Capital humano → Saber geri-lo é fundamental para o sucesso

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos principais pontos em que todas as empresas deveriam pensar é o tão falado e tão procurado capital humano.

 

Mas, você sabe o que isso significa, afinal? Se não tem noção nenhuma, é o momento de compreender melhor sobre o que isso significa e começar a investir cada vez mais dentro de sua companhia.

 

Confira aqui no blog EAG tudo o que precisa saber sobre a temática, entenda a proporção da importância para seu negócio e comece hoje mesmo a aplicar essa modificação dentro de sua empresa!

 

Significado de capital humano

O capital humano é uma junção de convivência, prática e dos estudos dos trabalhadores, onde se verifica a capacidade de conhecimentos, de competências e questões pessoais do indivíduo.

 

Tudo isso tem a ver entre a educação e maior aptidão e aplicação ao trabalho, o que gera profissionais cada vez mais preparados e aptos para o objetivo e meta traçado da empresa.

 

Confira no vídeo abaixo quais são os principais indicadores necessários dentro de um RH para se ter uma ótima gestão e uma empresa cada vez mais autogerenciável.

Teoria do capital humano

O conceito do que é um capital humano tem sua origem nos Estados Unidos da América, mais precisamente na Universidade de Chicago.

 

Foi o economista Theodore Schultz quem a criou, onde o tornaram ganhador do Nobel de Economia no ano de 1979.

 

A teoria do capital humano usa do argumento de que a força de trabalho é a produção mais importante na economia, onde profissionais com mais qualidade e habilidades, geram maior produção econômica.

 

Posteriormente Theodore Schultz, professor da Universidade de Chicago, afirmou por meio de estudos que a investimento em educação e qualificação profissional são essenciais para a produtividade das pessoas.

 

Ou seja, uma força de trabalho com mais qualificação tem uma maior geração de desenvolvimento econômico de uma forma geral.

 

Importância do capital humano nas organizações

Ter a compreensão de que o capital humano é um dos fatores fundamentais do sucesso das empresas, é um dos primeiros passos para negócios que querem se destacar.

 

Isso acontece porque é apenas uma consequência de empresas que aplicam a gestão de pessoas e recursos humanos, onde são aplicados cursos e treinamentos para os colaboradores.

 

Dessa forma, além da preparação individual, têm-se a aplicação como consequência para a própria empresa.

 

Profissionais que possuem maior capacitação tem mais motivação e são mais produtivos dentro das companhias, onde o engajamento do time e resultados são cada vez melhores.

 

Um dos pontos que tem sido foco de grandes empresas é o de aumentar a qualidade no ambiente de trabalho, onde alguns dos pontos implementados são:

Plano de saúde;
Ginástica laboral;
Programas de incentivo ao esporte e a cultura.

E tantas outras possibilidades.

 

Tudo isso também amplia a dimensão da empresa de reter cada vez mais talentos, visto que o espaço de trabalho torna-se mais feliz e gratificante, valorizando o lado pessoal e profissional de cada um.

 

Por isso, é essencial que os líderes e profissionais do setor responsável da empresa estejam prontos para compreender a satisfação dos envolvidos, evitando conflitos e reduzindo a perda de produtividade.

 

Assim, ao dar o devido valor e atenção ao capital humano, é apenas consequência de que tenha-se mais fidelidade dos colaboradores, principalmente pela atenção e foco na equipe.

 

Qual é o impacto que o capital humano gera nas empresas?

Existem vários pontos que devem ser destacados quando o assunto é o impacto do capital humano dentro das empresas.

 

Um dos principais pontos dessa valorização é de tornar pessoas comuns, cada vez mais engajadas com o time e prontas para “vestirem” a camisa dentro dos padrões desejados.

 

Alguns dos principais pontos que são destaque costumam ser:

Atração de talentos: para ter um time cada vez mais competente e pronto para lidar com o mercado de trabalho, é preciso ter estratégias e um bom planejamento dentro do mercado atual. Por isso, trabalhar de forma inteligente e precisa é um dos principais pontos para valorizar os envolvidos;
Retenção de talentos: trabalhar para que as pessoas que já fazem parte de sua equipe, continuem ali de forma satisfeita e feliz é um dos pontos primordiais para quem deseja ter uma companhia de sucesso. Um dos pontos de maior foco é investir em uma cultura organizacional de valor e que atraia pessoas que se identifiquem com a mesma;
Desenvolvimento profissional: é primordial que a companhia tenha uma maior visão de quais são os próximos passos, implementando os estudos e educação dos indivíduos, movendo assim todas as pessoas como um só elemento em prol do objetivo final;
Cultura forte: como dito anteriormente, ter uma cultura forte é essencial para que seus gestores saibam ter mais alinhamentos e certeza das estratégias da companhia, agindo assim não somente em prol das questões pessoais, mais também empresariais do negócio;
Clima organizacional: por fim, a vivência da empresa precisa ser cada vez mais positiva e satisfatória, para que assim, o bom convívio prevaleça em relação as demais adversidades da companhia.

Confira no vídeo abaixo tudo o que precisa saber sobre a cultura organizacional de sua companhia e entenda mais sobre a importância disso dentro de seu negócio!

Valor econômico do capital humano

Como citado anteriormente, o capital humano tem influencia direta no resultado da empresa, assim, ele tem seu valor econômico seguindo o capital humano.

 

Nesse caso, é importante observar os valores de comportamento, quais são as decisões tomadas e a produtividade de todos aqueles colaboradores para que a empresa seja cada vez mais reconhecida.

 

Ele é um dos pontos essenciais para se ter mais inovação, principalmente nos dias atuais onde é preciso constante atualização e mudança com as transformações constantes.

 

É importante se lembrar que o maquinário e a tecnologia são importantes, porém, nunca comparados com as especificações do ser humano em si.

 

Quer saber como engajar os colaboradores de sua equipe por meio de 12 passos únicos e preciso? Confira abaixo mais sobre o que deve ser feito e como aplicá-lo!

Como desenvolver o capital humano da sua empresa?

É primordial que o capital humano seja cada dia mais implementado e investido dentro das empresas, do contrário, de nada adiantará essa inserção dentro da companhia.

 

Confira abaixo algumas das principais formas de conseguir desenvolver cada vez mais essa questão dentro de sua empresa por meio dos tópicos abaixo:

Compreenda o perfil dos colaboradores: um dos primeiros passos é entender mais sobre quem está compondo sua equipe, quais são as competências que devem ser valorizadas e principalmente, aquelas que precisam ser cultivadas;
Use ferramentas: assim como é preciso educar e incentivar o estudo dos funcionários, é preciso usar as ferramentas a seu favor, variando conforme as afinidades e a experiência de cada pessoa. Tudo isso ajuda para que os funcionários fiquem mais felizes e exista uma grande redução de turnover;
Use dos meios digitais: um dos melhores meios de conseguir cultivar a questão do aprendizado é usando os meios digitais, isso porque são mais baratos, simples e podem ser utilizados por todos os interessados, incentivando assim a troca de conhecimento local de todos;
Verifique a gestão de desempenho: lembre-se que aquilo que não é medido, não pode ser avaliado, portanto, é essencial que tenha-se o controle e observação do treinamento e educação por parte dos funcionários. Aplique feedbacks, faça reuniões constantemente e tenha um gráfico disponível para que todas as pessoas possam acompanhar os resultados usando a gestão à vista a seu favor;
Peça ajuda externa: caso você esteja com dificuldades de executar e cuidar dessas questões, não hesite em pedir ajuda para empresas especializadas em gestão, como é o caso do Programa EAG, onde você tem uma assistência completa em questões que vão desde o financeiro, a cultura organizacional, tração e muito mais.

Confira abaixo quais são os métodos para engajar colaboradores de uma equipe da maneira mais direcionada e cuidadosa e assim, ter uma empresa cada vez mais autogerenciável!

Como valorizar o seu capital humano?

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o capital humano, é o momento de entender e começar a aplicar a valorização para que os envolvidos tenham cada vez mais engajamento com a equipe.

Invista em capacitação: aplicar treinamentos e estudos com todos os membros da equipe é essencial para que sintam-se valorizados e sintam-se cada vez mais parte da cultura organizacional do negócio;
Incentive a autonomia de todos: é de suma importância que seu time seja autogerenciável e esteja sempre aberto a dar novas opiniões e decisões diante de suas funções, ampliando assim a confiança em si mesmo e na equipe;
Crie plano de carreira: outro ponto que deve ser realizado é de mostrar para o colaborador quais são os próximos passos e alcances que poderá atingir dentro da companhia, por isso, não hesite em criar um plano de carreira bem estruturado e apresentá-lo para os funcionários;
Forme novas lideranças: é preciso que além da liderança já presente dentro da empresa, tenha-se a formação de novos líderes, valorizando aqueles que estão chegando e mostrando para os demais a possibilidade de crescimento.

Quer saber como aplicar a recompensa de funcionários de uma maneira mais direcionada e com cuidado? Confira abaixo qual é o melhor reconhecimento e fique ligado!

Desafios na gestão do capital humano

Por fim, agora que você entendeu com muito mais clareza e cuidado do que se trata o capital humano, as principais importâncias dessa aplicação no dia a dia, é a hora de saber quais são os maiores desafios!

 

É preciso saber quais são esses pontos para que se tenha maior atuação, reduzindo assim as eventuais dificuldades, que são:

Atração e retenção de talentos: profissionais talentosos são muito disputados no mercado de trabalho, por isso, além da dificuldade de inseri-los dentro da empresa, ainda se tem a questão de conseguir retê-los na companhia;
Desenvolvimento de líderes e colaboradores: outro ponto que merece atenção é o treinamento dos colaboradores para que tornem-se líderes no futuro, onde é preciso aprimorar cada vez mais as habilidades e competências existentes em cada um;
Aplicar um bom clima organizacional: empresas que possuem um bom clima organizacional têm maior probabilidade de um espaço agradável e que foca no bem estar do colaborador, além da maior produtividade e resultados cada vez mais únicos;
Alinhamento com a cultura organizacional: assim como os pontos anteriores, é preciso que esse colaborador também esteja de acordo com os objetivos da organização e com o desenvolvimento da mesma;
Acompanhar resultados: por fim, é essencial que todos os envolvidos estejam a par dos resultados da companhia, verificando as decisões tomadas, os próximos planos da empresa e mudando de rumo quando necessário.

E você, comandante, quais são os principais desafios que precisa cuidar e administrar quando o assunto é o capital humano de sua companhia? Comente abaixo e ajude demais empresários nessa missão!

O post Capital humano → Saber geri-lo é fundamental para o sucesso apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 7 minutos Um dos principais pontos em que todas as empresas deveriam pensar é o tão falado …
Leia Mais
O post Capital humano → Saber geri-lo é fundamental para o sucesso apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário