O que é liderança? Tipos e como praticar os 7 comportamentos de um líder de sucesso

Tempo de leitura: 7 minutos

Um líder de sucesso se forma ao longo da jornada profissional, e isso incluí uma série de estudos e comportamentos. O papel da liderança vai além de orientar os demais na execução de tarefas, ela também é responsável por 70% do engajamento do time, segundo uma pesquisa feita pela Harvad em parceria com a Gallup.

 

Ou seja, quando algo saí do controle e o time se vê desassistido, uma grande parcela desse cenário está ligada à performance do líder.

 

O mesmo estudo da Gallup evidencia a dificuldade em encontrar líderes prontos e que compreendem o impacto do próprio papel ao comandar uma equipe.

 

Neste artigo, você poderá conhecer alguns comportamentos e habilidades que o ajudarão a identificar uma liderança de sucesso, como também se tornar uma.

 

O que é liderança?

Muitos se enganam ao pensar que liderança trata-se de “mandar em uma equipe”. Mas, ela é um conjuntos de habilidades que têm o objetivo de motivar e inspirar pessoas de forma positiva.

 

Em um conceito mais amplo, a liderança aponta o caminho a ser percorrido pela equipe. Por meio de atitudes e feedbacks, o líder faz com que seus liderados se mantenham na missão, cumprindo as demandas da melhor maneira possível.


Tipos de liderança

Nem todos os líderes são iguais. Eles podem ser descritos em 8 tipos de liderança, segundo Daniel Goleman, psicólogo Ph.D. e autor dos best-sellers: Inteligência Emocional e Inteligência Social. Conheça abaixo um resumo de cada um e identifique qual deles é o que melhor se encaixa com você e sua empresa.

Líder democrático: realiza a tomada de decisão em conjunto com o time, se mantém próximo da equipe e valoriza o papel de cada um no processo. O ponto de atenção desse perfil é que o profissional pode tornar-se dependente das opiniões do time, o que dificulta decisões em cenários de emergência;
Líder autocrático ou líder autoritário: centraliza todas as decisões e se mantém rígido em relação aos resultados e as metas. Geralmente, pressiona constantemente o time e não os insere nas tomadas de decisões, o que pode deixar a equipe desmotivada e com um clima organizacional tenso;
Líder maternal: a equipe é a sua família, e esse líder os defende como ninguém. São capazes de ouvir atentamente e de direcionar os outros com cautela. Um ponto de alerta é que esse profissional pode não exercer pressão quando necessário, o que compromete os resultados e metas;
Líder instrutor: é aquele que compartilha ensinamentos e deixa um canal de conversa sempre aberto para dar feedbacks construtivos, ele sabe tirar o melhor de cada um no time. Esse perfil pode ser um empecilho para funcionários que têm dificuldade em abrir-se ao novo;
Líder coercitivo: é o perfil ágil e que cobra do time respostas rápidas, consegue criar estratégias em momentos de crise e gerencia da forma veloz. Em geral, não insere o time nas decisões e pode parecer um pouco ansioso e autoritário, para ele o momento da ação é agora;
Líder direcionador: desafia a equipe e estabelece metas altas. Esse profissional funciona como um espelho, da mesma forma que ele cobra a si mesmo o time é cobrado. Entrega muitos resultados, mas pode passar a sensação de ameaçador aos colaboradores, o que deixa o clima organizacional tenso;
Líder liberal: é aquele que deixa o time trabalhar com autonomia, confia nos seus colaboradores. Esse perfil precisa de uma equipe madura para trabalhar, caso contrário as metas e demandas ficarão soltas. Outro ponto é que o profissional pode ter seu papel confundido como facilitador do processo e não como um supervisor;
Líder situacional: esse profissional conhece o grau de maturidade do seu time e estimula a tomada de decisão por parte da equipe. De acordo com a performance de cada um ele poderá ter um perfil de suporte no qual ele pede para a pessoa estabelecer as próprias metas. Caso o funcionário ainda não esteja maduro ele irá adotar o comportamento diretivo, em que direciona tudo o que seus liderados precisam fazer.

 

Os 7 comportamentos dos líderes de sucesso

1. Conhecer os funcionários

Entender o grau de maturidade profissional de cada pessoa que compõe o seu time é essencial para estabelecer as metas e identificar as habilidades que o time precisa desenvolver. Dedique um tempo a conversar com cada um para entender os objetivos pessoais e profissionais, além de trabalhar o feedback constante.

 

2. Conhecer a empresa

Um líder precisa entender a cultura organizacional da empresa para adaptar o seu modo de liderança a esses conceitos. Observe os valores, propósito e as metas que a empresa deseja alcançar. Em cima disso, tenha em mente qual o melhor plano de ação que você pode apresentar para liderar a equipe e alcançar a máxima performance.

 

3. Insistir no realismo

Tenha os pés no chão. Objetivos e metas são excelentes, mas cada um tem um preço, seja em termos de valores, equipe e até mesmo habilidades. Os melhores amigos do líder são os números do final do dia, eles contarão o que pode ser melhorado e feito quanto à performance da equipe. Trabalhe o senso crítico e avalie o cenário de acordo com os fatos, números e dados, jamais suposições.

 

4. Estabelecer metas e objetivos

Sem meta na parede e números transparentes à vista de todos o time não saberá para onde está indo. Ao estabelecer o resultado que precisa ser alcançado converse com a equipe e estabeleça um processo para a conclusão do objetivo.

 

É importante criar indicadores dessa missão para que todos vejam os números, seja um quadro na parede atualizado diariamente com as vendas ou atendimentos realizados. A questão é que todos precisam observar os números e saber se o objetivo está mais próximo ou não.

 

5. Executar as tarefas

Processos são essenciais para que o time saiba o que fazer e execute o que precisa ser feito com maestria. Invista em reuniões rápidas durante a semana para avaliar o andamento dos projetos executados, abra espaço para que os colaboradores tragam sugestões e peçam ajuda se necessário.

 

Além disso, crie formas de metrificar quanto tempo leva cada atividade, qual a quantidade de demanda é atendida diariamente, entre outros.

 

6. Recompensar quem executa

Objetivos cumpridos merecem ser celebrados. Crie formas de parabenizar e recompensar o time pelas tarefas bem executadas, isso os manterá motivados e unidos em prol do objetivo.

 

7. Reconhecer a si mesmo

Se você está em um cargo de liderança não tenha medo de ser um líder!

 

Reconheça o seu papel dentro do time e o exerça da melhor forma possível, busque novas habilidades, faça testes e mantenha o diálogo com a equipe. Lembre-se: da mesma forma que você dá feedbacks aos seus funcionários é necessário que eles também tenham essa troca com você, essa prática só irá agregar ainda mais valor aos dois profissionais.

 

Sinais de uma liderança forte

A liderança é um lugar conquistado, ela é fruto de muito trabalho. Abaixo, você confere quais os sinais de que o seu papel como líder está sendo bem executado. Se você se identificou, parabéns! Sua liderança só tende a melhorar.

 

Saber conversar com as pessoas e entender a individualidade de cada uma;
Dar feedbacks sinceros e aprender a recebê-los;
Ter integridade nas demandas, nunca omitir prazos ou informações;
Fazer o que precisa ser feito para as pessoas entregarem os melhores resultados e não por motivações pessoais;
Se comprometer com as metas e motivar o time para que todos em conjunto alcancem os objetivos.

 

Sinais de uma liderança fraca

Fique atento se seu comportamento como líder é semelhante aos itens abaixo. Se forem, é muito provável que sua liderança esteja sendo falha e tanto a equipe quanto as metas e faturamento estão sendo impactados.

 

Não adotar um discurso objetivo que ajude a equipe a entender qual é o objetivo e o resultado;
Não fazer uma análise dos indicadores e métricas para saber o impacto das ações no faturamento e nas metas;
Não compartilhar os indicadores de faturamento e metas com a equipe;
Não engajar a equipe para que contribuam com o resultado;
Não se comprometer com a conclusão das metas e nem com a equipe.

Importância de desenvolver liderança dos funcionários

Aprenda a desenvolver liderança dos colaboradores para ter uma equipe de alta performance, assista o vídeo abaixo:

Como identificar, treinar e promover líderes na equipe?

Ainda tem dúvidas se algum funcionário seu tem o perfil de liderança? Assista o vídeo e descubra!

Treinando os funcionários para cargos de liderança

Se você identificou alguém no seu time que possuí o perfil de liderança e não sabe como treinar essa pessoa, assista o vídeo abaixo e descubra!

Quando é o momento certo para promover colaborador a líder?

Será que realmente o seu funcionário está pronto para um cargo de liderança? Como realizar esse processo? Assista o vídeo abaixo e descubra!

Devo promover colaborador a líder ou contratar um líder experiente?

Aprenda a identificar qual a melhor opção para o seu negócio. Um líder experiente ou promover um colaborador?

Como ser líder de amigo no trabalho?

Aprenda a separar as relações e exercer a liderança no ambiente de trabalho com amigos. Assista o vídeo abaixo!

Como liderar parentes, esposa ou marido no trabalho?

Empresa familiar: aprenda a liderar parentes sem levar ruídos ou problemas para casa. Assista o vídeo abaixo:

5 livros sobre liderança recomendados para empresários

Ficou com vontade de saber quais os melhores livros sobre liderança? Então, assista o vídeo do Marcelo Germano que conta um breve resumo sobre quais foram os 20 livros que transformaram a visão dele sobre a vida e os negócios.

 

Aproveite e anote os cinco títulos mais recomendados aos empresários que estão abaixo do vídeo!

1. “Execução” de Ram Charam
2. “Motor da liderança” de Noel M. Tichy
3.” Inteligência Emocional” de Daniel Goleman
4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen Covey
5. Não Diga “Sim” Quando Quer Dizer “Não” – Dr. Herbert Fensterheim

 

Frases de liderança do Marcelo Germano

Se inspire com algumas frases de liderança do Marcelo Germano que aparecem em episódios de podcast:

A equipe é o reflexo do líder

Não existe um melhor estilo de liderança. O que existe é saber colocar os líderes certos nos lugares certos

Liderança é feito com conversas

Liderança é um direito que você conquista

Líderes precisam ser desenvolvidos

Uma das tarefas mais importantes de um líder é desenvolver outras lideranças

Líder que é líder bate meta com o time fazendo certo

Como treinar minha liderança?

A jornada do líder é cheia de etapas e nem sempre conseguimos identificá-las para extrair o melhor. É necessário pedir ajuda a especialistas que consigam avaliar o cenário em que você está inserido e proporcione ferramentas que auxiliem a sua performance nessa posição.

 

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