Precificação → Dicas para precificar de maneira correta
28.11.2022 Ter um preço saudável e bem disposto por entre a concorrência é um dos passos essenciais para companhias que querem ganhar cada vez mais compradores e no fim das contas, obter lucros. Porém, engana-se quem pensa que essa é uma atividade fácil e simples de fazer, principalmente porque é preciso levar em consideração custos, tributos, salário dos funcionários e muito mais. Confira abaixo mais informações sobre essa temática e comece hoje mesmo a calcular o preço de seus itens da forma mais certeira para vender muito e ter uma empresa de sucesso!
Saiba qual é o valor de cada unidade dentro de sua empresa. Uma das maneiras de conseguir realizar esse cálculo é por meio do CMV - Custo da Mercado Vendida -, onde usa-se a seguinte fórmula:
Entenda que custos são diferentes de despesas, nesse caso, o primeiro é sobre a atividade final do negócio, enquanto as despesas tem relação mesmo que de forma indireta. Você deve incluir as despesas no valor de faturamento e também no processo de precificação.
Tenha uma margem de lucro razoável
Quando definir uma margem de lucro para sua empresa, respeite-a, mesmo em situações mais complicadas. Ao abaixá-la, pode ser que você tenha vários problemas de prejuízos, nesse caso, vale a pena cortar os custos e as despesas.
Saiba mais: como calcular margem de lucro
Observe a cobertura das despesas e custos
É preciso calcular o CSV - Custo do Serviço Vendido -, que tem sua fórmula de cálculo:
Essa é uma variável direta na precificação dos serviços, onde leva-se em conta qual é a reputação da empresa e o nome envolvido. Ou seja, aqui o seu cliente provavelmente pagará mais caro pelo produto oferecido, levando em consideração a marca de sua companhia.
Quantidade de horas trabalhadas
Aqui é interessante saber calcular o valor de horas calculadas nesse processo de prestação de serviços. Nesse caso, basta dividir a quantia do salário médio de cada colaborador pela quantidade de horas trabalhadas. Confira no vídeo abaixo dicas do próprio Marcelo Germano para conseguir precificar o valor de seu produto e assim ter uma competição mais adequada ao nicho atuante! https://www.youtube.com/watch?v=u_YTKRAOilU&t=196s
O que é precificação?
A precificação é o processo de definir o valor que será cobrado pelo produto ou serviço. Essa ação deve ser proporcionar retorno para a companhia e aos investidores, pensando também na competitividade do negócio e na satisfação do cliente. Mas, é preciso levar em consideração algumas questões, como:- Custos da mercadoria;
- Gastos indiretos;
- Despesas administrativas;
- Impostos;
- Concorrência;
- Crises econômicas;
- Lucros.
Diferença entre preço e valor
Preço é uma questão monetária, onde é aquilo que o cliente pagará pelo seu produto ou serviço. Enquanto isso, o valor é o que o seu consumidor entende sobre o que você está oferecendo, ou seja, aquilo que o potencial comprador está disposto a pagar pelo seu item. De uma maneira geral, a primeira opção é facilmente determinada com números, enquanto a segunda prioriza a experiência do consumidor.Objetivos da precificação
Realizar uma precificação correta é primordial para manter a saúde financeira de sua companhia, visto que com preços errados, você perde clientes, oportunidades de negócios e prejudica seu fluxo de caixa. Assim, ao acertar essa quantia, têm-se uma certeza maior do faturamento e do lucro que pode ser gerado, refletindo diretamente no controle de custos e de resultados mais positivos.Diferença entre precificação de produtos e serviços
Você sabia que existem diferenças na hora de fazer a precificação de um produto e de um serviço? Confira abaixo os cuidados precisos para cada uma delas e tenha atenção!Precificação de produto: instruções
Tenha o custo da unidadeSaiba qual é o valor de cada unidade dentro de sua empresa. Uma das maneiras de conseguir realizar esse cálculo é por meio do CMV - Custo da Mercado Vendida -, onde usa-se a seguinte fórmula:
- CMV = EI + C – EF
- CMV: o Custo da Mercadoria Vendida de sua empresa;
- EI: a quantidade do Estoque Inicial;
- C: as compras que estão sendo executadas;
- EF: por fim, o Estoque Final.
Entenda que custos são diferentes de despesas, nesse caso, o primeiro é sobre a atividade final do negócio, enquanto as despesas tem relação mesmo que de forma indireta. Você deve incluir as despesas no valor de faturamento e também no processo de precificação.
Tenha uma margem de lucro razoável
Quando definir uma margem de lucro para sua empresa, respeite-a, mesmo em situações mais complicadas. Ao abaixá-la, pode ser que você tenha vários problemas de prejuízos, nesse caso, vale a pena cortar os custos e as despesas.
Saiba a diferença entre markup e margem de lucro
O Markup é o fator do qual você calcula o valor final do seu produto, assim, o lucro deve estar inserido dentro desse cálculo, da mesma forma como os custos e despesas. Saiba a diferença entre os dois durante o processo de precificação para não ter problemas na saúde financeira de sua empresa.Saiba mais: como calcular margem de lucro
Precificação de serviços
Já a precificação de serviços também tem alguns pontos que devem ser observados, que são:Observe a cobertura das despesas e custos
É preciso calcular o CSV - Custo do Serviço Vendido -, que tem sua fórmula de cálculo:
- CSV = Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi.
- Sin: o valor do saldo inicial dos serviços em andamento;
- MO: a mão de obra;
- GDS: os gastos diretos com o serviço;
- GIS: os gastos indiretos com o trabalho;
- Sfi: saldo final dos serviços em andamento.
Essa é uma variável direta na precificação dos serviços, onde leva-se em conta qual é a reputação da empresa e o nome envolvido. Ou seja, aqui o seu cliente provavelmente pagará mais caro pelo produto oferecido, levando em consideração a marca de sua companhia.
Quantidade de horas trabalhadas
Aqui é interessante saber calcular o valor de horas calculadas nesse processo de prestação de serviços. Nesse caso, basta dividir a quantia do salário médio de cada colaborador pela quantidade de horas trabalhadas. Confira no vídeo abaixo dicas do próprio Marcelo Germano para conseguir precificar o valor de seu produto e assim ter uma competição mais adequada ao nicho atuante! https://www.youtube.com/watch?v=u_YTKRAOilU&t=196s
Ferramentas para precificar
Veja abaixo quais são as ferramentas mais indicadas para conseguir precificar com muito mais cuidado e atenção seus produtos:- Precificação orientada ao lucro: o preço do produto é o responsável pela remuneração da empresa, assim, é preciso ter as condições precisas para que isso aconteça;
- Capital de giro de cada produto: entenda qual é valor de capital de giro em cada item de sua empresa, assim, poderá precificá-los da forma mais adequada;
- Precificação de cada canal: o preço dos produtos devem ser adaptados aos canais de venda, principalmente pelas taxas aplicadas a cada um deles;
- Pedidos de venda: saiba em tempo real como está a margem de lucro de suas vendas realizadas;
- Acompanhe os indicadores financeiros: faça o acompanhamento do crescimento ou a falta dele por meio dos indicadores financeiros.
Dicas para precificar de maneira correta
Confira abaixo algumas dicas essenciais para conseguir precificar o seu produto da forma mais correta e obter as melhores vantagens de mercado:- Saiba os seus custos variáveis: assim, poderá inserir essa variação nos produtos e lidar com eventuais problemas, principalmente em momentos de crise;
- Observe seu regime tributário: isso também é importante para que saiba a quantidade de lucro que pode obter e se tem algum limite de valor imposto em relação ao governo;
- Tenha uma margem de contribuição: nada melhor do que garantir essa quantia para que sua empresa possa trabalhar com essa margem em questão;
- Saiba seu ponto de equilíbrio: essa também é uma questão para empresas que desejam ir além no crescimento traçado, batendo metas, porém, sabendo o que é confortável para não errar;
- Monitore a concorrência: você deve saber o que seus concorrentes estão aplicando de valores, equiparando-se para continuar na luta por novos clientes e até mesmo se destacando por sua qualidade.
Fatores que interferem na precificação
Você sabe quais são os fatores que mais interferem na precificação de seu produto? Fique de olho nos seguintes itens:- Quais são os custos de produção do serviço ou do produto?
- Como estão os salários de colaboradores em sua empresa?
- Quais são os valores de despesas fixas e variáveis;
- Qual o valor do lucro que você deseja ou espera alcançar?
- Quais são os valores que a concorrência pratica e se está condizente com o seu.
QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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