Treinamento para equipe de vendas: por que e como fazer?
10.10.2022 O treinamento de equipe de vendas é uma das partes essenciais para comandantes que desejam ter um time autogerenciável, de alta performance e que esteja pronto para lidar com diferentes situações do dia a dia.
Afinal, todos os setores de sua companhia precisam de cuidados especiais e desenvolvimento, o que não é diferente e nem um pouco menos importante para o time comercial.
Quer saber mais sobre como executar um treinamento para equipe de vendas com cuidado e direcionado para que tenha os melhores resultados dentro desse setor? Confira mais abaixo!
O que é um treinamento para equipe de vendas?
O treinamento de vendas nada mais é do que uma ação para que os trabalhadores consigam ter uma maior capacitação em suas técnicas e comportamentos dentro de uma empresa. Assim, esses treinamentos devem fazer parte dessa rotina empresarial, onde deve estar aplicada e vigente na cultura organizacional, no onboarding de cada um e assim, no dia a dia. Assim, é natural que novas metodologias sejam aprendidas, processos modificados, aprimorados e o alinhamento de forças e pessoas para que a empresa esteja em constante crescimento. É de importância do comandante ou líder do time estar sempre atento ao que é preciso aprimorar e quais são as principais necessidades da equipe, seja no quesito técnico, de gestão ou desenvolvimento individual.Por que devo treinar minha equipe de vendas?
O treinamento de vendas é visto como um investimento executado dentro da empresa, onde o retorno é certo e possível de ser visualizado com o aumento de vendas e maior retenção dos clientes. No quesito pessoal para cada colaborador, simboliza a vontade da empresa de que o indivíduo se desenvolva cada vez mais e tenha mais sucesso, valorizando os talentos e a carreira do mesmo. Como consequência, é natural que o time tenha uma maior produtividade, os números de venda e retenção de clientes sejam mais positivos e assim, a satisfação de todos os envolvidos. Essa implementação de novos estudos também tem consequência na melhoria e implementação de processos internos, na visão externa sobre a empresa, seja pelo employer branding ou do produto. Pense que o treinamento de vendas é uma ação estratégica, onde quando se tem uma equipe mais habilidosa e mais engajada, o impulso e as amostras são mais assertivos e direcionados.O que abordar em um treinamento de vendas?
Existem muitas questões que podem ser abordadas em um treinamento de vendas para que sua equipe se torne cada vez mais produtiva e certeira nos processos internos. Alguns dos principais temas e questões que podem ser abordados em um treinamento de vendas, são:- Aprendizado de novos equipamentos;
- Implementação de um novo software;
- Redefinição de processos;
- Aplicação de procedimentos de segurança;
- Revisão do atendimento ao cliente;
- Aumento de performance de equipe;
- Preparação para uma nova ação ou treinamento da empresa no geral;
- Chegada de novos colaboradores.
Quais os tipos de treinamentos para equipe de vendas?
Além das temáticas acima, existem alguns treinamentos específicos que devem ser aplicados para a equipe de vendas. Os mais comuns, são:Treinamentos de operação
O treinamento operacional tem como o intuito fazer com que os vendedores saibam mais sobre certos processos e ferramentas que podem ser usados dentro do setor comercial. Nesse caso, pode ser para ensinar com que todos saibam como usar um sistema específico, mudanças processuais do negócio e muito mais. A intenção é que todos fiquem alinhados com os novos padrões colocados, como isso muda no dia a dia do departamento e muito mais.Treinamento de produtos e serviços
Aqui o treinamento é sobre os itens e serviços que a própria empresa oferece, assim, prioriza com que todos os vendedores ou participantes do negócio tenham ciência do que estão comercializando. Dessa forma, têm-se muito mais poder no momento de comercializar os itens, convencendo e persuadindo o cliente com muito mais certeza e inteligência. Esse é um grande diferencial de muitas empresas na hora de apresentar o produto, angariando mais clientes e trabalhando na retenção dos mesmos.Treinamento de técnicas de venda
Aqui, o vendedor aprende o básico sobre a arte do comércio, ou seja, como abordar e interagir com cada cliente em específico. Nesse caso, o principal ponto é capacitar os trabalhadores para que saibam o que precisam falar para abordar um cliente, como interessá-lo sobre o produto comprado e assim, com que adquira novamente no futuro. Esse é um dos passos mais importantes para conseguir estabelecer uma conexão duradoura e saudável com o comprador, fornecendo uma experiência!Treinamento motivacional
Quer dar um up na sua equipe de vendas? Os treinamentos motivacionais são os mais indicados, onde o objetivo é mostrar para o colaborador que ele pode mais do que seu potencial atual. Com maior motivação e uma equipe mais engajada, é natural que as expressividades de vendas aumentem e assim, a receita e lucro da companhia.Treinamento interno
Mesmo que tenha-se o funcionário ideal em seu negócio, é primordial que aconteçam treinamentos internos para que esse possa conhecer mais sobre a cultura, serviço e colegas da empresa. Tudo isso é necessário para que torne-se cada vez mais "a cara da empresa", vista a camisa e trabalhe em prol de resultados positivos para a companhia.Como montar um treinamento para equipe de vendas?
Quer saber como montar um treinamento para que possa aplicar dentro de sua equipe de vendas? Confira abaixo algumas dicas essenciais!Verifique a necessidade do time
O primeiro passo é compreender o que sua equipe está precisando, nesse caso, algumas perguntas específicas devem ser feitas, como:- Qual treinamento deve ser feito?
- Como isso pode ajudar os funcionários?
- Quais técnicas precisam de abordagem;
- Há pleno conhecimento sobre o produto ou serviço da empresa?
Crie um planejamento estratégico
Depois de compreender com mais transparência o que seu time precisa, é a hora de saber mais sobre o perfil de todos os colaboradores e a habilidade de cada um. Nesse processo, é preciso com que todas as informações estejam presentes, quem são os trabalhadores, as habilidades de cada um, o cronograma de atividades que será ministrado e muito mais.Observe os resultados
É importante que tenha indicadores e métricas especificamente traçados para que posteriormente, você possa acompanhar com atenção como está o andamento do aprendizado. Além disso, vale a pena pedir um feedback dos participantes sobre o que acham dos aprendizados, se existem sugestões que podem ser feitas, se o método é eficaz e muito mais. Por fim, vale a pena aplicar uma avaliação de resultados, onde todos podem verificar se o treinamento foi efetivo, se foi positivo para todos ou se não foi uma boa pedida.Como treinar uma equipe de vendas?
Quer saber como conseguir treinar sua equipe de vendas e obter cada vez mais sucesso de forma interna e também externa em seu negócio? Veja algumas dicas importantes abaixo para começar essa ação o quanto antes dentro de sua companhia.- Aplique dinâmicas em grupo: nada melhor do que ensinar todas as pessoas em conjunto sobre um mesmo assunto, assim, pode ser que várias dúvidas ou demais questões possam ser sanados ali mesmo ou processos revisitados;
- Otimize o tempo: faça com que todas as pessoas tenham tempo determinado para que uma ação seja aplicada, uma reunião executada e demais planos concluídos;
- Invista em workshops e cursos: aprenda e ensine as outras pessoas por meio de cursos e treinamentos específicos, assim, você tem um desenvolvimento único de ambas as partes, o que só ampliará os pontos positivos;
- Foque na comunicação interna e externa: tudo começa dentro do time, onde com ideias fortalecidas, é natural com que potenciais compradores e interessados também tenham essa percepção, agregando credibilidade.
Os principais desafios em um treinamento para equipe de vendas
Assim como demais processos internos de uma empresa, existem tantos outros que precisam de atenção aos maiores desafios enfrentados dentro de uma equipe de vendas. Veja mais sobre cada um deles:- Enfrentar mudanças: seja de liderança ou de demais colaboradores, saber como proceder diante das adversidades é uma ação que exige bastante atenção e cuidado para que os processos não sejam danificados e consequentemente, o atendimento e entrega de produtos;
- Objetividade dos treinamentos: será que sua empresa realmente precisa desse treinamento para que os resultados sejam melhorados ou outra aplicação? Tudo isso deve ser visualizado de forma prévia antes da tomada de decisão;
- Colaboradores envolvidos: se um treinamento foi designado, é importante que seja direcionado para os trabalhadores corretos, do contrário, poderá ser perda de tempo e de dinheiro;
- Falta de feedback: tanto por parte do colaborador quando do líder, é preciso que o feedback aconteça para que ambas as partes fiquem informadas sobre o que está sendo útil ou pode ser melhorado.
QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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