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Um dos momentos mais complicados para os comandantes e líderes é ter que lidar com a demissão de funcionários, ainda mais se esse colaborador em questão está há muito tempo na empresa ou existem vínculos.
Não saber o que dizer ou ter a sensação de que se é uma pessoa ruim podem permear os pensamentos de quem precisa executar a ação.
Quer saber o que você precisa falar na hora de demitir um funcionário e aquilo que não deve ser dito? Confira abaixo dicas para tornar esse momento menos complicado.
O que dizer na hora de demitir um funcionário?
Confira abaixo algumas questões que podem ser abordadas no momento em que você for demitir um funcionário para tornar essa situação mais profissional e tranquila para ambos.
1. Perguntar se quer saber os motivos pelo qual está sendo demitido
Uma das primeiras questões que você pode falar para trazer a racionalidade à tona é:
Você deseja saber porque está sendo demitido e o que fez a equipe tomar esta decisão?
Assim, caso tenham ocorridos feedbacks verdadeiros por parte da empresa, ele provavelmente já estará esperando essa ação há algum tempo.
É importante tornar a demissão o mais “humanizada” possível, não pegando esse profissional de surpresa, portanto, pergunte se ele precisa desse esclarecimento.
2. Reconhecer os pontos positivos do profissional e da jornada profissional
Não é porque essa pessoa está sendo mandada embora que significa que em todo o tempo a jornada foi ruim. Na verdade, é indicado que você agradeça pelas práticas positivas:
Muito obrigada por esta situação em específico. Também destaco estas habilidades e reconheço avanços na sua jornada profissional (dar exemplos).
Nem todas as demissões precisam ser uma grande catástrofe, afinal, durante certo tempo essa colaborador esteve em sua empresa de forma certeira e agregando vantagens.
3. Orientar quanto a oportunidades e manter as portas abertas
Independente de qual seja o motivo que tenha acontecido o desligamento, é sempre uma boa ideia deixar as portas abertas para que uma nova ligação aconteça no futuro:
No futuro, em determinadas circunstâncias podemos negociar novas oportunidades. Mantemos contato.
Lembre-se que o mundo dá voltas, onde na questão profissional também há essa possibilidade!
4. Explicar os motivos que levaram a demissão
Ainda de encontro ao primeiro ponto abordado, é essencial que você mostre quais são as razões que levaram com que o colaborador fosse demitido:
A decisão foi tomada por conta da necessidade da equipe em: falar de forma objetivamente quais os motivos. Exemplo: corte de custos, falta de fit cultural, necessidade de um perfil diferente para ocupar a vaga, etc).
Não deixe com que o indivíduo tenha interpretações erradas do que é realidade, seja sincero e conscientize sobre a situação.
5. Explicar os direitos do funcionário
É dever da empresa deixar claro sobre quais são os direitos que o funcionário possui:
A partir de hoje deverá cumprir x dias de trabalho, então, terá direito ao seguro desemprego e saque do fundo de garantia.
É claro que tudo pode variar conforme os detalhes e as especificações que foram acertadas quando este adentrou na empresa, assim como o que está previsto no contrato.
O que NÃO dizer na hora de demitir um funcionário?
Agora você já sabe o que precisa ser dito para o funcionário, mas, sabe aquilo que deve ser evitado para que situações complicadas e comprometedoras não aconteçam? Confira abaixo:
1. Comparar com outro funcionário
Um dos piores erros que podem acontecer tanto no momento da demissão ou durante o trabalho em si é a comparação com outras pessoas:
Fulano é melhor do que você nisso ou você não é tão bom quanto fulano.
É primordial se lembrar que pessoas são diferentes entre si, assim como seu processo de aprendizado, a execução de atividades, percepção de detalhes e até a integração com a equipe.
Portanto, tenha cuidado com esse argumento, afinal, pessoas são diferentes entre si em vários quesitos.
2. Xingar, brigar ou aumentar o tom de voz
É obrigação do comandante, do RH ou do líder do time ter paciência e não gritar, brigar ou se exaltar durante esse processo.
Lembre-se que você está lidando com outra pessoa em sua frente, pode ser que esse não seja o melhor momento da vida dela, muitas situações podem estar acontecendo no pessoal.
Portanto, evite situações constrangedoras e que possam piorar ainda mais essa passagem complicada da vida dela.
3. Dizer que as portas estão fechadas e não há mais possibilidades de acordo
Assim como citado anteriormente, é essencial se lembrar que, por ora, essa pessoa pode não estar se encaixando no fit cultural de sua empresa.
Porém, pode ser que no futuro ela seja exatamente aquilo que você está buscando para preencher o cargo em questão, portanto, evite frases como:
Pode ir embora hoje mesmo!
Além de ser antiético, você estará sendo desrespeitoso e impedindo com que tanto a companhia quanto a pessoa possam evoluir no futuro.
4. Falar sobre o substituto, se houver
Em hipótese nenhuma você deve falar sobre a contratação de uma nova pessoa ou de um substituto para aquele cargo que está sendo liberado.
5. Pedir para o funcionário comunicar a demissão
Por fim, não exponha o indivíduo a situações constrangedoras ou que de exposição excessiva, como:
Pode dar tchau para seus colegas.
Esse é um trabalho exclusivamente do RH ou do comandante, portanto, assim que acontecer o desligamento, inicie todo o processo de forma transparente e direcionada.
Como comunicar a demissão de um funcionário?
Um dos primeiros pontos é de que o funcionário nunca deve ser pego de surpresa quando o assunto é a demissão, visto que os feedbacks são parte essencial de uma gestão de qualidade.
Essa demissão deve estar prevista e já estar sinalizada pelo líder direto, onde por meio de alinhamentos pontuais e específicos, deve demonstrar ao funcionário essa falta de entrega ou desalinhamento.
Quer saber como demitir um funcionário da forma correta? Confira no vídeo abaixo dicas de Marcelo Germano e anote para colocar em prática com cuidado!
Como anunciar a saída de um funcionário?
É preciso que o anúncio da demissão de um funcionário seja executado para toda a equipe depois que tudo já estiver acertado com o indivíduo em questão.
Do contrário, se caso o processo seja interrompido ou demais possibilidades, a credibilidade da empresa será afetada, assim como a confiança dos trabalhadores tanto com a equipe, quanto com a companhia.
Portanto, é essencial que os líderes e comandantes estejam atentos a todos esses processos, evitando assim com que desconfortos sejam gerados no clima organizacional.
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Tempo de leitura: 5 minutos Não sabe o que dizer na hora de demitir um funcionário? Confira as 5 MELHORES e PIORES frases e aprenda o que falar na hora da demissão se portando como um líder de sucesso!
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