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Você já quis saber como compreender de uma vez a cabeça do seu público-alvo? Imagine conseguir saber o que seu comprador realmente deseja de seu serviço ou produto, aumentando de vez suas vendas e sucesso?
Existem muitas formas que podem ser aplicadas para facilitar essa descoberta, onde uma delas é o uso do mapa da empatia, onde você pode desenhar o mapa ideal de seu cliente e de seus sentimentos.
Confira abaixo informações completas sobre como funciona, quais são as formas de aplicá-lo dentro de seu negócio e saiba mais sobre as principais vantagens para seu negócio.
O que é o mapa da empatia?
A empatia é o sentimento em que nos colocamos no lugar da outra pessoa, tentando entender mais sobre como o outro está se sentindo diante de certa situação.
Assim, você consegue compreender com mais facilidade porque o outro está agindo de certo modo, o que esperar de determinada ação, reduzindo assim eventuais problemas e conflitos.
O mapa da empatia funciona dessa forma, porém, coloca os sentimentos em um quadrante, dividindo-os entre:
Dores;
Necessidades;
Sentimentos.
Você pode desenhar o modelo em um quadro, em uma lousa, em um papel ou até mesmo no seu computador.
Por que utilizar o mapa da empatia?
O mapa da empatia pode ser ajuda para que sua empresa consiga entender de uma forma mais aprofundada as necessidades e desejo do seu cliente.
Assim, por meio das informações ali obtidas diante dessa pesquisa, você consegue traçar um perfil mais condizente com a persona de seu negócio, direcionando estratégias mais significativas ao indivíduo.
Ao se colocar no lugar do seu cliente, você consegue pensar mais sobre como:
Encontrou o seu produto;
Porque prefere o seu item do que o do concorrente;
Qual o tipo de atendimento mais indicado;
Quais são os benefícios e desejos ao comprar esse item;
O que pode estar atrapalhando a conclusão da compra;
Quais são as dificuldades apresentadas no processo de aquisição.
Assim, você consegue traçar soluções e estratégias com mais cuidado para que possa prestar o melhor atendimento e produto para o interessado.
Confira no vídeo abaixo mais sobre como você pode fidelizar seus clientes em sua empresa, quais são os cuidados mais indicados em cada caso e muito mais!
Como fazer o mapa da empatia?
Agora que você já sabe mais sobre como funciona o mapa da empatia, deve estar se perguntando como pode ser executado.
A primeira ação é compreender o comportamento do seu cliente e desenvolver uma persona – que é um perfil “falso” levando como base características psicológicas e comportamentais de um grupo de potenciais compradores de seu produto ou serviço.
Depois disso, você precisa responder as seguintes perguntas para ter mais precisão nessa tarefa:
O que vê?
Aqui você deve responder as seguintes questões:
Como é o mundo em que essa pessoa vive?
Quais são as coisas que mais tem contato em seu dia a dia?
Como são seus amigos ou ciclo social em que vive?
O que é mais comum de executar em seu cotidiano?
O que escuta?
Já nesse quesito, é preciso que você pense em quais são os tipos de mídia no quesito sonoro que seu cliente consome, como:
Músicas;
Podcasts;
Conversas;
Influências.
Tente responder as seguintes perguntas:
Quais são as pessoas e influencers que essa pessoa tende a escutar?
Quais são seus principais ídolos?
Quais são as marcas que mais gosta de comprar?
Quais são os produtos de comunicação que tende a consumir mais?
O que pensa e sente?
Aqui você deve pensar em quais são as ideias que você deseja que o item ou serviço que está comerciando desperte no consumidor. Nesse caso, as perguntas mais corretas, são:
Como a pessoa se sente em relação ao seu mundo interior e exterior?
Quais são suas maiores preocupações?
Quais são os sonhos que tem e deseja realizar?
Quais são as dores que podem ser sanadas?
O que fala?
Aqui o foco é sobre o consumo do serviço ou do produto em questão, amplificando e incentivando a tomada de decisão para realmente concluir sua compra.
Assim, aqui é preciso prestar atenção mais ao comportamento do indivíduo, qual é a fala que costuma tomar, quais são suas práticas e muito mais.
Ao responder essas perguntas, fica muito mais fácil compreender questões como:
Os assuntos que permeiam a mesa e o ciclo de convivência dessa pessoa;
Como costuma agir em suas decisões do dia a dia;
Quais são seus hobbies e atividades preferidas de executar.
Quais são as dores?
Como já citado anteriormente, aqui você deve compreender mais sobre quais são os principais questionamentos, dúvidas e questões que podem dificultar a aquisição de seu produto:
O que o indivíduo tem de medo?
Quais são as principais frustrações?
O que ele deseja sanar com a compra do seu produto?
O que está impedindo com que essa venda seja concluída?
Quais desejos tem?
Por fim, deve-se entender os desejos e como sua empresa pode suprir todas essas questões de uma maneira direcionada e facilidade.
Assim, questione-se sobre:
O que é sucesso para essa pessoa?
Quais são os pontos que deseja alcançar?
O que pode acabar de vez com os problemas existentes?
Dicas de como criar um mapa da empatia de sucesso
Ter questões bem definidas e estruturadas é essencial para que o seu mapa da empatia seja aplicado de maneira efetiva e que traga efeitos positivos para sua companhia.
Nesse caso, confira abaixo algumas dicas que separamos para aplicar na hora do desenvolvimento do seu e não deixe-as de lado:
Persona bem definida: você deve entender de maneira integral quem é a pessoa que está buscando dentro de seu negócio, assim, sabe com muito mais precisão sobre as dores, desejos e quais são as necessidades de cada uma;
Baseie-se em dados: ainda de encontro ao ponto anterior, o seu diagrama para compreender o cliente ficará muito mais sadio e efetivo caso use dados efetivos, por isso, vale a pena aplicar pesquisas para compreender mais sobre as preferências, gostos pessoais, sexo, localização, hobbies e demais questões que vão enriquecer a sua captação de clientes e fidelização dos mesmos;
Escute toda a equipe envolvida: na hora de formular as perguntas e as demais questões que serão exploradas em seu mapa da empatia, vale a pena reunir todo o time responsável e pensar em conjunto sobre o que precisa ser levantado sobre o cliente.
Lembre-se que o excesso de informações nunca é demais! Depois disso, você pode realizar um filtro, usando aquelas que são mais relevantes para o momento, usando as demais num futuro mais próximo ou até distante.
Onde montar o mapa da empatia?
Existem vários locais ou modelos em que você pode montar o seu mapa da empatia.
Os mais indicados e mais comuns, são:
Página sulfite;
Computador;
Mural da empresa;
Pesquisas online;
Lousa;
Diagramas.
É claro que você pode criar seu próprio modelo para definir o mapa da empatia mais efetivo para seu negócio, portanto, encontre aquele que melhor vai funcionar para o seu time!
Quer saber mais sobre como atrair e converter clientes em sua companhia? Confira no vídeo abaixo dicas únicas de Marcelo Germano e o convidado especial, Dener Lippert!
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