações usadas aqui internamente no EAG é o toque do sino, onde quando cada venda é finalizada e concluída, toca-se o objeto de forma a comemorar esse feito por todos os envolvidos da equipe.
 

Gestão à vista

Realizar a gestão à vista também é outro ponto que deve estar sempre no radar de todos os envolvidos.   O processo constitui em sempre atualizar e mostrar a todos os envolvidos quais são os números da empresa, em que pé que se está quando há um objetivo e meta a ser realizado e apresentar as informações completas.   Tudo isso serve para deixar o time ciente do que está acontecendo e do que precisa ser feito para chegar até a meta traçada.  

Feedback

O processo de feedback é essencial para que sua equipe esteja sempre engajada e pronta para compreender o que está acontecendo, principalmente no âmbito pessoal.   Assim, o colaborador sabe o que precisa melhorar, o que está sendo feito de forma positiva, trabalhando em prol de uma melhoria individual e também de todo o time envolvido.  

Reuniões de equipe

Realizar reuniões constantes com todos os envolvidos, seja uma Daily Scrum ou de forma semanal, é um dos próximos passos para evitar refações, retrabalho e melhorar a colaboração entre todos os envolvidos no projeto.  

Ter ITS

Um dos passos essenciais que empresas de sucesso tem são as ITS, onde todos os processos são padronizados, documentados e ficam prontos para que qualquer pessoa possa executá-los.   Isso é uma ótima pedida para não depender de profissionais ou vendedores exclusivos, tornando qualquer pessoa parte essencial de sua equipe.  

Comemorações e recompensas

Por fim, se a meta traçada foi atingida, nada melhorar do que comemorar e recompensar aqueles que trabalharam em prol desse objetivo final, não é mesmo?   Aqui no EAG temos vários tipos de premiações aplicadas aos funcionários, sejam elas jantares, bonificação monetária e demais possibilidades que mudam conforme a questão e meta alcançada.   E você, comandante, agora que já sabe exatamente o que e como deve ser feito para ter uma equipe de sucesso, não deixe de iniciar essa ação o quanto antes dentro de sua companhia!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO