Gerenciamento de empresas: saiba a importância e como fazer

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma empresa geralmente nasce do sonho de empresários de se tornarem independente financeiramente, terem mais tempo para si mesmo e para a família, além da vontade de comandar o próprio negócio.

 

Porém, é de suma importância que exista o correto gerenciamento da empresa para que assim, todos os passos atuais e futuros possam ser tomados de forma segura e concreta.

 

Comandante, você sabe bem ao certo como funciona esse processo tão importante dentro de seu negócio? Confira mais abaixo sobre como executá-lo e comece o quanto antes!

 

Qual é a importância de fazer o gerenciamento da empresa?

Ao aplicar uma gestão empresarial de sucesso, sua companhia terá muitos benefícios que englobam tanto a equipe, os resultados e também a visão do cliente do negócio.

 

Um dos principais pontos de destaque é a alta produtividade, gerando muito mais fluidez diante dos processos, ampliando as estratégias de gestão e o clima organizacional.

 

Como essa gestão possui foco no diagnóstico de melhorias da companhia, há também a criação de metas cada vez mais estratégicas e direcionadas.

 

É natural que com as aplicações citadas anteriormente, a entrega ao cliente seja cada vez mais direcionada, seja do serviço ou da visão que ele possui da empresa que está negociando.

 

Confira no vídeo abaixo mais sobre os 6 pilares para tornar qualquer empresa autogerenciável com dicas exclusivas de Marcelo Germano!

 

Tipos de gerenciamentos de empresas

Uma gestão possui diferenças entre uma e outra sobre as diretrizes e formas que algumas questões são resolvidas, assim como a organização do time.

 

Veja abaixo os 7 principais modelos para se inspirar e compreender qual deles melhor se encaixa dentro de sua companhia.

 

1 – Gestão centralizadora

A gestão centralizadora acontece quando as principais decisões são tomadas por apenas um núcleo empresarial, geralmente com os diretores.

 

Esse modelo apresenta uma estrutura rígida e com pessoas específicas gerenciando as áreas estratégicas do negócio.

 

Alguns pontos de destaque desse modelo, são:

Decisões mais rápidas: pela dependência de menos pessoas, as ações são mais rápidas;
Ações limitadas: é preciso considerar muitos pontos antes de tomar o próximo passo;
Continuidade das ideias: como é uma pessoa ou poucos indivíduos que tomam as decisões, seguem um fluxo condizente;
Possibilidade de ser autoritária: é preciso cuidado para que os colaboradores não sintam-se excluídos dentro da empresa.

2 – Gestão democrática

Já esse modelo valoriza a opinião dos trabalhadores diante das decisões e estratégias que serão tomadas, permitindo com que todos deem seu ponto de vista no processo.

 

Assim, as características mais marcantes desse modelo, são:

Lentidão da ação: como são muitas pessoas envolvidas, é natural a resposta empresarial seja mais lenta;
Alto nível de responsabilidade: é de suma importância que as pessoas envolvidas sejam comprometidas com o que estão fazendo, visto que tem maior poder dentro da companhia.

3 – Gestão por processos

Aqui o foco são os processos que são aplicados na empresa, não tanto as decisões, assim, a procura é pela implementação e gerenciamento de que as ações sejam eficientes e bem executadas.

 

O foco é ter um padrão e otimização dos processos, gerando resultados mais assertivos ao negócio, onde é preciso cuidado na possibilidade de ignorar as pessoas envolvidas.

 

4 – Gestão de resultados

O foco desse modelo são os resultados, onde as metas devem ser atingidas.

 

Um dos pontos positivos é o esforço executado para que o objetivo final seja atingido, priorizando a liberdade de todos os colaboradores.
Porém, um dos problemas são os problemas de relacionamentos internos, clima organizacional e aumento de estresse e conflito dos envolvidos, o que pode prejudicar a produtividade.

 

5 – Gestão de cadeia de valor

A questão final desse modelo é de agregar uma grande experiência ao cliente, onde tudo que é aplicado de forma interna, é focado no atendimento ao público.

 

Aqui, a intenção é fidelizar o público, permitindo maior flexibilidade aos colaboradores, atendendo assim a necessidade de cada indivíduo que está sendo atendido.

 

Porém, isso exige uma maior colaboração e entendimento dos processos, que são constantemente atualizados.

6 – Gestão comportamental

Esse modelo avalia o desempenho e comportamento dos colaboradores.

 

Aqui, a principal intenção é compreender o perfil dos funcionários da companhia, pensando em como aproveitar melhor todos os talentos para que tenha-se mais desempenho e alta produtividade.

 

Assim, o foco da organização é na melhoria dos trabalhadores e dos processos internos. A gestão comportamental é prioridade, porém, é preciso ter atenção também nos processos e resultados aplicados.

 

7 – Gestão por competências

Por fim, a gestão de competências também foca nas pessoas, atuando diretamente no conhecimento e nas atitudes dos colaboradores para que os objetivos empresariais sejam atingidos.

 

A questão aqui é deixar as metas da empresa e a qualidade dos funcionários e a execução de suas funções em equilíbrio.

 

Tudo tem seu início logo na contratação dos profissionais, encontrando aqueles que sejam condizentes com a cultura organizacional e tenham alta performance.

 

Dicas de como fazer o gerenciamento da empresa

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