Governança corporativa: o que é, importância e como aplicá-la

Tempo de leitura: 4 minutos

A governança corporativa é o modo como uma empresa é administrada. Ao adotar boas práticas de governança, a empresa é dirigida com mais excelência, com as estratégias certas de gestão.

 

O reflexo é direto na política e cultura da organização, bem como no regulamento interno.

 

Além disso, essa governança envolve o relacionamento entre os sócios, a diretoria, o conselho de administração e demais stakeholders, ou seja, partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, governo e sociedade).

 

O foco da governança corporativa é principalmente a transparência, aliada ao crescimento, à geração de resultados e à segurança.

 

Mas, para entender melhor a importância da governança corporativa e como aplicá-la na sua empresa, acompanhe este conteúdo até o final e confira as dicas que reunimos sobre o assunto!

 

Para que serve a governança corporativa nas empresas?

 

A governança corporativa serve para melhorar e otimizar todos os processos administrativos em uma organização. Nela, todas as decisões são tomadas de maneira tática.

 

Exercer essa governança possibilita que a empresa:

 

Avalie, direcione e monitore todas as etapas da gestão;
Viabilize a fixação de responsabilidades nas estruturas corporativas;
Analise os riscos do mercado;
Melhore a eficácia dos processos internos;
Garanta transparência nos processos administrativos;
Gere confiança nos stakeholders.

 

Pilares da governança corporativa

 

Conheça os princípios, também chamados de pilares, nos quais a governança corporativa se baseia.

 

Quando aplicados efetivamente, a empresa conquista uma imagem mais forte e positiva, interna e externamente. Além disso, as tomadas de decisões são mais fáceis.

 

Transparência: fornecer informações e dados, como sobre o desempenho financeiro, aos stakeholders;
Equidade: garantir que o tratamento seja igualitário entre todos os stakeholders e sócios;
Responsabilidade corporativa: assegurar o aumento do impacto positivo da empresa e reduzir as externalidades negativas no negócio;
Prestação de contas: a missão da organização precisa ser cumprida por meio das tomadas de decisões, prestação de contas e responsabilidade pelos atos praticados.

 

Estrutura de uma governança corporativa

 

Para entender a estrutura de uma governança corporativa, antes, é necessário saber que não existe um padrão único, que varia conforme a empresa e a respectiva cultura.

 

Porém, a mais básica de todas é estabelecida de cima para baixo, distribuída em:

 

Assembleia-geral: com participação de todos os sócios;
Conselho administrativo: responsabiliza-se por desenvolver a visão estratégica;
Conselho consultivo: a função é fornecer suporte e apoio aos processos e às decisões;
Conselho fiscal: fiscaliza;
Comitês: atuam na criação de relatórios que ajudam nos processos de tomadas de decisões;
CEO/diretorias/presidente: responsáveis por seguir um planejamento e executar as estratégias traçadas.

 

Como é a relação entre compliance e governança corporativa?

 

Antes de entendermos a relação entre a governança e compliance, precisamos conhecer o conceito deste último.

 

Compliance é um programa de ações e procedimentos internos, incluindo os regulamentos, em uma empresa, visando garantir que o negócio permaneça consoante as leis, regulamentos e normas vigentes.

 

Sendo assim, compliance e governança têm uma relação bem próxima, apesar de serem conceitos diferentes, pois se complementam para construir a boa reputação e mais confiabilidade da organização.

 

Afinal, em ambas, a transparência é fundamental. E isso tem siso mais exigido pelo próprio mercado e pela sociedade no intuito de evitar cenários de corrupção e fraude nas empresas privadas e em órgãos governamentais.

 

Assim, há cobrança por atuações éticas nos setores empresariais, e ações de compliance e governança corporativa auxiliam a atingir esse objetivo.

 

Leia também: Estrutura organizacional: essencial em toda empresa

 

Como aplicar a governança corporativa

 

Neste momento do conteúdo, em que a importância da governança corporativa já está evidente, você deve estar se perguntando: como aplicá-la na minha empresa?

 

Separamos algumas dicas, que ajudarão sua empresa a passar por esse processo.

 

Fortaleça ou crie um conselho de administração

 

Um conselho administrativo forte monitora a atuação dos gestores. Também é fundamental na criação dos melhores planejamentos para o negócio.

 

Para compor esse conselho, considere alguns aspectos sociais:

 

Diversidade de raça e gênero;
Código de conduta;
Política de gestão de pessoas.

 

É recomendado que a auditoria independente escolha e avalie a composição desse conselho.

 

Crie uma hierarquia clara

 

A hierarquia precisa ser bastante evidente na empresa, organizada em funções, conforme as habilidades e capacidades do colaborador.

 

Ainda, o funcionário precisa saber a quem recorrer quando tiver de verificar prioridades, alinhar expectativas e organizar as tarefas.

 

Faça reuniões frequentes com a equipe

 

Reuniões periódicas entre equipes, conselho, diretores e sócios é indispensável para verificar o andamento dos projetos. Também é um bom momento para estabelecer planos de ações e rever diretrizes.

 

Por meio de reuniões desse tipo, a organização consegue uma visão geral sobre os diferentes processos da empresa e que todos interajam e haja integração entre as ações nos diferentes setores.

 

Todo esse processo facilita a transparência, um dos pilares da governança corporativa.

 

Estabeleça conselhos consultivos

 

Os conselhos consultivos são formados por três a cinco profissionais, com perfis e experiências variadas, e devem ser de confiança.

 

Com isso, esses profissionais viabilizam que as tarefas sejam realizadas em cada departamento da empresa, servindo de suporte às decisões.

 

Portanto, como constatamos neste conteúdo, boas práticas de governança corporativa são imprescindíveis para o êxito da empresa. Pratique as dicas e informações que listamos e implemente esse tipo de administração no seu negócio.

 

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