Cargos de Liderança da empresa: quais são? Principais nomes e como contratar

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser um líder, se tornar um ou formar essa pessoa é algo que em algum momento acontecerá em sua carreira, por isso, é importante identificar as oportunidades em suas diferentes nuances.

 

Em qualquer uma delas, é preciso ter características que demonstrem essa capacidade, assim como a maneira como a liderança é guiada em todos os membros dentro do espaço de trabalho.

 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse questão, quais são os cargos classificados dessa forma e fique atento em como melhorar em sua companhia!

 

O que é um cargo de liderança?

Quando falamos sobre liderança, é sobre quanto uma pessoa consegue influenciar e engajar as demais pessoas de seu time, principalmente para alcançar e objetivos e metas traçados de ume empresa.

 

São essas pessoas que guiam uma equipe toda, principalmente destacando os valores e cultura organizacional da organização.

 

É interessante destacar que mesmo que essa carreira exija certas habilidades e características em comum, muitas pessoas em outras hierarquias também tem esse perfil, resultando principalmente em um avanço na carreira.

 

Quais são os cargos de liderança? 

Os cargos de liderança são:

Gerentes;
Supervisor;
Diretor-executivo.

Assim como todas as variações que vem após esse título, aprofundando mais ainda sobre qual é o setor, categoria e especificidade da função que está sendo executada.

Tipos de cargos de liderança

Assim como apontado pelo ponto anterior, existem vários tipos de cargo de liderança para que uma empresa ou os funcionários saibam o que estão executando especificamente.

Líder autocrata: esse é o perfil “mandão”, onde ocupa o cargo de liderança explicito, onde os demais colaboradores apenas obedecem o que está acontecendo, sem espaço para questionamentos;
Líder democrata: diferentemente do anterior, esse dá muito mais espaço para que os trabalhadores possam expor seu ponto de vista diante do que está acontecendo, sendo um dos mais comuns em empresas que focam em valorizar o funcionário;
Líder liberal: esse tipo de líder tem uma ação mais horizontal, onde todos trabalham em prol de um objetivo, porém, há a autogestão e motivação de cada um;
Líder motivador: essa pessoa é quem motiva os demais para que saibam encontrar o melhor entre si, criando assim um senso se equipe cada vez mais unificada;
Líder técnico: essa pessoa executa uma questão bem operacional, principalmente em sua área de atuação. Ela deve saber bem sobre processos e ter uma organização impecável para que possa gerir uma equipe e designar as atividades específicas para os envolvidos;
Líder tecnológico: aqui o foco é na tecnologia, onde pode variar de acordo com os setores ou especificidades de cada profissional.

Você sabe quais deles ou qual deles é o que melhor se encaixa dentro de sua empresa? Se não tem essa resposta, é o momento de começar a pensar nessa questão!

 

Como descrever cargo de liderança?

Está procurando uma pessoa para ocupar um cargo de liderança dentro do seu time? Veja abaixo quais são as características que precisam estar dispostas nessa vaga de emprego para que possa preenchê-la corretamente:

Representação da equipe: é preciso lembrar que essa pessoa é a representação da companhia, desde a política, a cultura e as normas que ali são aplicadas. Dessa maneira, deve não somente corresponder a essas questões, mas também se certificar que essas características estejam presentes no time;
Formar e treinar times: outro ponto é saber reunir pessoas de qualidade para que tenha-se uma equipe de extrema qualidade para atender as demandas aplicadas, além de realizar o devido treinamento para que possam continuar se desenvolvendo;
Criar estratégias de execução: alinhado aos objetivos da empresa, é preciso que os colaboradores e o seu líder estejam trabalhando para atingir essa meta em comum, criando assim aplicações e especificações para que tenha-se um caminho certeiro até lá;
Delegar tarefas: é preciso compartilhar as responsabilidades para as pessoas capacitadas, sempre levando em consideração o perfil de cada uma, quais são as funções e a maturidade de todos os envolvidos;
Dar feedback e avaliar: é dever do líder sempre estar de olho em como está o clima organizacional da equipe, aplicando feedbacks sinceros dos quais mostrem o que deve ser melhorado, o que está indo bem e todas as funções que precisam ser trabalhadas pelos envolvidos.

Além de tudo isso, é claro que esse responsável precisa também ter as skills necessárias para aquele determinado cargo e área em que está se aplicando.

 

Dicas para entrevista de emprego em cargos de liderança 

Está procurando ocupar um cargo de liderança, porém, está com dúvidas sobre quais são as dicas mais precisas que precisa seguir para que possa ter sucesso nesse processo?

 

Confira abaixo algumas questões para tirar de letra o momento da entrevista:

Mostre suas experiências vividas: mesmo que estejamos falando sobre projetos acadêmicos, no ramo profissional, questões em sua vida pessoal ou tantas outras possibilidades, não deixe de mostrar ao recrutador que você já teve essa responsabilidade. Assim, você mostra sua aptidão, como soube lidar com situações mais complicadas, polêmicas e até aquelas que te dão orgulho;
Fale sobre situações complicadas: saber resolver problemas e conflitos é de suma importância para esse cargo, portanto, você deve mostrar que possui essas habilidades em momentos de pressão, por isso, conte suas experiências;
Tenha comportamento de líder: durante essa avaliação feita pelo recrutador, ele estará avaliando todos os seus detalhes, portanto, é de suma importância que saiba repassar por meio de suas atitudes e comunicação como é um verdadeiro líder. Tenha um bom contato visual, saiba se portar e escolha as palavras de forma minuciosa para prender a atenção de quem está te entrevistando;
Preste atenção em seu discurso: fale sobre suas experiências de forma honesta e verdadeira, do contrário, terá que lidar com contradições em um futuro ou até mesmo na própria entrevista.

Tudo isso te ajudará a ter muito mais consistência quando estiver no processo de seleção, principalmente quando o assunto são cargos que exigem uma maior experiência e atuação com pessoas.

 

Cenário dos cargos de liderança nas empresas brasileiras

Você sabia que os líderes nem sempre possuem grande segurança como costumam transparecer?

 

Uma pesquisa recentemente divulgado pela Olivia, consultoria especialista em processos organizacionais, demonstra que cerca de 40% das pessoas com esse cargo não estão preparados para lidar com mudanças!

 

Confira abaixo mais sobre um panorama geral das lideranças e tenha uma visão mais ampla sobre esse assunto!

 

Mulheres em cargos de liderança 

Em um panorama nacional, as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança, segundo uma pesquisa da Grand Thornton.

 

Esse estudo registrou uma queda quando comparado ao ano de 2021, onde cerca de 39% do público feminino ocupava essa parcela dentro do mercado de trabalho.

 

Dentro dessa quantia, os cargos ocupados são correspondentes a:

35% dos cargos de CEO;
47% de cargos de liderança financeira;
6% das empresas afirmam que não possuem mulheres em cargos classificados como lideranças.

Novos nomes de cargos de liderança 

Anualmente, o LinkedIn realiza a divulgação de quais são as 10 novas ocupações que tem ganhado cada vez mais espaços no mundo corporativo.

 

Durante 2022, foi avaliado que ocupações como CEO, CFO e COO são as mais populares, porém, novos títulos também tem mais destaque. Confira abaixo 5 dos que estão bombandas:

CDIO – Chief Diversity % Inclusion Officer: com crescimento de mais de 111% nas contratações, é esse pessoa que contribui para a contratação de minorias dentro de grandes empresas;
CUO – Chief Underwriting Officer: essa profissão, que cresceu 71%, é sobre a intermediação entre as empresas e os investidores, apresentando assim os dados para o mercado financeiro de forma interessante;
CPO – Chief People Officer: com aumento de 61% no LinkedIn, essa profissão atua como liderança dentro do RH, onde atrai e retém talentos, além de fiscalizar e implementar a cultura organizacional;
CLO – Chief Legal Officer: com aumento de 53% dentro das companhias, esse cargo é sobre diminuir os riscos legais em que a companhia pode estar exposta;
CAO – Chief Accounting Oficer: essa é a pessoa quem observa as questões documentais de uma companhia, cuidando e desenvolvendo ações estratégicas para que tenha um crescimento positivo. O aumento dessa profissão foi de 43%!

Comandante, você já ouviu falar sobre algum desses novos cargos que tem ganhado cada vez mais atenção dentro das empresas?

 

Pode ser o seu momento de se inspirar e começar a aplicar alguns deles dentro de sua companhia!

 

Como ter bons líderes na empresa?

É importante que você tenha bons líderes dentro de sua empresa, afinal, são eles que simbolizam a autonomia, o trabalho autogerenciável e também tem a visão de promoverem outros comandantes no futuro.

 

Como o próprio Marcelo Germano diz:

O trabalho mais importante de um líder é formar novos líderes – Marcelo Germano

Quer saber como ter bons líderes dentro de seu negócio? Para isso, pode ser o momento de fazer o Líder M4, curso do EAG que te ajuda a ter profissionais competentes, com estômago e prontos para o que der e vier!

 

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