Remarketing: como recuperar clientes em potencial e aumentar suas conversões

23.04.2023
O remarketing é uma prática que deve estar no radar de todas as empresas que desejam obter sucesso e estar sempre inovando em suas vendas, independente de qual seja o ramo de atuação.   Esse processo nada mais é do que refazer o marketing para uma pessoa ou cliente que já foi impactado, principalmente para aqueles que demonstraram o interesse em determinado produto e serviço, porém, não compraram.   Quer saber mais sobre como começar a aplicar essa ação tão importante dentro de sua organização o quanto antes? Confira abaixo dicas!  

O que é remarketing

O que é remarketing O remarketing é uma estratégia de marketing digital muito conhecida, onde é refeito o contato com consumidores que se interessam pelo item oferecido pela sua empresa, porém, não efetuaram a compra.   Mas, é importante destacar que ele não é restrito somente a esse tipo de cliente, mas, também pode ser usado para aqueles que já adquiriram algo na companhia e podem se tornar clientes fiéis.   O principal objetivo, como o nome já diz, é que o marketing seja feito novamente, trazendo assim novos compradores e aumentando a conversão.   Para os consumidores, é quando há uma "perseguição" sobre certo produto que foi pesquisado e até mesmo quase adquirido na internet por meio de banner, propagandas pagas e anúncios nas redes sociais.   Segundo dados do Google ADS, o remarketing é responsável por 97% das vendas dentro de uma plataforma de ecommerce.   É preciso pensar mais além, principalmente naquelas compras com tíquete médio mais alto ou mais complexas, onde a jornada do consumidor é mais densa e precisa de maiores cuidados.  

Como o Remarketing funciona?

Os dados que são usados pelas ferramentas de remarketing são os conhecidos "cookies": toda vez que você acessa um site e aceita essa questão, está cedendo ao portal seus meios de contato.   Depois de obter esses dados, os sites sabem mais sobre quais são suas preferências, criando anúncios personalizados e direcionados para o público-alvo em questão.   Alguns dos exemplos mais comuns de remarketing que podem ser identificados no dia a dia, tanto dos consumidores impactados quanto das empresas, são:
  • Clientes que colocaram produtos no carrinho, porém, não finalizaram a compra;
  • Pessoas que já realizaram compras acima de determinado valor em sua loja;
  • Interessados que já visitaram o e-commerce com certa assiduidade ou uma determinada quantidade de páginas;
  • Clientes que visualizaram um produto específico.
Depois de compreender especificamente qual é a linha de remarketing mais condizente para usa marca (ou as mais condizentes), é possível desenvolver listas e envios personalizados.   Afinal, uma pessoa que abandonou o carrinho, não pode ser impactada da mesma maneira que alguém que já realizou uma compra em seu site, além de todas as outras possibilidades.  

Maneiras de fazer remarketing

Como já citado anteriormente, existem formas específicas que podem ser incorporadas para fazer um remarketing de sucesso dentro de sua empresa. São elas:
  • E-mail marketing: com o uso do e-mail, sua empresa pode iniciar e manter um relacionamento mais próximo com os clientes. Assim, é possível lembrá-los de que um carrinho foi abandonado, que há lançamento de uma nova coleção e até uma nova programação que será lançada;
  • Rede de display: quando você acessa um site e há uma série de banners, eles também são conhecidos como rede de display do Google. Assim, é uma possibilidade que você faça o pagamento para esses portais para que sua marca apareça na publicidade, impactando cada vez mais pessoas;
  • Facebook ADS: da mesma maneira que a rede de display, o Facebook Ads é quando o próprio nome diz, ou seja, acontece dentro da rede social do próprio Facebook.
Você pode usar uma delas ou várias para que sua companhia possa abranger a maior quantidade de interessados na compra da marca, alcançando cada vez mais pessoas.   É preciso ter um bom planejamento estratégico para que possa iniciar essa ação, além de uma equipe de marketing capacitada e sempre pronta para inovar nessa implementação.  

Benefícios do remarketing

Além de todos os pontos citados anteriormente, existem muitos outros benefícios que você terá em sua instituição e principalmente no crescimento de sua empresa por meio do uso do remarketing:
  1. Fácil: o processo de fazer o remarketing não costuma ser complicado, independente de qual seja a forma ou estratégia que será usada, afinal, os dados do indivíduo já estão presentes em sua base de dados, o que importa é como será feita essa "persuasão" com o cliente;
  2. Preciso: por meio dos processos de remarketing é possível ter muito mais detalhes sobre quem é o consumidor de sua marca, como o tempo de permanência no site, a forma como acessou o portal, se é mais pesquisado via smartphone ou computador e tantas outras questões;
  3. Aumento de conversões: como já dito anteriormente, o remarketing é o responsável por muitas compras dos clientes, onde pode "reacender" aquele desejo do interessado em concluir a transação o quanto antes;
  4. Lembrete do produto para o usuário: todas as vezes que você "bombardeia" o possível comprador do produto ou serviço que não foi adquirido, há um aumento na visibilidade, lembrança e tempo de pensamento para que a compra seja concluída, até mesmo com maior racionalidade;
  5. Reforço da marca: ainda atrelado ao ponto anterior, a sua marca fica cada vez mais presente no dia a dia do indivíduo, mostrando mais sobre a visão, a missão e os diferenciais em relação ao concorrente.
Se você ainda não possui essa aplicação de remarketing dentro de seu negócio, esse é o momento de sair do zero a zero e entender quais são as melhores maneiras de começar a aplicá-lo em sua companhia.   Precisa de ajuda não somente nessa questão, mas também na gestão, financeiro e definição de metas dentro de sua empresa? Não perca tempo e saiba mais sobre o programa EAG.   Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre como podemos ajudar você e a sua empresa a saírem do caos, além de construir uma empresa autogerenciável o quanto antes!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO