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A hora de contratar um novo funcionário exige muita atenção e cuidado por parte do RH e dos recrutadores, afinal, é preciso encontrar alguém condizente ao cargo e as habilidades necessitadas.
Um dos termos mais utilizados são as soft skills e as hard skills, você sabe precisamente do que cada uma delas se trata?
Se não, confira abaixo mais sobre cada uma delas e como são primordiais na hora de encontrar a pessoa ideal para sua companhia!
O que é soft skills?
As soft skills são uma união de habilidades do indivíduo, onde dentro do ambiente de trabalho, são essenciais para que uma carreira possa ser desenvolvida dentro de uma empresa.
Essas competências são diretamente associadas as áreas de atuação das pessoas e como isso pode implementar e ajudar com que seu plano profissional seja concretizado e sempre desenvolvido.
Uma das soft skills mais desejadas por parte das companhias é a inteligência emocional, independente de qual seja o cargo em questão, aprendendo a lidar com as emoções pessoais e do time.
Além disso, outros exemplos são comumente visualizados nas vagas de empregos, como: ética, flexibilidade, gestão de equipes, empatia e colaboração.
Por fim, é preciso que esse funcionário saiba como desenvolver o seu crescimento de maneira autônoma, não se contentando com aquilo que já sabe.
Soft skills vs hard skills
Enquanto as soft skills focam mais no pessoal e comportamentos do indivíduo, as hard skills são técnicas que geralmente costumam ser comprovadas com diplomas ou certificados.
Ou seja, é aquele conhecimento que está representado no currículo, separando quem pode ocupar determinados cargos de outros indivíduos.
Exemplos de soft skills
Ainda está em dúvidas? Veja abaixo alguns dos exemplos de soft skills que podem te ajudar a compreender esse conceito:
Capacidade de liderança;
Engajamento de equipe;
Comunicação transparente;
Capacidade de tomada de decisões;
Poder de negociar;
Coaching de pessoas.
Soft skills é mais importante que hard skills?
Ambas tem grande importância dentro de um negócio, porém, é importante entender que as hard skills podem ser adquiridas com o passar do tempo, enquanto as soft skills mudam conforme o indivíduo.
Assim, é preciso encontrar aquelas soft skills que sejam condizentes com a cultura organizacional de sua companhia, recrutando as pessoas que serão a cara do negócio.
Soft skills mais valorizadas em 2023
Uma pesquisa recentemente divulgada pelo Guia Salarial da consultoria Robert Half comprova que 84% das empresas possuem essa preocupação em encontrar colaboradores com o mindset da empresa.
Assim, para o ano de 2023, existem algumas delas que estão em destaque na procura das grandes corporações, que são:
Comunicação: saber entender e se fazer entendido é algo que costuma ser desenvolvido desde a infância, da qual é aprimorada cada vez mais com o passar do tempo;
Liderança: a ação de saber liderar não é de responsabilidade somente do dono da empresa, mas também de todos os indivíduos ali relacionados, aumentando assim a autonomia e o desenvolvimento;
Adaptação: saber se moldar as mudanças do mercado e da própria empresa são essenciais para planejamentos de sucesso e resultados cada vez mais singulares;
Trabalho em equipe: conseguir compartilhar pensamentos, ideias, mudanças e manter relacionamentos saudáveis é um dos pontos cultivados em empresas de sucesso;
Empatia: cuidar do seu colega de trabalho e dos seus liderados também é uma das hard skills desejadas pelas companhias, melhorando a conexão entre os funcionários e todos os envolvidos.
Como desenvolver soft skills dos funcionários?
É essencial que empresas que querem alçar voos cada vez mais longos e não pararem de se desenvolver estejam sempre de olho em como desenvolver as soft skills dos funcionários.
Confira abaixo um guia completo para conseguir iniciar esse projeto dentro de sua empresa e obter frutos o quanto menos imaginar:
1 – Implemente a cultura organizacional
Desenhe uma cultura da qual tenha o foco e a vivência diária de aprender e se desenvolver constantemente, independente de qual seja o cargo ou setor dos envolvidos.
Dessa maneira, você terá pessoas que estão em constante desenvolvimento, enquanto atrairá para dentro de seu negócio novos funcionários dos quais já possuem essa rotina e hábito.
2 – Aplique feedbacks
Treinar contar para o funcionário sobre o que está sendo feito de forma positiva, o que precisa ser melhorado e o que a empresa espera desse indivíduo é um dos primeiros passos para implementar as competências.
Quando mais soft skills são praticadas, mais podem ser desenvolvidas e fortificadas, assim, por meio do feedback você possui essa constância em oferecer uma análise para o colaborador.
3 – Seja espelho
Se os líderes mostram que estão constantemente aprendendo e desenvolvendo nossas habilidades, é natural que seus liderados se inspirem e procurem ir além no que já sabem.
Além disso, se deixar disponível para o diálogo e para a troca de ideias é um dos principais pontos para quem deseja funcionários que pensam além e estão sempre de olho nos processos que podem ser implementados.
4 – Defina quais são as soft skills importantes em sua empresa
O sonho de toda companhia é que os funcionários sejam completos em seu currículo tanto de soft quanto hard skills.
Porém, como essa é uma tarefa mais complicada do que parece, é preciso definir quais são aquelas consideradas como essenciais dentro de seu negócio.
É natural que pessoas que tenham essas características se interessem pela vaga e queiram fazer parte da equipe, reduzindo assim o tempo de procura e de retrabalho na contratação.
Pare de contratar pelas hard skills e demitir por soft skills
Está cansado de ter uma alta taxa de turnover dentro de sua empresa? É preciso começar a contratar da forma correta!
É natural ter a preferência por aquele funcionário que tem todas as hard skills perfeitas para sua empresa, porém, você tem observado quais são as soft skills presentes?
De nada adianta ter uma pessoa que é o melhor comercial do concorrente, porém, não possui ética nenhuma quando o assunto são cuidados com os colegas de equipe ou atenção ao cliente, por exemplo.
Quer saber mais sobre os cuidados da diferenciação e escolha correta entre as duas? Confira abaixo o bate papo de Marcelo Germano com Carlos Maciel, especialista em educação.
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Tempo de leitura: 4 minutos Soft Skills são competências comportamentais. Mas por que são tão importantes? Confira ✓Exemplos ✓Quais as mais valorizadas ✓Como desenvolver suas prórpias soft skills e de seus funcionários.
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