O que é empreendedorismo? Tipos e dicas para começar

Tempo de leitura: 5 minutos

A quantidade de empreendedores brasileiros que tem empresas cresceu no ano de 2021: são cerca de 14 milhões de pessoas entre 18 até 64 anos que possuem um negócio no país.

 

Esses dados do SEBRAE demonstram que o Brasil está na posição 7ª do ranking de empreendedorismo mundial, comprovando a grande densidade e potencialidade dos empresários em terras nacionais.

 

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo acontece quando um indivíduo compreende oportunidades para criar um novo negócio e soluções para a sociedade, monetizando esse processo.

 

É natural que esse processo seja inovador, levando a população um novo produto ou uma nova versão de algo que já existe.

 

Segundo o SEBRAE, são 14 milhões de pessoas entre 18 até 64 anos que possuem um negócio em terras brasileiras, colocando assim nosso país no 7º lugar no ranking de empreendedorismo do mundo.

 

Quer saber mais sobre como funciona o empreendedorismo em seu formato digital? Confira no podcast abaixo 3 passos essenciais para ter mais sucesso e ir além do comum!

Quando surgiu o empreendedorismo?

O conceito da palavra empreendedorismo tem sua origem registrada durante o século XVII na França, onde era chamado de entreprenuer.

 

Mas, foi somente nos anos 90 que chegou até o Brasil, porém, a profissão e modelo de criar negócios próprias já existia há muito tempo, movimento e ampliando a economia local.

 

Confira no vídeo abaixo mais informações de Marcelo Germano sobre como ele diz que essa ação e dedicação não é para qualquer um e entenda mais!

Tipos de empreendedorismo

Você sabia que existem vários tipos de empreendedorismo que podem ser criados e desenvolvidos diariamente? Confira abaixo quais são eles!

 

Empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo é chamado também de intraempreendedorismo, que quer dizer quando há o empreendimento dentro da empresa da qual já se trabalha.

 

Assim, você é trabalhador do local e começa a crescer com junto com todos os demais envolvidos de alto escalão.

 

Empreendedorismo individual

O empreendedorismo individual é como o próprio nome já diz, quando há a criação de uma empresa de maneira individual, sem demais sócios ou investidores.

 

O sistema tributário pode variar conforme o faturamento da empresa, porém, todo o processo é feito com apenas uma pessoa.

 

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital acontece quando são usados os meios virtuais para revenda de produtos ou serviços, onde geralmente não se possui a necessidade de alugar ou obter um local físico.

 

Alguns dos exemplos mais comuns, são:

Cursos online;
E-book;
Videoaula;
Apps;
Jogos.

E muito mais.

 

Empreendedorismo social

O empreendedorismo no modelo social é aquele que acontece para ter um impacto de melhorias na sociedade, ou seja, companhias que querem mudar a realidade ao seu redor.

 

Nesse caso, podem envolver várias áreas: desde saúde, meio ambiente, social e muito mais.

 

Aqui, a maioria da renda advém de produtos e de serviços oferecidos como qualquer outras empresas, mas, o lucro não é o foco principal nessa questão, onde a intenção é agregar valor para a comunidade.

 

Empreendedorismo sustentável

Aqui o principal ponto é trabalhar com produtos e serviços que sejam sustentáveis, onde tem a preocupação com o impacto ambiental e social causado na sociedade.

 

Geralmente ele está atrelado com a gestão humanizada, onde interfere em todos os pilares da empresa.

 

Empreendedorismo startup

As startups são modelos de empresa que entregam certo serviço de forma ilimitada, além de escalável as demais organizações que crescem com mais rapidez.

 

Geralmente elas tem um crescimento grande e impactante, onde são muito mais agilizadas e rápidas do que os demais modelos de negócios.

 

Empreendedorismo feminino

Por fim, o empreendedorismo feminino é aquele que é composto e fundado por mulheres como gestoras da empresa.

 

Assim, geralmente é comandante por pessoas do sexo feminino, independente da idade, da condição financeira e de demais possibilidades.

 

Precisando de um livro para se inspirar em sua trajetória de empreendedor? Confira no vídeo abaixo mais sobre o Mito do Empreendedor, livro que motivou Marcelo Germano a construir o EAG!

Qual a diferença de empreendedorismo de oportunidade e necessidade?

Empreender pela oportunidade é sobre iniciar algo diante de várias oportunidades dentro do nicho de atuação.

 

Assim, é algo feito com cuidado, planejamento estratégico e especialização, seja para alcançar a independência do trabalho ou para ampliar a renda mensal.

 

Enquanto isso, o empreendedorismo por necessidade é quando os envolvidos adentram nesse universo pela falta de oportunidades profissionais, ou seja, é preciso arrumar uma renda de um jeito ou de outro.

 

A primeira opção geralmente tende a ser de maior sucesso do que a segunda, visto que há mais calma e cuidado nas decisões.

 

De qualquer maneira, as duas são positivas para um país, visto que inspiram novas pessoas a empreenderem, assim como aumentar o crescimento da economia local.

 

Quer saber as principais dicas para se tornar um empreendedor de sucesso? Confira mais no vídeo abaixo de Marcelo Germano com dicas exclusivas de Carla Sarni!

O que não é empreendedorismo?

Engana-se quem pensa que ter seu próprio negócio ou tantos outros modelos se encaixam dentro do conceito de empreendedorismo.

 

Na verdade, é preciso saber que existem vários modelos de negócios que NÃO são empreendedorismo, como:

 

Empresários

Qualquer pessoa que abre um negócio é um empresário, enquanto isso, o empreendedor é aquele que constrói um modelo de negócio de sucesso e com ousadia, indo além do comum.

 

Franquia

Mesmo que uma franquia possa ser aberta por um empreendedor, o seu conceito ainda está longe da uma das maiores características de empreender, que é a liberdade.

 

As franquias tem todo um modelo de negócio que deve ser obedecido, como a identidade visual, padronização de processos, política de preços e muitas outras questões.

 

Herança

Empresas que são herdadas podem ser originadas pelo empreendedor fundado ou aquelas que são passadas ainda em vida.

 

Mas, aqui há a diferença entre herdeiros e empreendedores de maneira efetiva, onde não possuem a garra e todas as características para se destacarem no mercado e irem adianta com a empresa criada.

 

Líderes

A diferença entre líder e empreendedor também é latente, onde o primeiro é flexível e adaptável, enquanto o segundo tende a ser cativante, capaz de mobilizar pessoas e influenciar tudo ao seu redor.

 

O líder também não tem o costume de colocar a mão na massa, onde geralmente delega atividades para que outras pessoas executem as ações necessárias.

 

O que todo empreendedor precisa ter?

Assim como existem questões que não tornam você um empreendedor, são muitas as características que te colocam no circuito para ser assim chamado, que são:

Iniciativa: o indivíduo está sempre em frente aos fatos e cria a oportunidade diante do que está vendo. Além disso, costumam ter proatividade e flexibilidade, principalmente em momentos de crise;
Insistência: enfrentar as adversidades e nunca desistir são outros pontos que formam o perfil do empreendedor, onde verifica as metas e sempre traça novos planos para a companhia;
Planejamento de riscos: é natural que esse profissional já esteja prevendo eventuais problemas ou dificuldades, reduzindo assim os impactos para o negócio;
Foco na qualidade: a mente do empreendedor quer sempre atingir o que há de melhor para a experiência ou qualidade do produto para o consumidor, onde a gestão de sucesso é um dos seus principais focos;
Comprometimento: aqui vale desde o sacrifício pessoal, ter mais envolvimento com os funcionários e prestar o melhor possível para seus consumidores;
Reciclagem: é natural que esse indivíduo esteja sempre focado em angariar mais informações e aplicá-las dentro de seu negócio, implementando processos, serviços, produtos e os funcionários envolvidos;
Aplicação de metas: criar objetivos claros e consistentes para a empresa é essencial para o andamento do negócio, alcançando novos resultados e indo sempre além;
Acompanhamento: ainda de encontro ao plano anterior, o empreendedor está sempre de olho no andamento do negócio, mensurando e compreendendo os resultados existentes, seja para melhorar ou para aumentá-los ainda mais;
Rede de contatos: esse profissional sabe usar da persuasão para conseguir novos clientes e parceiros econômicos, construindo sempre bons relacionamentos comerciais;
Autoconfiante: é preciso que esse indivíduo entenda que várias responsabilidades e dificuldades vão recair sob seu colo, sendo assim, é ele quem terá que impulsionar e lidar com tudo isso dentro da empresa.

E você, tem as características necessárias para se tornar um empreendedor? Continue lendo os conteúdos no blog EAG e fique sempre bem informado sobre as novas tendências e como ter um negócio de sucesso.

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