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Cada função dentro de uma empresa exige habilidades e competências específicas. Então aprimorar as habilidades é fundamental para que o trabalho seja realizado com mais competência e eficiência.
Mas você sabe exatamente o que são competências e habilidades? E sabe quais as diferenças entre esses conceitos?
Se aprofunde um pouco mais nesse tema e veja algumas dicas de como adquirir e melhorar as suas habilidades e as de seus colaboradores.
O que são habilidades e competências?
Muitas vezes, as pessoas confundem o significado desses dois conceitos, que não dizem respeito a mesma coisa. Veja a seguir:
Habilidades
As habilidades, também chamadas de skills, têm relação com as aptidões que uma pessoa possui para realizar determinada atividade. Isto é, são as qualidades e as características que ela tem e que a auxiliam em suas funções na empresa.
Nesse sentido, o RH deve identificar essas habilidades no momento da contratação do profissional, para entender em qual setor e qual cargo elas serão mais adequadas dentro da empresa.
Além disso, as habilidades não são inatas. Ou seja, ninguém nasce com uma habilidade específica, mas, sim, desenvolve ao longo da vida.
Competências
Por outro lado, as competências são o conjunto de conhecimentos e habilidades que uma pessoa possui.
Elas também são desenvolvidas e melhoradas ao longo do tempo, o que pode acontecer por meio de treinamentos e da própria experiência adquirida em uma determinada função.
Como adquirir novas habilidades e competências?
Como visto acima, as competências englobam as habilidades. Isso quer dizer que, para se tornar um profissional mais competente, é preciso adquirir novas habilidades e desenvolver melhor as já conquistadas.
Para tal, é fundamental aprimorar o conhecimento realizando novos cursos e treinamentos que vão além do básico de uma profissão.
Para que um profissional seja um exemplo em termos de competência, ele deve pensar fora da caixa e desenvolver habilidades extras que melhorem a eficiência de seu trabalho, isso contribui para destacar-se como profissional.
Como exemplo, um funcionário que atua no setor de vendas deve ter habilidades técnicas de vendas. No entanto, com habilidades de comunicação com certeza ele realizará seu trabalho com maior competência, pois reunirá mais conhecimentos aplicáveis à sua função.
Exemplos de habilidades
Boa comunicação
Ter boa comunicação é uma habilidade importante em praticamente todo trabalho. Afinal, quem a adquire normalmente se adapta mais rápido ao local de trabalho. Além disso, ela é essencial para se expressar corretamente ao tirar dúvidas e para compreender orientações com maior clareza.
Um profissional com uma boa comunicação escrita também ganha destaque. Para isso, é importante ter bom domínio da língua portuguesa e utilizar uma linguagem apropriada, objetiva e clara.
Resolução de problemas
Outro grande exemplo de habilidade é saber resolver problemas com eficiência, rapidez e naturalidade.
Identificar a origem e a causa dos problemas e propor soluções é algo valioso para as empresas.
Trabalho em equipe
O ativo mais valioso de uma empresa é o humano. Entretanto, o maior valor não está no individual, e sim na equipe. Por isso, saber trabalhar em equipe é um exemplo de grande habilidade.
Para trabalhar em equipe, é preciso ter empatia e estar aberto a novas opiniões. A partir disso, surgem novas soluções e formas de executar uma mesma atividade com mais eficiência.
Exemplos de competências
Para trazer exemplos de competência, temos que pensar em atividades de um ponto de vista mais amplo.
Por exemplo, para ser um gestor competente, é primordial desenvolver e empregar diferentes habilidades, como de comunicação e liderança.
Ao fazer isso, além de ter a habilidade de gerir, o profissional precisará recorrer a diversas outras habilidades, como as mencionadas acima, para executar essa atividade com competência.
Veja também: 5 habilidades para adquirir antes de poder liderar!
Como desenvolver as habilidades e competências da equipe?
Um gestor, além de trabalhar suas próprias habilidades, precisa também instigar os colaboradores a desenvolverem as deles.
Isso leva o nome de gestão de competências e é uma tarefa de grande importância. Isso porque, por melhor que seja o colaborador, ele sempre pode se aperfeiçoar.
Para isso, algumas dicas podem ajudar:
1. Identifique o cenário atual dos profissionais
A primeira coisa a se fazer para estimular os profissionais é entender em qual estágio de competência cada um está.
Cada pessoa tem suas próprias dificuldades em relação a habilidades variadas, e identificar isso é importante para saber quais habilidades precisam ser trabalhadas.
2. Faça o planejamento
A segunda dica é fazer o planejamento de como a empresa ajudará os colaboradores a criarem novas habilidades ou melhorarem as que já possuem.
Para isso, analise cada profissional individualmente para considerar as necessidades de cada um e traçar o melhor planejamento. A forma como o desenvolvimento ocorrerá depende de cada caso.
Se, por exemplo, você notar que um colaborador precisa ser mais comunicativo ou se entrosar mais na equipe, trocá-lo de lugar para que tenha mais acesso aos colegas já pode ajudar.
3. Crie metas desafiadoras
Para que um profissional se sinta motivado a se desenvolver dia após dia, ele precisa de metas que o desafiem e que sejam claras. Porém, é fundamental ter atenção para o seguinte: uma meta desafiadora não é sinônimo de meta impossível.
Para auxiliar na criação das metas, existe a metodologia SMART:
S – Específica: para que a meta seja clara, ela deve ser específica;
M – Mensurável: deve ser possível mensurar se a equipe está no caminho certo para atingir a meta. Afinal, só se pode gerenciar aquilo que se pode medir;
A – Atingível: a equipe precisa saber e acreditar que é possível alcançar a meta. Caso contrário, gerará frustração;
R – Relevante: a meta escolhida deve estar no topo das prioridades da empresa. Assim, a equipe terá motivação para atingi-la;
T – Temporal: é importante fixar um prazo de cumprimento para que a meta seja efetiva.
4. Desenvolva planos de carreira
Outra dica que impulsiona os profissionais é criar um plano de carreira. Isto é, cada colaborador deve saber exatamente o que precisa melhorar para conseguir subir na carreira.
Nesse sentido, se algum funcionário pedir aumento de salário ao seu líder, é sinal de que a gestão falhou.
Portanto, defina um plano de carreira para cada função existente na empresa. Por meio dele, cada profissional terá clareza sobre as habilidades que deve ter e desenvolver para ganhar uma promoção.
5. Execute de forma integrada
Na etapa de execução, deve-se ter atenção para que as ações contem com boa adesão dos funcionários.
Nesse sentido, é interessante adotar uma ação integrada entre diferentes áreas da empresa, como direção, RH, colaboradores e lideranças.
Assim, o líder deve demonstrar a importância de aprender e desenvolver as habilidades que a empresa está propondo, pois o colaborador pode não levar o treinamento a sério o suficiente caso não tenha isso claro.
Dentro disso, é fundamental liderar pelo exemplo. Isto é, seus discursos e atitudes devem estar alinhados para que os colaboradores se inspirem em você.
Portanto, participe das ações criadas e dos treinamentos para desenvolver suas próprias habilidades, demonstrando aos funcionários que você também está em constante aperfeiçoamento e que esse é o caminho que eles devem seguir.
6. Invista em capacitação
Investir na capacitação dos profissionais é fundamental para que eles conquistem novas habilidades e aprofundem aquelas que já possuem.
Seja através de palestras, cursos, treinamentos ou outros meios, é importante que a empresa estimule e aposte no crescimento de cada profissional.
Nesse sentido, alguns gestores ficam com receio de que os colaboradores saiam da empresa depois de todo o investimento feito em capacitação.
Porém, a outra alternativa seria não investir e ter profissionais medianos no quadro de funcionários. Ou seja, essa opção também não é vantajosa.
Assim, os resultados do investimento em capacitação valem o risco. E mais, se você construir um bom ambiente de trabalho, fornecer possibilidades de crescimento e criar outras estratégias de retenção de talentos, verá a taxa de turnover cair.
Viu como as habilidades e competências devem estar em constante desenvolvimento? Isso vale para todos, ou seja, para você que é gestor e proprietário da sua empresa e para todos que trabalham no seu negócio.
Não se esqueça: profissionais mais competentes são mais eficientes e produtivos, características indispensáveis para o crescimento do negócio.
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