Employer branding: como construir e atrair os melhores talentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Em tradução livre para português, employer branding significa marca empregadora, estratégia de marketing que visa promover uma imagem positiva da empresa ao ambiente de trabalho.

 

O objetivo é estabelecer e exaltar a boa reputação da empresa enquanto marca empregadora. Assim, é mais fácil atrair os melhores talentos do mercado e reter os profissionais de alta performance.

 

Afinal, os profissionais almejam trabalhar em empresas que propiciam um ambiente de trabalho positivo e saudável.

 

Portanto, o employer branding atua em conjunto com os processos de seleção e recrutamento e também reflete em outros públicos externos, como fornecedores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Ou seja, melhora o relacionamento da empresa com esses públicos.

 

Mas como estão os líderes nesse processo? Que benefícios o employer branding promove? E como implementá-lo na empresa?

 

Continue acompanhando este conteúdo e descubra!

 

Como líderes e gestores contribuem na estratégia de employer branding?

 

Os líderes e gestores exercem significativa influência na identidade do employer branding da empresa e impactam positiva ou negativamente na construção e manutenção dessa identidade.

 

Por ditarem o tom e o ritmo da organização, muitas vezes, interferem direta e pessoalmente no modo de trabalho da empresa.

 

Com isso, as empresas que investem no desenvolvimento de líderes e gestores fortes são as que contam com técnicas fortes de employer branding. Nesse caso, esses líderes fazem uma gestão estratégica da marca do empregador por meio de um estilo de liderança positivo.

 

O líder magnético, por exemplo, é aquele que a equipe não segue por obrigação. Pelo contrário, porque compartilham as mesmas metas, culturas e objetivos. Assim, a equipe entrega resultados porque deseja, e não por ser algo obrigatório.

 

Visualizando esse cenário, pense conosco: não é muito provável que esses profissionais sintam que estão em um bom ambiente de trabalho?

 

Afinal, a engrenagem produtiva está bem alinhada e não trabalha empurrada. Ou seja, não existe pressão excessiva do líder por resultados, por exemplo. Isso é um employer branding eficiente.

 

No entanto, o oposto também acontece. Um líder desconectado prejudica a marca da empresa enquanto empregadora.

 

Dessa forma, a postura e o perfil de liderança dos gestores e líderes relacionam diretamente com o sucesso ou o fracasso da estratégia de employer branding.

 

Benefícios do employer branding no ambiente empresarial

 

Contar com técnicas de employer branding proporciona diversos benefícios à empresa, nas mais variadas áreas e processos.Confira alguns dos principais:

 

Atração de talentos

 

O foco principal nesse quesito é a atração de talentos, como dissemos no início. Portanto, conseguir atrair os profissionais mais qualificados do mercado é uma vantagem.

 

E isso retroalimenta a reputação positiva da empresa. Isto é, com funcionários de alta performance na equipe, a imagem da organização permanece se fortalecendo e atraindo os melhores talentos, pois eles enxergam a empresa como um bom espaço de atuação e de desenvolvimento.

 

Mais produtividade e engajamento

 

Outro benefício é o aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores.

 

O employer branding estabelece uma relação de troca: a empresa proporciona um ambiente de trabalho promissor e saudável, enquanto os colaboradores trabalham com mais motivação para atingir os objetivos do negócio.

 

Retenção de talentos

 

A retenção de talentos é mais um benefício. Assim como um método consistente de marca empregadora atrai, também auxilia a manter profissionais de alta performance no quadro de colaboradores.

 

Isso significa economia em desligamentos, treinamentos e abertura de processos seletivos.

 

Dados coletados no LinkedIn indicam que as organizações com boa reputação economizam quase 45% no custo por candidato nos processos de contratação.

 

Ciclo de reputação positiva

 

Por fim, quanto maior o número de profissionais e clientes que falam positivamente da sua empresa ou marca, mais profissionais se interessarão por uma vaga.

 

Com isso, o velho e eficiente “boca a boca” gera um ciclo de reputação positiva, em razão do fortalecimento do employer branding.

 

Dicas para implementar o employer branding na sua empresa

 

1. Estabeleça o objetivo

 

Assim como qualquer ação realizada na empresa, na implementação do employer branding também é preciso estabelecer metas.

 

Identifique os desafios que a empresa enfrenta na área de retenção e atração de talentos. Os pontos a serem melhorados podem ser incluídos como objetivos.

 

2. Faça um mapeamento completo da imagem atual

 

Outra dica importante é mapear a imagem atual da empresa, refletida nos profissionais, fundamental para identificar as carências, os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

 

3. Estabeleça uma boa comunicação

 

Sem uma comunicação interna consistente e constante com os colaboradores da empresa, as táticas de marca empregadora não sobreviverão tempo suficiente para surtir efeito.

 

Assim, use boletins informativos, intranet, grupos de discussão, reuniões regulares e outros canais para incentivar feedbacks dos colaboradores. Além disso, esses canais devem sempre estar abertos às opiniões.

 

4. Crie uma forte cultura empresarial

 

Empresas que se destacam pelas marcas empregadoras costumam apresentar uma cultura empresarial consistente, construída com a promoção de comportamentos e valores desejados pela organização.

 

Além disso, é desenvolvida por meio de programas de reconhecimento, treinamentos de equipe, incentivo à colaboração, comunicação clara e lideranças exemplares.

 

Porém, a cultura da empresa precisa ser autêntica e bem alinhada aos valores do negócio. Somente assim promoverá reflexos práticos no ambiente de trabalho.

 

5. Disponha de um método de seleção e recrutamento

 

Como o employer branding está diretamente relacionado com os processos de seleção e recrutamento, os critérios precisam estar alinhados.

 

Assim, a empresa deve definir as características e os valores que esperam nos candidatos.

 

Com isso, definem-se os canais mais adequados para encontrar os talentos alinhados com os valores da organização e com a cultura da empresa.

 

Agora, você já sabe o que é employer branding, entendeu a importância e os benefícios. Também conferiu algumas dicas de como implementar na sua empresa. E mais: descobriu que existe intrínseca relação entre liderança e employer branding.

 

Portanto, invista em treinamentos e seja o líder de que sua empresa precisa. E o Programa EAG está pronto para auxiliar.

 

Não arrisque prejudicar o employer branding com seu estilo de liderança. Participe do Programa EAG e se torne um bom líder!

 

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